Gabarito PC RJ Investigador: confira o gabarito extraoficial!

Confira também os comentários de nossos mestres sobre a prova da PC RJ Investigador

Avatar


14 de Fevereiro de 2022

Neste domingo (13/02), foi aplicada mais uma prova objetiva do concurso PC RJ! A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro oferta 350 vagas, distribuídas para cargos de nível fundamental, médio e superior. Os candidatos tiveram cinco horas para as provas do cargo de Investigador de Polícia.

Ansioso para saber como foi o seu desempenho na prova? Fique tranquilo! Neste domingo (13/02), o Gran Cursos Online disponibiliza, logo após a realização da avaliação, as questões da prova para o cargo de Investigador de Polícia comentadas por nossos professores especialistas e também o nosso gabarito extraoficial.

Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova PC RJ Investigador:

Gabarito PC RJ Investigador: gabarito extraoficial

O gabarito concurso PC RJ Investigador extraoficial está em elaboração.

Acompanhe a correção em vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=xkiywCHBUcg

Gabarito PC RJ Investigador: comentários

Para auxiliar os candidatos, o Gran Cursos Online disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Investigador de Polícia comentadas por nossos professores especialistas.

A prova corrigida é a Tipo 1 Branca.

Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários.

Confira abaixo os comentários:

Gabarito PC RJ: Língua Portuguesa

QUESTÕES DE 01 a 30 Prof. Márcio Wesley

QUESTÃO NÚMERO 01
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
A) O texto não assumiu ponto de vista crítico, não defendeu postura ideológica, não argumentou.
B) O texto possui aspecto expositivo por trazer informações que definem investigação criminal, mas não mostrou como se faz uma investigação.
C) O texto não evidenciou sequência temporal (etapas) de um processo investigativo, nem contém personagens em ação ao longo do tempo.
D) RESPOSTA. O texto define o temo “investigação” e o amplia para investigação criminal, portanto pode ser visto como texto descritivo sobre conteúdo conceitual (características que constroem um conceito).
E) O texto apenas informa o conceito de investigação criminal, sem expor fatos. Não argumenta.

QUESTÃO NÚMERO 02
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Preposição tem valor gramatical quando introduz complemento nominal ou objeto indireto. Preposição tem valor nocional quando introduz locução adjetiva ou locução adverbial.
A) A preposição “de” introduziu a locução adjetiva “de dólares” para qualificar o substantivo “mala”. Trata-se do valor nocional de finalidade da mala (para guardar dólares).
B) A preposição “de” introduziu a locução adjetiva “de malandro” com sentido de posse (mulher de quem) para caracterizar o substantivo “mulher”.
C) RESPOSTA. A preposição “de” resultou da regência nominal do substantivo abstrato “certeza” (quem tem certeza, tem certeza de algo) e introduziu o complemento nominal oracional, isto é, uma oração subordinada substantiva completiva nominal: de que, no Brasil, mais jovens fumaram maconha do que gente comeu carne.
D) A preposição “de” introduziu a locução adjetiva “de mudança” para qualificar o substantivo “dia”. Trata-se do valor nocional de finalidade do dia (dia destinado a mudança).
E) A preposição “de” introduziu a locução adjetiva “de uma mulher bonita” com sentido de posse (boca de quem) para caracterizar o substantivo “boca”.

QUESTÃO NÚMERO 03
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Atenção! O enunciado faz duas exigências: construção uniforme (paralelismo sintático e semântico) e adequada (clareza do sentido da frase, sem ambiguidade nenhuma).
A) RESPOSTA. Além de trazer construção uniforme (paralelismo, isto é, igualdade de classe entre os termos enumerados como somente verbos: investigar, buscar, pesquisar), a estruturação evitou qualquer ambiguidade.
B) Apesar de trazer construção uniforme (paralelismo, isto é, igualdade de classe entre os termos enumerados como somente substantivos: investigação, busca, pesquisa), a estrutura deixou margem para ambiguidade, pois é possível o leitor enxergar enumeração a partir de “o ato de…” como predicativos para o verbo de ligação. Veja o sentido possível, diferente do original: investigação é o ato ou efeito de investigação, é busca, é pesquisa. Essa nova leitura é possível, com base na igualdade de classe entre “o ato” e “busca”, “pesquisa”. Essa possibilidade de outro entendimento diferente do sentido original basta para considerar a estrutura inadequada.
C) Faltou paralelismo, isto é, faltou igualdade, pois a enumeração contou com verbos (investigar, buscar) e um substantivo (pesquisa).
D) Faltou paralelismo, isto é, faltou igualdade, pois a enumeração contou com um verbo (investigar) e dois substantivos (busca e pesquisa).
E) Apesar de trazer construção uniforme (paralelismo, isto é, igualdade de classe entre os termos enumerados como somente substantivos: investigação, busca, pesquisa), e apesar de não haver
ambiguidade agora com a repetição da preposição “de”, ainda assim ocorre uma inadequação estilística por conta de se repetir enfadonhamente a preposição “de” (de investigação, de busca e de pesquisa). Essa repetição reduz o nível de elegância da frase, portanto é inadequada.

QUESTÃO NÚMERO 04
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: O enunciado pediu rigorosamente os substantivos cognatos (mesma raiz ou radical) dos verbos sublinhados (produzir e colher). É preciso notar também que os verbos destacados indicam ação e, assim, o substantivo cognato requerido para o contexto é o nome da ação, isto é, um substantivo abstrato.
A) “Produção” é mesmo o substantivo cognato do verbo “produzir” como nome da ação; porém, “colhida” não é o substantivo cognato de “colher” como nome da ação.
B) “Coleta” é substantivo cognato do verbo “coletar” como nome da ação, mas não é cognato do verbo “colher”. Cuidado para não confundir com o sentido que é contextualmente conservado na área policial: a coleta de elementos de convicção (provas) faz mesmo parte da investigação.
C) “Produto” é substantivo cognato do verbo “produzir”, mas não é nome da ação, e sim nome do resultado da ação; além disso, “produto” é substantivo concreto.
D) Já explicado acima.
E) RESPOSTA. Já explicado acima.

QUESTÃO NÚMERO 05
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: O texto partiu de um conceito de investigação em aberto como ato ou efeito de investigar, buscar, pesquisar e, depois, ampliou e detalhou esse conceito ao aplicá-lo no trabalho do investigador de polícia.
A) Não houve falha anterior para ser corrigida.
B) RESPOSTA. Após “ou seja”, foi mesmo ampliado o conceito de investigação, aplicando-o ao trabalho policial.
C) Não foi repetida informação. Em vez de repetir, o texto trouxe ampliação do conceito inicial de investigação.
D) A definição anterior aplicou-se a apenas um termo: investigação. No entanto, a opção “D” afirmou que se tratava de “definir termos” [no plural, mais de um, quando só havia um termo anterior a ser definido].
E) Não se tratou de alterar, mas sim de ampliar a noção anterior.

QUESTÃO NÚMERO 06
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Uma das formas de haver dupla possibilidade de concordância verbal reside na viabilidade de haver dupla referência entre o verbo um dos termos anteriores de valor substantivo: seja esse termo o núcleo de um sintagma, seja um satélite de nome (adjunto adnominal).
A) O foco da referência dos verbos está no pronome indefinido “quem”, que corresponde à terceira pessoa singular.
B) Como explicado em “A”.
C) A referência do verbo destacado (viu) é a expressão nominal no singular “todo mundo”.
D) RESPOSTA (Será???). O antecedente do pronome relativo “que” é o sintagma nominal “um conjunto de pessoas”. Esse pronome relativo atuou como sujeito sintático do verbo em destaque
(defendem) na oração subordinada adjetiva. Ora, esse pronome relativo pode retomar, dentro do sintagma nominal antecedente, tanto o núcleo (conjunto, no singular) quanto o adjunto adnominal (de pessoas, no plural) – por isso, aqui o verbo em destaque pode assumir a forma singular “defende” ou a forma plural “defendem”. Porém, existe aqui um problema: a forma verbal
“defendem” está em paralelismo e correlação com “se atacam”; dessa forma, ao concordar no singular “defende”, será preciso concordar também no singular “ataca”; assim, a questão fica sem
resposta. Fica aqui uma sugestão de recurso para pedir anulação (questão sem resposta).
E) ALERTA!! A forma verbal em destaque (esconder) aparece sem referência a nenhum elemento da frase; por isso, pode ser vista como verbo no infinitivo impessoal com sujeito indeterminado. Seria grande maldade da banca apontar esta opção como resposta, ao levar em conta que o sujeito indeterminado pode ser indicado com verbo em terceira pessoa plural: esconderem.

QUESTÃO NÚMERO 07
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: As orações reduzidas de infinitivo vieram precedidas da preposição “para” e, assim, trouxeram sentido de finalidade. Ao desenvolver essas orações, é preciso fazer correlação verbal com o presente do indicativo na oração principal: Os policiais militares são os primeiros a chegar… Essa correlação requer o desenvolvimento dessas orações com verbo no presente do subjuntivo.
A) RESPOSTA. Presença da conjunção “que” para desenvolver as orações e emprego adequado do presente do subjuntivo (que isolem… e que preservem…).
B) Não desenvolveu orações. Em vez disso, nominalizou as formas verbais (transformou em substantivos: o isolamento e preservação).
C) Não desenvolver orações. Em vez isso, apenas flexionou as formas verbais no infinitivo pessoal. Continuaram sendo orações reduzidas de infinitivo.
D) Desenvolver as orações, mas desrespeitou a correlação verbal, pois empregou pretérito imperfeito do subjuntivo (isolassem, preservassem).
E) Desenvolveu apenas a primeira oração, e nominalizou o verbo da segunda (preservação).

QUESTÃO NÚMERO 08
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: O enunciado afirma que a frase mostra estranha estruturação. Ora, estruturação envolve organização sintática. O processo sintático estranho está na referência a um corpo (singular), quando uma frase anterior apontou a existência de vítimas (no plural).
A) Não foi mesmo informado o número de vítimas, mas ao menos estava no plural a palavra vítimas, o que bastava para requerer o emprego da palavra “corpos” no plural.
B) O leitor desconhece mesmo o tipo de crime cometido, porém o tipo de crime é questão de sentido e de informações do texto, e não questão de estruturação (sintaxe).
C) O leitor não sabe mesmo o sexo das vítimas, porém isso não causa estranheza na estrutura da última frase com “o corpo” no singular.
D) RESPOSTA. A referência anterior no plural “vítimas” determina a estruturação da última frase no plural “os corpos”. No entanto, a frase final apareceu no singular. Isso soa estranho do ponto de vista estrutural (sintaxe de concordância).
E) De fato, a localização do crime não foi informada, porém isso não gera estranheza na última frase.

QUESTÃO NÚMERO 09
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
A) RESPOSTA. O texto enaltece o sucesso da Polícia Civil ao capturar o maior traficante, por meio de elaborada (complexa) investigação. O vocabulário do texto em torno da investigação evidencia o enaltecimento: complexa, maior traficante, rendeu, quadrilha especializada, drogas mais caras e valiosas.
B) Não foi pouco tempo: foram 16 meses. A longa duração ajuda a caracterizar a complexidade da operação.
C) Uma operação complexa demanda mesmo preparo intelectual, mas esse preparo pode caber a uma liderança que, depois, tem seu plano executado pelos agentes envolvidos. A complexidade se deveu ao necessário esforço para desbaratar o elaborado esquema criminoso em questão.
D) A opinião do jornal pode estar presente, mas não se refere à prisão, e sim ao processo de investigação que culminou com a prisão.
E) O adjetivo “complexa” vai além da mera informação, e transmite juízo de valor na forma de elogio, enaltecimento e valorização do trabalho policial.

QUESTÃO NÚMERO 10
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: A sinonímia é um processo que pode estabelecer, em grande parte, por meio da contextualização. É importante lembrar que não existem sinônimos perfeitos. Os campos semânticos podem aproximar-se, mas não coincidem totalmente.
A) Um relacionamento é agradável do ponto de vista da produção de boas sensações. Um relacionamento é interessante do ponto de vista da atração. Além dessa diferença, é importante notar o
emprego da conjunção adversativa “mas” entre os trechos: essa conjunção já cria contraste, e não aproximação de sentidos.
B) O cabotinismo é uma forma atrair atenção. O ufanismo é um nacionalismo idealista.
C) Ser popular diz respeito a fazer parte ou originar-se do povo. Ser social diz respeito a originar-se da sociedade como um povo organizado em torno de instituições. Não existe equivalência.
D) Ato e hábito estão articulados pela conjunção “mas”, que cria oposição, e não equivalência de sentido.
E) RESPOSTA. Indivíduos anônimos são mesmo desimportantes, e indivíduos desimportantes são mesmo anônimos. Além disso, essas palavras apareceram unidas pela conjunção aditiva “e”, que soma e pode trazer equivalência de sentido.

QUESTÃO NÚMERO 11
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Nesta questão, é necessário perceber que pode existir um hiperônimo mais imediato para “cocaína” como drogas, assim como poderia haver um hiperônimo menos imediato para “cocaína” como substâncias. Essa diferença (mais imediato X menos imediato) ajuda a escolher a resposta.
A) RESPOSTA. O hiperônimo mais imediato para “erva” é mesmo “planta”.
B) A relação entre “segredo” e “mistério” é uma proximidade do campo semântico, quase sinonímia, mas não hiperonímia (não é relação entre parte e todo).
C) Foi feita a tradução/equivalência de “gafe” como “verdade dita na hora errada”. Não foi colocada a gafe como parte de um conjunto (hiperônimo).
D) Cuidado! Para “pintura”, um hiperônimo mais imediato seria, por exemplo, “quadro”. A palavra “obra” é hiperônimo menos imediato para pintura, porque uma obra pode ser uma escultura, uma música, um livro etc.
E) Entre “corrupção” e “impunidade” não existe hiperonímia, mas sim relação de contraste entre a expectativa de punir e a ausência da punição esperada.

QUESTÃO NÚMERO 12
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Metalinguagem consiste em traduzir termos e expressões dentro do próprio texto: o código empregado explica o próprio código.
A) Metalinguagem presente na tradução entre expressões regionais: colar, no Rio, e pescar, na Bahia.
B) RESPOSTA. Metalinguagem ausente, porque não traduziu o nome “preconceito”, mas apenas informou a abrangência de uma série de problemas.
C) Metalinguagem presente na tradução de “elegante” para a gíria “maneiro”.
D) Metalinguagem presente como pressuposta na documentação histórica para explicar o nome “Amazonas”.
E) Metalinguagem presente como pressuposta na funcionalidade do dicionário: traduzir significados de palavras.

QUESTÃO NÚMERO 13
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
A) RESPOSTA. As enumerações feitas contêm sinônimos contextuais.
B) O segmento em destaque não trouxe definição, mas apenas sinônimos.
C) O segmento em destaque não trouxe origem de uma palavra.
D) O segmento em destaque não classificou palavras.
E) O segmento em destaque não mostrou definições (definir consiste em informar “o que é”, portanto uma definição seria marcada pelo emprego do verbo “ser”).

QUESTÃO NÚMERO 14
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
A) “Fazer exclamações” equivale a “exclamar”, e não simplesmente a “expressar-se”.
B) “Fazer reclamações” equivale a “reclamar”, e não meramente a “questionar”, colocar em dúvida.
C) RESPOSTA. Exata equivalência entre “fazer alusão” e o verbo cognato “aludir”.
D) “Fazer referência” equivale a “referir-se”, e não a “referendar” (assinar para comprovar, aprovar).
E) “Fazer piadas” não tem um exato verbo equivalente. “Apiedar-se” significa sentir e demonstrar piedade.

QUESTÃO NÚMERO 15
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
A) O termo “do PSDB” foi acoplado ao substantivo “deputado”. O substantivo “deputado” é concreto, portanto o termo “do PSDB” só pode atuar como adjunto adnominal, e não como complemento nominal. Complemento nominal não se liga a substantivo concreto. Além disso, o sentido de posse (o deputado pertence aos quadros do PSDB) só admite função de adjunto adnominal.
B) RESPOSTA. Foi mesmo adicionado um nome próprio (José Freitas) após o substantivo “deputado”. Esse nome próprio atua como aposto restritivo.
C) A palavra “novo” qualifica o substantivo “projeto”, portanto essa palavra realizou adjetivação, e não adverbialização.
D) A locução “de repente” se relaciona com o verbo “apresentou” e, portanto, atua como adjunto adverbial. Por outro lado, essa locução inicia com preposição “de”, o que a impede ser objeto direto
(termo sem preposição regida).
E) Foi adicionada oração subordinada adjetiva explicativa (pronome relativo “que” antecedido de vírgula).

QUESTÃO NÚMERO 16
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: As vírgulas foram empregadas para enumerar complementos do verbo “fazer”, e depois para enumerar verbos no infinitivo.
A) A vírgula foi empregada diante de oração coordenada sindética adversativa (mas…).
B) A vírgula foi empregada para separar oração subordinada adverbial condicional escrita antes da oração principal.
C) A vírgula foi empregada para separar oração subordinada adverbial condicional reduzida de gerúndio escrita antes da oração principal.
D) RESPOSTA. As vírgulas foram empregadas para separar enumeração de orações coordenadas assindéticas.
E) A vírgula foi empregada para separar oração subordinada adverbial final reduzida de infinitivo escrita antes da oração principal.

QUESTÃO NÚMERO 17
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
A) O texto não é publicitário: não se trata de propaganda simplesmente, mas sim de informação e esclarecimento para conhecimento do leitor.
B) RESPOSTA. O texto inicia com a definição de “um investigador de crimes cibernéticos” e se dedica a esclarecer um leitor supostamente leigo sobre os meandros dessa atuação profissional. Podemos aceitar como “fatos novos” do ponto de vista de um leitor leigo, pois o texto mostra cuidado em detalhar onde atua e como atua o investigador de crimes cibernéticos.
C) O texto não indicou regras ou leis a serem seguidas no exercício da atividade de investigador de crimes cibernéticos. O texto apenas informa como esse profissional procede (descrição), e não
estabeleceu normas de como atuar (prescrição).
D) O texto não ensina como proceder, mas apenas registra como um investigador de crimes cibernéticos procede habitualmente.
E) O texto não se dedicou a traduzir significados de palavras.

QUESTÃO NÚMERO 18
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
A) RESPOSTA. Entre “fácil” e “difícil” existe oposição, contraste; por isso, a conjunção “e” adquiriu sentido adversativo. Equivale a “mas”.
B) A conjunção “e” somou as características não opostas “mais sério e pensativo”.
C) A conjunção “e” somou os modos de ação não opostos “imediata e precavidamente”.
D) A conjunção “e” somou elementos de campos semânticos distintos (terno, do campo de vestuário, e diálogo, do campo de comunicação), mas não campos opostos.
E) A conjunção “e” somou ações consecutivas não opostas (pegar lendas e transformar em coisas comuns).

QUESTÃO NÚMERO 19
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: O enunciado pede o termo que tem antecedente CLARAMENTE identificado. Nenhum dos termos apontados possui antecedente com identificação precisa, exata. Então vamos buscar aquele que mais se aproxime de uma identificação mais clara no contexto.
A) RESPOSTA. Na linha 1, o termo “um investigador” designa uma classe profissional; por isso, sua retomada com o coletivo “esse pessoal” permite uma retomada razoavelmente clara, embora não seja a identificação precisa e unívoca, pois “investigador” é termo no singular, aparentemente individual, enquanto “esse pessoal” é termo no singular, mas com valor de coleção de seres.
B) Para enxergar um antecedente para “nesse campo”, é preciso considerar uma frase ou expressão longa não exatamente escrita anteriormente. Assim, o leitor vai “enxergar” mentalmente, mas não estará escrito precisamente. O leitor vai enxergar “esse campo” como a área de atuação sugerida nas linhas anteriores, mas não nomeada. Explico: nas linhas anteriores, está escrito “avaliação de casos envolvendo crimes de computador”; porém, esse trecho fica duas frases acima do termo “nesse campo”, ou seja, é distante, não imediato; já o referente de “esse pessoal” aparece imediatamente na frase anterior, bem mais próxima e, portanto, mais claramente identificado, conforme pede o enunciado.
C) A repetição da palavra “lei” em “agente da lei” e em “aplicação da lei” não trouxe referente claramente identificado. Em vez de mera repetição, um referente claramente identificado consistiria em mencionar exatamente a lei, seu número ou nome pelo qual é conhecida.
D) O termo “as pessoas” pode retomar o sentido de “investigadores de crimes cibernéticos”, mas não equivale perfeitamente, pois o termo “as pessoas” aparece no plural e o termo “investigador” aparece no singular com valor de classe profissional. O mesmo ocorre com o termo “esse pessoal”: também tem forma singular e tem valor de classe profissional. Apesar dessa referência em silepse, a distância textual entre “as pessoas” (segunda oração do terceiro período) e “esse pessoal” (primeira oração do segundo período) e, ainda, “um investigador” (primeira oração do texto) é maior do que a distância entre “esse pessoal” e “um investigador”. A distância maior reduz a clareza no texto (lembrar que clareza equivale a compreensão imediata).
E) O termo “as habilidades” não possui antecedente claramente identificado, mas apenas pressuposto ou subentendido.

QUESTÃO NÚMERO 20
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
A) RESPOSTA. Não existe mesmo redundância em “mesma conclusão”.
B) Redundância: uma conclusão só pode ser mesmo final de um raciocínio, mesmo que seja uma conclusão intermediária ao longo do desenvolvimento de um raciocínio mais extenso.
C) Redundância: para ganhar, só pode ser grátis.
D) Redundância: para antecipar algo, só pode ser para antes.
E) Redundância: conviver só pode ser junto.

QUESTÃO NÚMERO 21
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: A disjunção entre a oração “esse pessoal pode trabalhar para agências policiais e empresas” e a oração “e também pode ser conhecido como técnico em computação forense” ocorre, porque a primeira tem foco na classe profissional (esse pessoal), enquanto a segunda tem foco no indivíduo (técnico em computação forense). Essa disjunção afeta a expectativa dos leitores quanto a um paralelismo semântico. A questão pede outra frase com o mesmo problema.
A) A conjunção “e” uniu orações com o mesmo sintagma como referente do sujeito: “quem diz que o futebol não tem lógica”. Portanto, ocorre conjunção, soma, adição e paralelismo semântico.
B) Ocorre paralelismo semântico por estar associado a “livro” (o mundo é um livro) o campo lexical de leitor (aquele que lê). Portanto, existe conjunção, soma, adição, paralelismo.
C) RESPOSTA. Ocorre disjunção entre sujeitos diferentes nos segmentos unidos pela conjunção “e”. No primeiro segmento, o sujeito é “Camping” como área ou setor do turismo (negócio hoteleiro), enquanto, no segundo segmento, o sujeito é “o turista” como indivíduo que busca conhecer coisas diferentes. Dessa forma, aparece a mesma disjunção entre classe/área, de um lado, e, de outro lado, indivíduo (técnico em computação forense, turista).
D) As duas orações ligadas pela conjunção “e” se referem a um mesmo sujeito (você) como indivíduo enquadrado como ser espiritual, e não como um ser humano em busca de experiência espiritual.
E) As duas orações ligadas pela conjunção “e” se referem a um mesmo sujeito (a vida espiritual) como processo que nos remove e nos leva ao aprofundamento.

QUESTÃO NÚMERO 22
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: O enunciado pretende evitar repetição indevida e manter o conteúdo original.
A) Repetiu ainda “crimes cibernéticos”, apenas adicionando o pronome demonstrativo “esses”, presente na contração “desses”.
B) Para evitar uma repetição, é preciso haver um termo já mencionado para substituir ou referenciar de algum modo não repetitivo. Porém, a reescrita eliminou a primeira ocorrência de “crimes cibernéticos” na primeira oração do período, e isso implicou falta de clareza (quando membros do público denunciam o quê?).
C) Para evitar uma repetição, é preciso haver um termo já mencionado para substituir ou referenciar de algum modo não repetitivo. Porém, a reescrita eliminou parte da expressão inicial (denunciam crimes de qual tipo?), e isso implicou falta de clareza.
D) RESPOSTA. A coesão foi estabelecida por meio de elipse parcial: a primeira menção é completa (denunciam crimes cibernéticos), e a segunda menção é parcial (investigador desses crimes). Evitou a repetição e manteve clareza (mantendo o conteúdo original).
E) Para evitar uma repetição, é preciso haver um termo já mencionado para substituir ou referenciar de algum modo não repetitivo. Porém, a reescrita eliminou parte da expressão inicial (denunciam crimes de qual tipo?), e isso implicou falta de clareza. Para piorar, nem a primeira nem a segunda menção informaram o tipo de crime (cibernéticos).

QUESTÃO NÚMERO 23
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
A) Equipamento de segurança não corresponde a equipamento seguro. Com um equipamento de segurança, o que fica seguro pode ser o usuário do equipamento ou o procedimento realizado com esse equipamento.
B) Uma colônia de férias não é o mesmo que uma colônia festiva. Nem toda locução adjetiva possui exata correspondência semântica com um adjetivo.
C) RESPOSTA. Existe equivalência (substituição de forma adequada) entre “em nome de outro” e “em nome alheio”.
D) Um pedaço de carvão é uma porção do material chamado carvão. Não é o mesmo que um pedaço carbonizado: um objeto pode ser parcialmente carbonizado, e assim teríamos um pedaço carbonizado.
E) A mãe dos pensamentos não equivale a uma mãe pensativa. Pensativa é uma característica da atitude de alguém. Pensativa é adjetivo e qualifica “mãe”, ao passo que “dos pensamentos” funciona como complemento nominal (atenção: na frase original, “mãe” ocorre em sentido figurado com acepção de “fonte, origem” e, assim, atua como nome abstrato com seu complemento nominal em seguida). Vale lembrar que complemento nominal não constitui jamais locução adjetiva, e ,por mais este motivo, não poderia equivaler ao adjetivo “pensativa”.

QUESTÃO NÚMERO 24
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
A) A conjunção “portanto” indica conclusão. Porém, não existe relação de conclusão entre as frases dadas. Existe apenas relação de adição e sequência temporal: primeiro Deus fez o campo, e depois o homem fez a cidade. Conjunção adequada: e.
B) A primeira oração (a natureza não se engana nunca) possui valor negativo reforçado (não… nunca). A segunda oração (somos nós que nos enganamos) possui valor positivo reforçado (somos nós que… – ocorreu a partícula expletiva “ser que” em “somos… que”, de valor enfático). Ora, após uma negativa tão forte na primeira oração, o leitor pode criar a expectativa de ver em seguida um esclarecimento sobre “se a natureza não se engana nunca, então quem é que se engana”. Essa expectativa pode produzir o movimento conclusivo do raciocínio. Assim, a conjunção adequada seria “portanto” ou “então” ou outra conjunção conclusiva.
C) A frase afirmativa inicial se contrapõe à frase negativa depois, em torno da forma verbal “consiste”. Assim, a conjunção adequada seria alguma das adversativas: mas, porém…
D) O paralelo comparativo e contrastante entre “sucesso” e “felicidade” deixa espaço para o emprego de conjunção proporcional (ao passo que) ou temporal com aspecto comparativo (enquanto) ou ainda para o uso de locução prepositiva que expresse confronto/contraste (por outro lado). Cuidado: a conjunção “embora” pode carregar sentido de contraste e confronto, mas é preciso empregar verbo no modo subjuntivo e posicionar adequadamente a conjunção no polo da frase onde se encontra o elemento visto como obstáculo: Embora sucesso seja conseguir o que você quer, felicidade é gostar do que você conseguiu. Mas a questão pede apenas a troca do ponto entre as orações por apenas uma conjunção, sem mencionar ajustes na frase resultante.
E) RESPOSTA. Ocorreu um paralelo como analogia entre uma vela compartilhar sua luz e uma pessoa compartilhar sua felicidade. A locução conjuntiva “assim como” é mesmo empregada nos paralelos e analogias.

QUESTÃO NÚMERO 25
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
A) RESPOSTA. A ilogicidade está presente na transformação de algo que já era pior antigamente em algo que vai piorando gradualmente (gerúndio “piorando” indica evolução gradual). Ora, “pior” já é o grau superlativo relativo de superioridade do adjetivo “ruim”: as coisas eram piores (eram “as mais ruins de todas”). Logicamente, então não vamos passar de pior para um grau mais elevado. A banca FGV insiste em abordar o caráter lógico pressuposto nos graus dos adjetivos e advérbios.
B) A logicidade existe em deixar de fazer hoje (nunca faça hoje) e adiar. A frase apenas ironiza com humor o ditado popular (não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje).
C) A logicidade existe em não ser a diversão o motivo para alguém estar nos negócios, sem, contudo, significar inexistência de diversão nos negócios. A frase não é contraditória.
D) A logicidade existe na tradução do sentido de pessoa persistente: continua a partir do ponto onde outras pessoas fracassaram.
E) A logicidade exista ao estender o tratamento ruim da empresa com seus funcionários para a expectativa confirmada de tratamento ruim também com seus clientes.

QUESTÃO NÚMERO 26
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
A) Linguagem informal: não dá pé (expressão coloquial, popular).
B) Linguagem informal: nos confins do Judas.
C) Linguagem informal: dança (uso popular no sentido de “perder”, “ter prejuízo”).
D) Linguagem informal: de cabo a rabo.
E) Linguagem somente formal. Não confundir uso pessoal e subjetivo com a primeira pessoa singular com uso de expressões da linguagem coloquial. Não confundir o emprego da palavra “que” como conjunção integrante com a expressão expletiva informal “é que”.

QUESTÃO NÚMERO 27
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: A questão procura um eufemismo (atenuador) com valor positivo.
A) Não houve atenuador nem valor positivo: berrar e grunhir possuem valor negativo.
B) Não houve atenuador nem valor positivo: abandonar e largar possuem valor negativo.
C) Não houve atenuador nem valor positivo: quinquilharias e bugigangas possuem valor negativo.
D) Não houve atenuador nem valor positivo: empanturrar-se e encher-se possuem valor negativo.
E) RESPOSTA. Atitude estúpida carrega valor negativo. Atitude impensada atenua (retira o valor negativo evidente da estupidez) e carrega um valor positivo (algo impensado tem possibilidade de ser intuitivo e benéfico: apenas não foi refletido, meditado).

QUESTÃO NÚMERO 28
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
A) RESPOSTA. A locução adverbial “de repente” equivale com perfeição no contexto a “repentinamente”.
B) Algo que ocorre sem inconvenientes não é algo que ocorre complexamente. Aliás, algo sem inconvenientes deve ser algo não complexo. Observação: nem toda locução adverbial vai corresponder a um exato advérbio de sentido equivalente.
C) Elogiar em público significa elogiar publicamente. O advérbio “descaradamente” é empregado em situações de falta de decoro, em casos de ações desavergonhadas e atrevidas (Francisco S. Borba: Dicionário de Usos do Português do Brasil).
D) Citar com precisão equivale a citar precisamente, exatamente.
E) Cuidado: a correspondência exata para “de novo” é o advérbio “novamente” (nova ocorrência que pode trazer aspectos diferentes, como o sol poente, que nunca é exatamente o mesmo pôr do sol). O advérbio “repetidamente” carrega o valor do velho acontecimento que apenas se repete, sem renovação.

QUESTÃO NÚMERO 29
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
A) Substituição correta pela forma nominal: trocar “resolver problemas” por “solução dos problemas”.
B) Substituição correta pela forma nominal: trocar “protegendo os macacos” por “proteção aos macacos”. Note a clareza de “aos macacos” como que recebe a proteção. Caso fosse escrito “a proteção dos macacos”, poderia surgir ambiguidade (os macacos protegem ou são protegidos?).
C) Substituição INCORRETA. O substantivo cognato deverbal (nome da ação) a partir de “participar” seria “participação”, e não “repartição” (substantivo cognato deverbal de “repartir”).
D) Substituição correta pela forma nominal: trocar “garantir a vida” por “garantia da vida”.
E) Substituição correta pela forma nominal: trocar “transformar a Amazônia” por “transformação da Amazônia.

QUESTÃO NÚMERO 30
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
A) RESPOSTA. Em “A investigação de um crime”, o termo “de um crime” aparece como passivo (um crime sofre a investigação), portanto temos aí a função sintática de complemento nominal. Em “que seja possuidor de treinamento”, o termo “possuidor” aparece associado a verbo de ligação (seja) e, assim, assume valor de adjetivo (função sintática de predicativo); por isso, em seguida surge seu complemento nominal (possuidor de quê?): de treinamento.
B) O conector “conforme” poderia ser substituído por “de acordo com” (conformidade). A locução “dada a” significa relação de causa e efeito.
C) O termo informal “daí que” aponta resultado ou conclusão, e não confirmação da frase anterior.
D) O pronome “-lo” retomou o investigador (tornar o investigador eficiente).
E) O adjetivo “necessário” qualificou “o tempo” (tempo necessário). O adjetivo “eficiente” qualificou sim “investigador”.

Gabarito PC RJ: Conhecimentos Básicos de Informática

Aguardando comentário do professor.

Gabarito PC RJ: Noções de Direito Constitucional

QUESTÕES DE 31 a 45 Prof. Ricardo Blanco

QUESTÃO NÚMERO 31
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Maria por ser brasileira nata poderá ser cidadã, caso retire o título de eleitora e Maria e João possuem direitos fundamentais segundo o Art. 5º Caput.

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.

QUESTÃO NÚMERO 32
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Art. 17. § 3º Somente terão direito a recursos do fundo partidário e acesso gratuito ao rádio e à televisão, na forma da lei, os partidos políticos que alternativamente: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 97, de 2017)

I – obtiverem, nas eleições para a Câmara dos Deputados, no mínimo, 3% (três por cento) dos votos válidos, distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação, com um mínimo de 2% (dois por cento) dos votos válidos em cada uma delas; ou (Incluído pela Emenda Constitucional nº 97, de 2017)

II – tiverem elegido pelo menos quinze Deputados Federais distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 97, de 2017).

QUESTÃO NÚMERO 33
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Art. 5º CF XLV – nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido.

QUESTÃO NÚMERO 34
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Art. 5º CF LXXII – conceder-se-á “habeas-data”:
a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público;
b) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo.

QUESTÃO NÚMERO 35
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Art. 24. CF § 1º No âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais. (Vide Lei nº 13.874, de 2019)

QUESTÃO NÚMERO 36
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Art. 29. CF XIII – iniciativa popular de projetos de lei de interesse específico do Município, da cidade ou de bairros, através de manifestação de, pelo menos, cinco por cento do eleitorado; (Renumerado do inciso XI, pela Emenda Constitucional nº 1, de 1992).

QUESTÃO NÚMERO 37
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Art. 37. CF V – as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998).

QUESTÃO NÚMERO 38
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Art. 37 CF. § 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

QUESTÃO NÚMERO 39
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Art. 144 CF § 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998).

I – apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei.

QUESTÃO NÚMERO 40
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

QUESTÃO NÚMERO 41
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Art. 225. CF IV – exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade.

QUESTÃO NÚMERO 42
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. (Redação dada Pela Emenda Constitucional nº 65, de 2010).

QUESTÃO NÚMERO 43
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Art. 18. CF § 3º Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.

QUESTÃO NÚMERO 44
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: A capacidade eleitoral passiva é a capacidade de ser votado, portanto, ele é inelegível.

QUESTÃO NÚMERO 45
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Art. 5º XXXIV – são a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas:
a) o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder;
b) a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal.

Gabarito PC RJ: Noções de Direito Administrativo

QUESTÕES DE 46 a 55 Prof. Rodrigo Cardoso

QUESTÃO NÚMERO 46
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: consta no art. 37, § 16, CF, que: § 16. Os órgãos e entidades da administração pública, individual ou conjuntamente, devem realizar avaliação das políticas públicas, inclusive com divulgação do objeto a ser avaliado e dos resultados alcançados, na forma da lei.

QUESTÃO NÚMERO 47
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: consta no art. 5º, da Lei nº 14.133/21, que: “Na aplicação desta Lei, serão observados os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade, da eficiência, do interesse público, da probidade administrativa, da igualdade, do planejamento, da transparência, da eficácia, da segregação de funções, da
motivação, da vinculação ao edital, do julgamento objetivo, da segurança jurídica, da razoabilidade, da competitividade, da proporcionalidade, da celeridade, da economicidade e do desenvolvimento nacional sustentável, assim como as disposições do Decreto-Lei nº 4.657, de 4 de setembro de 1942 (Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro)”.

QUESTÃO NÚMERO 48
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Comentário: consta no art. 41, § 1º, II, CF, que: § 1º O servidor público estável só perderá o cargo: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) (…)
III – mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

QUESTÃO NÚMERO 49
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Para Maria Sylvia Zanella Di Pietro, o poder normativo qualifica-se como o poder que a Administração possui de editar atos normativos. Esse poder é mais amplo do que o poder regulamentar, que é representado pela edição de decreto.

QUESTÃO NÚMERO 50
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Características do elemento competência:
Características
a)é imprescritível, pois o agente público não deixa de ser competente por deixar de agir no momento adequado, podendo agir posteriormente. O não exercício da competência no momento adequado, não importa a perda dessa;
b)é improrrogável, pois se um órgão ou um agente não é competente para praticar determinado ato, e se assim praticar, essa prática não faz com que ele passe a ser considerado competente, salvo disposição legal expressa que assim estabelecer. Nesse sentido, se um órgão praticar reiteradamente ato ao qual não era competente, essa prática não o tornará competente;
c)é irrenunciável, logo o agente público não pode deixar de exercer sua competência enquanto tiver o dever legal de exercê-la.

QUESTÃO NÚMERO 51
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: consta no art. 37, V, que: – as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

QUESTÃO NÚMERO 52
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: consta no art. 74, Lei nº 14.133/21, que: Da Inexigibilidade de Licitação Art. 74. É inexigível a licitação quando inviável a competição, em especial nos casos de: (…)
III – contratação dos seguintes serviços técnicos especializados de natureza predominantemente intelectual com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação:(…)
f) treinamento e aperfeiçoamento de pessoal.

QUESTÃO NÚMERO 53
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Art. 71, III, CF, que: O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete: (…)
III – apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título, na administração direta e indireta, incluídas as fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, excetuadas as nomeações para cargo de provimento em comissão, bem como a das concessões de aposentadorias, reformas e pensões, ressalvadas as melhorias posteriores que não alterem o fundamento legal do ato concessório.

QUESTÃO NÚMERO 54
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: a ação deverá ser proposta com o Estado, que representa uma pessoa jurídica.

QUESTÃO NÚMERO 55
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: o ato praticado em fundamento no poder de polícia.

Gabarito PC RJ: Legislação Especial

REGULAMENTO E ESTATUTO DA PCRJ – 58 e 59 Prof. Rodrigo Cardoso

QUESTÃO NÚMERO 58
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: consta no art. 79, II, do Decreto nº 220/79, que: Art. 79 – Será considerado como de efetivo exercício o afastamento por motivo de:
I – férias;
II – casamento e luto, até 8 (oito) dias.

QUESTÃO NÚMERO 59
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: consta no art. 57, do Decreto Lei nº 2.479/79, que: Art. 57 – O funcionário estável poderá ser readaptado ex officio ou a pedido em função mais compatível, por motivo de saúde ou incapacidade física. (…)
§ 1º – A readaptação dependerá sempre de prévia inspeção realizada por junta médica do órgão oficial competente.

QUESTÃO 56, 57, 60, 75 e 86 Prof. Ismael Souto

QUESTÃO NÚMERO 56
GABARITO PRELIMINAR: Alternativa “B”
COMENTÁRIO: Art. 130 – Ao policial estudante matriculado em estabelecimento de ensino de qualquer grau, oficial ou reconhecido, será permitido faltar ao serviço, sem prejuízo de seu vencimento ou de quaisquer direito e vantagens, nos dias de provas ou de exames, mediante apresentação de atestado fornecido pelo respectivo estabelecimento.

QUESTÃO NÚMERO 57
GABARITO PRELIMINAR: Alternativa “B”
COMENTÁRIO: Art. 16 – São transgressões disciplinares:
XII – deixar, sem justa causa, de submeter-se à inspeção médica determinada em lei ou por autoridade competente;
Art. 17 – As transgressões disciplinares são classificadas como:
I – leves;
§ 1º – São de natureza leve as transgressões enumeradas nos incisos I e XII do artigo anterior;
Art. 20 – A pena de advertência será aplicada em particular e verbalmente, nos casos de falta leve.
Art. 28 – Prescrevem:
I – Em dois anos as faltas sujeitas às penas de advertência, repreensão, suspensão, afastamento do serviço, do cargo ou função e prisão disciplinar.

QUESTÃO NÚMERO 60
GABARITO PRELIMINAR: Alternativa “C”
COMENTÁRIO: Art. 25-B – Quando à transgressão disciplinar for cominada pena superior a 60 (sessenta) dias de suspensão, demissão, cassação de aposentadoria ou de disponibilidade, os autos serão encaminhados ao Chefe da Polícia Civil, que os remeterá ao Secretário de Estado de Segurança Pública para instauração de processo administrativo disciplinar, por distribuição a uma das Comissões Permanentes de Inquérito Administrativo — CPIAs.
§ 1º – O processo administrativo disciplinar deverá ser ultimado pela Comissão respectiva, presidida por delegado de polícia, no prazo de 90 (noventa) dias, contados a partir da sua instauração.

QUESTÃO NÚMERO 75
GABARITO PRELIMINAR: Alternativa “A”
COMENTÁRIO: Há incidência da Lei Maria da Penha pelo fato da vítima ser mulher, sofrer violência física e ser praticada no contexto de violência doméstica e familiar, pois ocorreu na unidade doméstica e também na unidade familiar (bastava uma para configurar a violência). Além disso, a presunção de vulnerabilidade e hipossuficiência são presumidas, conforme STJ, 3º Seção. CC 096.533/MG, Rel. Min. Og Fernandes, j . 05/12/2008, DJe 05/02/2009 ; STJ, 5ª Turma, HC 175.816/RS, Rel. Min . Marco Aurélio Bellizze, j . 20/06/2013, DJe 28/06/2013. STJ, 5ª Turma, RHC 055.030/ RJ, Rel. Min. Reynaldo Soares da Fonseca, j. 23/06/2015, DJe 29/06/2015.

QUESTÃO NÚMERO 86
GABARITO PRELIMINAR: Alternativa “C”
COMENTÁRIO: A questão cobra a literalidade do inciso III, art. 11 da Lei 11.340/06: “Art. 11. No atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, a autoridade policial deverá, entre outras providências: (…) III – fornecer transporte para a ofendida e seus dependentes para abrigo ou local seguro, quando houver risco de vida;”

Gabarito PC RJ: Noções de Direito Penal

QUESTÕES DE 61 a 74 Prof. Péricles Mendonça

QUESTÃO NÚMERO 61
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Para que o agente responda pelo exercício arbitrário das próprias razões ele deve ter uma pretensão legítima, o que não é o caso da questão. Dessa forma o agente responderá somente pela lesão corporal leve.

QUESTÃO NÚMERO 62
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Adotamos no Direito Penal a teoria da atividade para determinar o tempo do crime, dessa forma, no momento da consumação o autor era inimputável, ou seja, não cometeu crime e sim um ato infracional análogo ao crime de homicídio.

QUESTÃO NÚMERO 63
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: A situação hipotética é a mesma, ocorre que dessa vez temos um crime permanente onde a consumação se prolonga no tempo. Então o autor responderá por crime, já que o crime também se consumou quando ele era imputável.

QUESTÃO NÚMERO 64
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Temos aqui o princípio da continuidade normativo-típica, onde o legislador continua considerando aquela conduta como criminosa, porém ela agora integra outro tipo penal.

QUESTÃO NÚMERO 65
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Os agentes consulares dispõe de imunidade, porém essa imunidade só ocorrerá se praticado atos no exercício da função. Possuem imunidade à jurisdição brasileira os funcionários consulares de carreira (cônsul-geral, o cônsul, o vice-cônsul e o agente consular), quando no exercício de suas funções. Na questão o agente estava no carnaval, ou seja, não estava envolvido no exercício de suas funções, sendo assim responderá conforme a lei brasileira.

QUESTÃO NÚMERO 66
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Aplicamos o princípio da alternatividade nos casos de crimes de ação múltipla, em que o agente responderá por crime único mesmo praticando mais de uma ação prevista no tipo penal.

QUESTÃO NÚMERO 67
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Os crimes de empreendimento são aqueles em que o agente será punido da mesma forma em sua forma consumada e em sua forma tentada.

QUESTÃO NÚMERO 68
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: O que temos aqui é o dolo geral onde o agente de forma equivocada supõe já ter alcançado o resultado pretendido e com uma nova ação efetivamente provoca aquele resultado.

QUESTÃO NÚMERO 69
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Na fase interna temos a cogitação, a deliberação e a resolução.

QUESTÃO NÚMERO 70
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Temos aqui uma situação de arrependimento eficaz já que o agente impediu a produção do resultado. Nesse caso ele responderá somente pelos atos já praticados.

QUESTÃO NÚMERO 71
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Temos aqui um erro de tipo acidental, um erro sobre o objeto, já que o agente furtou um objeto diferente do que ele pretendia.

QUESTÃO NÚMERO 72
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Temos aqui a cooperação dolosamente distinta, conforme dispõe o artigo 29, §2°.

QUESTÃO NÚMERO 73
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Temos somente uma ação e dois resultados, então temos o concurso formal, e como não temos desígnios autonônomos não falamos em concurso formal imperfeito e sim em concurso formal perfeito.

QUESTÃO NÚMERO 74
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Conforme entendimento do STJ a pena-base poderá ser exasperada. “A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a prática do delito de lesão corporal mediante violência doméstica, por agente sob o efeito de bebidas alcoólicas, desborda do tipo penal do art. 129, § 9°, do Código Penal, autorizando a exasperação
da pena-base.”

Gabarito PC RJ: Noções de Direito Processual Penal

QUESTÕES DE 76 a 90 Prof. Lorena Ocampos

QUESTÃO NÚMERO 76
GABARITO PRELIMINAR: letra D
COMENTÁRIO: A questão possui relação com as características do inquérito policial e a atuação do advogado neste momento procedimental. Pode a questão ser respondida de acordo com o seguinte dispositivo legal: Estatuto da OAB – Lei nº 8.906:

Art. 7º, XXI – assistir a seus clientes investigados durante a apuração de infrações, sob pena de nulidade absoluta do respectivo interrogatório ou depoimento e, subsequentemente, de todos os elementos investigatórios e probatórios dele decorrentes ou derivados, direta ou indiretamente, podendo, inclusive, no curso da respectiva apuração: (…)

QUESTÃO NÚMERO 77
GABARITO PRELIMINAR: letra E
COMENTÁRIO: a questão deve ser respondida nos termos do art. 14-A do CPP:

Art. 14-A. Nos casos em que servidores vinculados às instituições dispostas no art. 144 da Constituição Federalfigurarem como investigados em inquéritos policiais, inquéritos policiais militares e demais procedimentos extrajudiciais, cujo objeto for a investigação de fatos relacionados ao uso da força letal praticados no exercício profissional, de forma consumada ou tentada, incluindo as situações dispostas no art. 23 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), o indiciado poderá constituir defensor.

QUESTÃO NÚMERO 78
GABARITO PRELIMINAR: letra A
COMENTÁRIO: nos termos da Súmula vinculante 11: Só é lícito o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado.
Letras B: errada. O tema não é disciplinado na Lei de execução penal. Esta prevê o seguinte: Art. 199. O emprego de algemas será disciplinado por decreto federal.
Letra C: errada. Não é analisado no caso concreto e sim somente poderá ser usada nas excepcionalidades da súmula vinculante 11.
Letra D e E: erradas. Art. 292, Parágrafo único do CPP – É vedado o uso de algemas em mulheres grávidas durante os atos médico-hospitalares preparatórios para a realização do parto e durante o trabalho de parto, bem como em mulheres durante o período de puerpério imediato.

QUESTÃO NÚMERO 79
GABARITO PRELIMINAR: letra B
COMENTÁRIO: RESOLUÇÃO CONJUNTA Nº 2, DE 13 DE OUTUBRO DE 2015
Dispõe sobre os procedimentos internos a serem adotados pelas polícias judiciárias em face de ocorrências em que haja resultado lesão corporal ou morte decorrentes de oposição à intervenção policial.

Art. 3º Havendo resistência à legítima ação policial de natureza preventiva ou repressiva, ainda que por terceiros, o delegado de polícia verificará se o executor e as pessoas que o auxiliaram se valeram, moderadamente, dos meios necessários e disponíveis para defender-se ou para vencer a resistência.

QUESTÃO NÚMERO 80
GABARITO PRELIMINAR: letra D
COMENTÁRIO: Código de processo penal militar
Art. 7º, § 5º Se o posto e a antiguidade de oficial da ativa excluírem, de modo absoluto, a existência de outro oficial da ativa nas condições do § 3º, caberá ao ministro competente a designação de oficial da reserva de posto mais elevado para a instauração do inquérito policial militar; e, se êste estiver iniciado, avocá-lo, para tomar essa providência.

Observação: questão passível de recurso, tendo em vista que o Código de Processo Penal Militar não estava previsto no edital.

QUESTÃO NÚMERO 81
GABARITO PRELIMINAR: letra E
COMENTÁRIO: A atribuição é distribuída, de um modo geral, pelo lugar onde se cons mou a infração penal (critério territorial, rationi loci, com base no dispositivo acima mencionado). E circunscrição é justamente a delimitação territorial na qual o Delegado de Polícia poderá atuar. É possível a delimitação da atribuição da Autoridade Policial utilizando-se de critério de divisão administrativa em razão da matéria. São as chamadas delegacias especializadas, existentes
principalmente nos grandes centros. São exemplos: delegacia de furtos e roubos, de combate às drogas, de homicídios etc.

QUESTÃO NÚMERO 82
GABARITO PRELIMINAR: letra D
COMENTÁRIO: Lei de organização criminosa (Lei n. 12.850/2013)
Art. 7º, § 3º O acordo de colaboração premiada e os depoimentos do colaborador serão mantidos em sigilo até o recebimento da denúncia ou da queixa-crime, sendo vedado ao magistrado decidir por sua publicidade em qualquer hipótese. (Redação dada pela Lei nº 13.964, de 2019)

Observação: questão passível de recurso, tendo em vista que a Lei de Organização Criminosa estava prevista em direito penal e não processo penal.

QUESTÃO NÚMERO 83
GABARITO PRELIMINAR: letra B
COMENTÁRIO: Trata-se de crime de ação penal pública condicionada à representação. Desse modo, o delegado de polícia somente poderá proceder ao inquérito policial após a representação/requerimento da
vítima. Código penal:
Art. 182 – Somente se procede mediante representação, se o crime previsto neste título é cometido em prejuízo:
I – do cônjuge desquitado ou judicialmente separado;
II – de irmão, legítimo ou ilegítimo;
III – de tio ou sobrinho, com quem o agente coabita.

QUESTÃO NÚMERO 84
GABARITO PRELIMINAR: letra A
COMENTÁRIO:
Código de Processo Penal
Art. 7º Para verificar a possibilidade de haver a infração sido praticada de determinado modo, a autoridade policial poderá proceder à reprodução simulada dos fatos, desde que esta não contrarie a moralidade ou a ordem pública.

QUESTÃO NÚMERO 85
GABARITO PRELIMINAR: letra A
COMENTÁRIO: Quando a pessoa mostrar o “X”, o atendente, de forma reservada, usando os meios à sua disposição, registra o nome, o telefone e o endereço da suposta vítima, e liga para o 190 para acionar a Polícia Militar. Em seguida, se possível, conduz a vítima a um espaço reservado, que pode ser a sala de medicamentos ou o escritório, para aguardar a chegada da polícia.

QUESTÃO NÚMERO 86
Foi corrigida pelo professor Ismael

QUESTÃO NÚMERO 87
GABARITO PRELIMINAR: letra A
COMENTÁRIO: A investigação criminal está embasada em outros elementos, não havendo, portanto, quebra da
cadeia de custódia. Há uma pluralidade de fontes probatórias no mesmo sentido.

QUESTÃO NÚMERO 88
GABARITO PRELIMINAR: letra C
COMENTÁRIO: O STJ, acompanhando posicionamento consolidado no STF, firmou o entendimento de que eventual irregularidade na informação acerca do direito de permanecer em silêncio é causa de nulidade relativa, cujo reconhecimento depende da comprovação do prejuízo (RHC 67.730/PE, Rel. Ministro Jorge Mussi, DJe 04/05/2016).

QUESTÃO NÚMERO 89
GABARITO PRELIMINAR: letra D
COMENTÁRIO:
Letra A e E: erradas. A nota de culpa é entregue após a prisão em flagrante – art. 306 do Código de Processo Penal.
Letra B: o direito à informação é dado na delegacia.
Letra C: é crime. Lei de Abuso de autoridade: Art. 16. Deixar de identificar-se ou identificar-se falsamente ao preso por ocasião de sua captura ou quando deva fazê-lo durante sua detenção ou prisão: Pena – detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.

QUESTÃO NÚMERO 90
GABARITO PRELIMINAR: letra E
COMENTÁRIO: Informativo 945 do STF

Volte ao topo

Gabarito PC RJ Investigador: gabarito preliminar

O gabarito preliminar e o Caderno de Questões da Prova de Conhecimentos serão divulgados ao término da aplicação da Prova de Conhecimentos, após o encerramento de todas as atividades, no site da banca: https://conhecimento.fgv.br/concursos/pcrj21.

Volte ao topo

Gabarito PC RJ Investigador: recursos

Após a publicação do gabarito preliminar será facultado ao candidato a interposição de recurso contra o conteúdo das questões e a divergência de gabarito. O candidato terá o prazo de 07 (sete) dias úteis, contados a partir do primeiro dia útil subsequente ao da publicação no DOERJ, Parte I, para formalizar seu recurso, devendo acessar o sítio eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/pcrj21, das 00h00min do primeiro dia às 23h59min do último dia, preencher sua argumentação fundamentada em formulário próprio disponibilizado para este fim, e encaminhar a FGV.

Volte ao topo

Gabarito PC RJ Investigador: próximas etapas

O concurso Polícia Civil RJ será composto de 2 fases, que são as seguintes:

Fase 1 (4 etapas)

  • 1ª Etapa – Prova de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, abordando todas as disciplinas constantes do Conteúdo Programático, com questões de múltipla escolha;
  • 2ª Etapa – Prova de Capacidade Física, de caráter eliminatório;
  • 3ª Etapa – Exame Psicotécnico, de caráter eliminatório;
  • 4ª Etapa – Exame Médico, de caráter eliminatório.

Fase 2 (2 etapas)

  • 1ª Etapa – Curso de Formação Profissional (CFP), de caráter eliminatório e classificatório, com apuração de frequência, aproveitamento e conceito;
  • 2ª Etapa – Prova de Investigação Social, de caráter eliminatório.

Volte ao topo

Prova PC RJ Investigador: análise

Fez a prova da PC RJ Investigador neste domingo (13/02)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Volte ao topo

Resumo do Concurso PC RJ

Concurso Polícia Civil RJ Polícia Civil do Rio de Janeiro
Situação atual edital publicado
Banca organizadora Fundação Getúlio Vargas
Cargos
  • Perito legista,
  • Investigador de Polícia,
  • Inspetor de Polícia,
  • Perito Criminal,
  • Técnico de Necropsia e
  • Auxiliar de Necropsia.
Escolaridade Níveis fundamental, médio e superior
Carreiras Policial e outras
Lotação Rio de Janeiro
Número de vagas 350 vagas
Remuneração R$ 4.606,29 a R$ 9.924,06
Inscrições entre 27 de setembro a 26 de outubro de 2021
Taxa de inscrição Variada
Data da prova objetiva
  • 05/12/2021 – Perito Legista e Perito Criminal (realizada)
  • 23/01/2022 –Auxiliar de Necropsia (realizada)
  • 30/01/2022 – Inspetor (realizada)
  • 06/02/2022 – Técnico de Necropsia (realizada)
  • 13/02/2022 – Investigador Policial

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


14 de Fevereiro de 2022

Tudo que sabemos sobre:

gabarito extraoficial