Gestão de Talentos: entenda o que é e sua importância!

Gestão de talentos é uma área muito importante para diversas empresas, pois é o setor responsável pela manutenção de profissionais de qualidade dentro da organização: entenda!

Avatar


28 de junho5 min. de leitura

Você já deve ter ouvido falar de gestão de talentos, seja na busca de um emprego ou recolocação profissional. Essa é uma área geralmente ligada ao setor de Recursos Humanos (RH) de uma empresa, mas impacta diretamente em todas as áreas de um negócio. Acompanhe o artigo para descobrir ou navegue pelo indice:

Quem é graduado ganha mais. Ponto.

Você sabia que profissionais com ensino superior ou especialização ganham até 225% a mais nas iniciativas pública e privada?

Aqui na Gran Faculdade, mais de 50 mil alunos encontraram diversas oportunidades para alavancarem suas carreiras através de cursos nota máxima no MEC e com a qualidade de aprendizado do Gran que é reconhecida por todo o Brasil.

Se você quer conhecer os cursos que podem te ajudar a ganhar mais através de um ensino democrático e tecnológico, assista a live que vai acontecer no dia 10/07, às 10h, no nosso canal do YouTube.

Para participar, inscreva-se abaixo:


O que é gestão de talentos?

Segundo a Gupy, uma das principais plataformas de busca de emprego do país, gestão de talentos é:

um compromisso estratégico e profundo das organizações atuais e dos profissionais de recursos humanos em atrair, desenvolver e reter os melhores profissionais do mercado.

Dessa forma, Gestão de talentos é o compromisso de um negócio em atrair, formar e gerir os melhores talentos profissionais em diversas áreas. Uma pesquisa feita pela Hackett Group em 2007 já apontava que empresas que apostaram na gestão de talentos faturaram quase 20% mais que os concorrentes.

Dessa forma, a gestão de talentos é responsável por fazer a manutenção e contratar bons colaboradores para que uma empresa cresça de forma saudável.

Qual é o objetivo da gestão de talentos?

Atualmente, a gestão de recursos humanos vive um momento de destaque no mercado. Os profissionais estão buscando e priorizando cada vez mais a busca por empregos de qualidade, onde se sintam valorizados e tenham oportunidade de se desenvolver.

Esse é o objetivo da gestão de talentos: garantir que uma empresa ou instituição tenha profissionais dedicados e interessados em desenvolver suas carreiras. Ao mesmo tempo, faz com que eles se sintam motivados e interessados em continuar na empresa.

Dessa forma, a gestão de talentos atua em algumas atividades:

  • Buscar: encontrar bons profissionais que estejam alinhados com o objetivo e perfil do negócio.
  • Atrair: fazer com que a empresa tenha atrativos que a façam ser uma boa escolha para o candidato.
  • Selecionar: filtrar e escolher profissionais que sejam realmente qualificados.
  • Treinar: garantir que os profissionais se adaptem ao negócio da melhor forma.
  • Reter: promover ações, salários, benefícios e incentivos de desenvolvimento de carreira e profissionais para que não deixem a empresa.
  • Promover: garantir o crescimento profissional do colaborador.

Qual a importância da gestão de talentos?

Alguns tópicos relacionados a gestão de talentos se mostram importantes:

  • Contratar bons profissionais de acordo com o perfil da empresa;
  • Garantir uma boa adaptação dentro da cultura organizacional;
  • Diminuir o número de entradas e saídas de profissionais;
  • Economizar com rescisões e contratações;
  • Melhorar a imagem da empresa.

Como fazer a gestão de talentos?

Para garantir uma boa gestão de talentos, é preciso que a instituição trabalhe alguns pontos em geral. Afinal, bons profissionais devem atuar em todos os setores:

Felicidade no trabalho

O primeiro ponto é garantir que o índice de felicidade no trabalho. Conforme aponta a Unidade de Recursos Humanos do Governo do Estado de São Paulo:

Estar feliz é a motivação para quase todas as ações humanas e, em grande parte, determina as conquistas obtidas. E isso faz com que as pessoas sejam impulsionadas a agir, sem medir esforços, na busca da auto-realização, imbuídas por sentimentos positivos e mais assertivos, com equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Pessoas felizes tendem a ser mais otimistas, têm menos chances de adoecerem, são mais produtivas, sociáveis, confiantes e criativas.

Salário e benefícios

Outro ponto importante na gestão de talentos é a garantia de bons salários e benefícios dentro da organização. Afinal, por mais felizes que sejamos dentro do trabalho, um salário justo e benefícios que garantam segurança são valiosos para qualquer colaborador. Essa é uma das principais formas de valorização profissional, retenção e gestão de talentos.

Crescimento

O próximo ponto super importante da área de gestão de talentos é o crescimento. Mostrar para o colaborador que ele é valorizado e tem para onde crescer dentro da empresa é fundamental: isso motiva o trabalho para que ele busque avançar na carreira e se desenvolver profissionalmente.

Cultura da empresa

Por fim, um outro ponto de destaque na gestão de talentos é a cultura da empresa. Isso diz respeito a práticas que reflitam o acolhimento e o perfil profissional do negócio. É o caso por exemplo de ações relacionadas à diversidade e inclusão, formações voltadas para habilidades interpessoais e também ações alinhadas com o campo de atuação do negócio.

Quais áreas a gestão de talento deve atuar?

Ainda que esteja mais ligada ao setor de recursos humanos, a gestão de talentos deve fazer parte de todas as áreas. Como vimos, a busca por bons profissionais afeta todos os setores de um negócio. Afinal, para que uma empresa cresça de forma saudável, é preciso contar com bons talentos humanos em diversos cargos.

Quais são os desafios futuros de gestão de talentos?

Os desafios da gestão de talentos são diversos, principalmente pensando num mundo cada vez mais conectado e digitalizado. Os principais são:

  • Atração e seleção de talentos: o desafio de encontrar bons profissionais é cada vez maior, afinal, a área de gestão de talentos vem crescendo em diversas empresas. Isso deixa o mercado mais competitivo.
  • Digitalização: o mundo está cada vez mais tecnológico e digitalizado. Dessa forma, é preciso estar atento às diversas tecnologias para otimizar os processos de gestão de talentos sem perder a humanização.
  • Treinamento e Desenvolvimento: desenvolver ações e atividades formativas para capacitação, investimento em educação e desenvolvimento de habilidades técnicas é um desafio constante.
  • Feedbacks: avaliações são essenciais para uma boa gestão de talento. Isso alinha expectativas entre empresa e colaboradores.

Como trabalhar com gestão de talentos?

Para atuar na área de gestão de talentos é necessário ter um curso de graduação ou pós-graduação em alguma área relacionada a ciências humanas, gestão de recursos humanos ou administração em geral.

O curso de Gestão de Recursos Humanos oferecido pela Gran Faculdade tem como objetivo formar gestores competentes, tanto do ponto de vista ético quanto técnico, aptos para atuar no mercado, no desenvolvimento de pessoas e na estratégia de negócios.

Outro ponto relevante é que você poderá exercer a profissão em um curto período, uma vez que o tecnólogo em Gestão de RH tem apenas 2 anos de duração.

A formação oferecida pelo Gran proporciona um avançado método de ensino e conteúdos em dia com as práticas de mercado, logo formamos gestores requisitados, com competências críticas e pensamento estratégico.

Vem pra Gran Faculdade!

O Gran Cursos Online começou lá em 2012 e, desde então, vem mudando a vida de diversas pessoas. Nesses 10 anos de existência, construímos uma renomada reputação enquanto instituição de ensino:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por cinco anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC
  • Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital o mais inovadora do Brasil?
Clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM 

Avatar


28 de junho5 min. de leitura