Até que me convençam do contrário, SEFAZ-MT é o concurso do ano! Dentre os conhecimentos específicos, o da disciplina de Tecnologia da Informação terá 20 questões. Além do tópico de Gestão de Projetos de TI, essa disciplina ainda aborda: Sistemas de Informação, Fundamentos de Banco de Dados, Ciência de Dados e Segurança da Informação.
No post de hoje, vou destrinchar o tópico de Gestão de Projetos de TI do edital do concurso da SEFAZ-MT. E tentar demonstrar como eu, com meu material aqui no Gran, posso lhe apoiar na sua preparação.
O tópico de Gestão de Projetos de TI tem 7 grandes partes: (1) Ciclo PDCA; (2) Gerência de projetos; (3) PMBOK 6; (4) COBIT 2019; (5) ITIL 4; (6) Gerenciamento de processos de negócio; (7) Modelagem de processos em BPMN; (8) Decision model and notation (DMN).
O primeiro assunto é o tradicional ciclo PDCA, acrônimo em inglês para Plan (planejar), Do (fazer), Check (checar) e Action (agir), é um método iterativo de gestão, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. A imagem a seguir, que uso em minhas aulas, resume para você as principais atividades do ciclo PDCA.
O segundo assunto diz respeito à gerência de projetos. Gerência de projetos foi assunto de meu primeiro post no blog do Gran, há algum tempo: https://blog.grancursosonline.com.br/coluna-ti-em-foco-gerencia-de-projetos/ . O foco aqui é conhecer as etapas do ciclo de vida do gerenciamento de projetos (https://blog.grancursosonline.com.br/t-i-em-foco-ciclo-vida-projetos/) e as áreas de conhecimento que são 10: integração, escopo, cronograma, custo, qualidade, recursos, comunicações, riscos, aquisições e partes interessadas do projeto.
Na sequência, vem o PMBOK 6, que detalha e, por sorte, limita o escopo do conteúdo cobrado neste edital. Na minha página principal do blog do Gran (https://blog.grancursosonline.com.br/author/fernando-escobar/), você vai encontrar um post meu para cada uma das áreas de conhecimento, com questões resolvidas, dicas e muito mais. Aproveite!
O COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology) é um framework globalmente reconhecido para governança e gestão de tecnologia da informação, sendo a 2019 sua versão mais recente. O COBIT 2019 fornece um conjunto abrangente de práticas e modelos para ajudar as organizações a alcançar seus objetivos de negócio por meio do uso eficaz e eficiente da tecnologia.
Já o ITIL 4, o próximo assunto deste tópico, é a mais recente versão do framework ITIL (Information Technology Infrastructure Library), que fornece um conjunto de boas práticas para gerenciamento de serviços de TI. O ITIL 4 foi projetado para ajudar as organizações a criar uma cultura centrada no valor do serviço, fornecendo orientações para toda a jornada do serviço, desde a estratégia até a entrega e melhoria contínua. O ITIL 4 é baseado em quatro dimensões do gerenciamento de serviços – organização e pessoas, informações e tecnologia, parceiros e fornecedores, e valor do serviço – e inclui sete princípios de gerenciamento de serviços que orientam o comportamento das organizações e indivíduos envolvidos na entrega de serviços de TI.
Avançando, chegamos à tríade dos processos de negócios. Sobre gerenciamento de processos de negócios (BPM, na sigla em inglês), você vai encontrar praticamente um post meu sobre cada um dos capítulos do CBOK. Além, é claro, de meu curso de CBOK 4.0 aqui no Gran. E gerenciamento de processos de negócios, aplicado ao setor público, tem tudo a ver – a melhoria nos processos de trabalho é necessidade em toda a administração pública!
Quanto às notações, BPMN é a vitoriosa da “batalha das notações”! O CBOK lista diversas notações para modelagem de processos de negócios, entretanto, a mais adotada é a BPMN, sendo cobrada até de forma específica nos editais. E BPMN mereceu bastante atenção minha. Tenho curso específico aqui no Gran, além de uma série de posts no Blog explicando e resolvendo questões sobre os principais elementos da notação.
Por fim, o assunto de DMN, ou Decision model and notation, que foi tema de aulas específicas gravadas por mim aqui para você no Gran. Assunto bem atual, que também foi objeto de um post aqui no Blog <https://blog.grancursosonline.com.br/dmn-na-sefaz-mt-e-muito-alem/>.
Tudo isso para mostrar a você que os assuntos de gestão de projetos de TI para o edital da SEFAZ-MT, exceto por COBIT e ITIL que não gravei material aqui no Gran, de resto, são cobertos por minhas aulas, posts e conteúdos.
Conte comigo para apoiar a sua preparação!
Bons estudos!
Fernando Escobar
Doutorando em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho, em Portugal, com pesquisas relacionadas a gestão de projetos/processos, transformação digital e blockchain aplicados ao setor público.
Mestre em Computação Aplicada pela Universidade de Brasília (UNB), com linha de pesquisa em Gestão de Riscos. Também possui Especialização em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
Entre 05/2010 e 07/2016, como Servidor Público Federal, foi Analista em Tecnologia da Informação, vinculado à Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).
Desde 08/2016, é Servidor da Justiça Federal, do cargo de Analista Judiciário, especialidade Informática, do quadro do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1a Região.
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa