História de Sucesso: Aluna do Gran Cursos é aprovada em 8º lugar no concurso do DEPEN!

Concurso

Aprovada do concurso do DEPEN para Agente Penitenciário Federal

“Não tem segredo. Passar em concursos requer estudo, organização, dedicação e foco. Acredite em si mesmo, não se preocupe com o tempo que irá demorar. Não olhe para os anos de estudo, não olhe para as reprovações, não olhe para as dificuldades. Olhe para as evoluções, olhe lá no fim da caminhada, você tomando posse e conquistando seus sonhos’’. Essas são palavras da ex-aluna do Gran Cursos Núbia Silva, que foi aprovada, com muito louvor, em 8° lugar no concurso do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN).

Os sacrifícios enfrentados por Núbia foram vários, mas segundo a própria concurseira, todo esforço vale a pena! E ela tem razão, pois poderá desfrutar da estabilidade financeira, dos proventos na aposentadoria, da ascensão profissional por mérito, da valorização da carreira, entre vários outros benefícios que o serviço público pode proporcionar.

A concurseira é prova de que para conseguir todas as vantagens da carreira público é preciso, antes de tudo, estar disposto a tomar decisões que farão toda a diferença em sua vida. “Meu primeiro emprego foi no serviço público. Adiei a faculdade e me dediquei inteiramente aos concursos públicos. Nunca me arrependi disso. Ao todo fui aprovada em 8 concursos, sendo convocada em dois (BrB e Ministério da Fazenda). Mesmo assim não parei de estudar, pois almejava coisas melhores. Passava cada vez mais perto do número de vagas, até que consegui ser aprovada em 8º lugar no concurso do DEPEN como agente penitenciário federal”.

“Estudei boa parte da minha vida em escola pública. O fato de estudar em escola pública, particular ou de já ter um curso superior não determina se você passará logo em um concurso público ou não. Os fatores determinantes são: esforço, organização, dedicação e perseverança. Ao terminar o ensino médio, decidi me dedicar aos concursos. No começo foi difícil, estava meio perdida, não sabia por onde começar. Foi então que decidi entrar em um cursinho preparatório para concursos, a fim de ter uma boa base para o início dos estudos. Conversava bastante com pessoas já aprovadas, pegava bastantes dicas e as aplicava no meu dia a dia”.

Perseverança e bom ânimo

“Núbia conta que é muito importante manter-se motivado e não desistir em meio a fracassos e derrotas momentâneas.  “Para conseguir a minha primeira aprovação foram um ano e meio de estudos. Nunca pensei em desistir, por mais que demorasse sabia que chegaria minha vez. Só não passa quem desiste. Cada um tem seu tempo. Tem gente que passa com seis meses, com um ano, com dois anos ou até mesmo com quatro anos de estudos. Havia momentos em que chorava, ficava triste, me sentia pra baixo, mas desistir jamais. Cada reprovação, cada aprovação no cadastro de reserva, cada tombo me fizeram ter mais força, mais garra para continuar. Não via como derrota, via como mais um aprendizado e experiência, para melhorar aquilo que precisava. Fui me aperfeiçoando com cada reprovação, até que colhi os frutos de tamanho esforço. Também procurei ajuda de um coaching (Márcio Michelli), ele sem dúvidas me ajudou bastante em minha aprovação”.

 “Fiz bastantes provas, mesmo aquelas em que não queria tomar posse. É uma forma de treinamento, de trabalhar o lado emocional na hora da prova. O nervosismo muitas vezes atrapalha os mais sábios. Por isso é importante esse contato constante com provas. Você acaba se acostumando, ganha conhecimento e experiência”.

Renúncia e dedicação

“Durante a preparação, praticamente não tinha vida social. É claro que o descanso, o lazer, os exercícios físicos e uma boa noite de sono são essenciais. Mas há prioridades. Só saía aos domingos à noite, estudava oito horas por dia, pois não trabalhava e praticamente não saía de casa. A vida era estudar, estudar e estudar, mas sem deixar de lado, é claro, a saúde mental e física”.

“Após ter sido aprovada e começar a trabalhar, passei a estudar 4 horas por dia. Os amigos acabam se afastando, é inevitável. Muitas pessoas não entendem a vida de concurseiro. É uma tarefa árdua, mas no final vale a pena”.

Métodos e a importância dos exercícios

Dominar todas as matérias nem sempre é possível, tendo em vista o quantitativo de questões que, geralmente, os grandes editais trazem. A aprovada fala sobre as disciplinas consideradas ‘’chatas’’ até sua aprovação e enfatiza a importância dos exercícios.  “Quando se tem dificuldade em certa matéria, deve-se priorizá-la, foi o que sempre fiz. Fazia bastantes provas e exercícios, e com base neles percebia de que fontes a banca tirava as questões. É importante ter uma boa base de estudos, mas isso a gente só ganha com bastante exercício e resolução de provas. Tinha dificuldade em gestão de pessoas. Como sempre dei prioridade, quer nos exercícios, quer nas teorias, hoje lido bem com a matéria e gosto”.

“Eu lia a teoria, fazia resumos das principais partes e, após terminar a teoria e os resumos, focava apenas nos exercícios e, semanalmente, dava uma re-leitura nos resumos. Mas, o foco principal sempre foi nos exercícios, foram eles que me fizeram ir tão bem na prova”.

“Na última semana, sempre dava uma acelerada nos estudos. Fazia uma revisão geral. Fazia uma bateria de exercícios, revisava algumas teorias. Inclusive na véspera de prova sempre estudei e isso nunca me atrapalhou, muito pelo contrário, me lembrava de várias coisas que provavelmente teria esquecido caso não tivesse lido. No dia da prova é essencial descansar, até para não ir cansado para prova. A mente deve estar limpa, livre e descansada”.

Dificuldades

“O mais difícil foi abdicar de muitas coisas (vida social, lazer etc) e, principalmente, lidar com a ansiedade. Além daquela pergunta que sempre fazemos pelo menos uma vez na vida (“será que não chegará a minha vez?”), também tem o fato de muitas pessoas te colocam pra baixo, tentar te desmerecer ou mesmo te desanimar. Mas a minha vontade de vencer sempre foi maior. Nunca deixei ninguém me puxar pra baixo nem dizer do que sou capaz, pois eu sempre soube do meu potencial. Acreditar em si mesmo faz toda a diferença, mesmo que as circunstâncias sejam desfavoráveis. Sempre me apeguei muito a minha família e a Deus, que foram meus ponto-chaves na aprovação”.

A importância da do Gran Cursos

“O Gran Cursos foi fundamental em minha preparação. Fiz curso de redação (tirei nota máxima na redação do DEPEN), cursos específicos, aulões. Os professores e o curso tiveram participação em minha aprovação, tanto no repasse de conhecimentos, quanto nas dicas e no apoio moral que sempre nos deram, principalmente nas vésperas de provas”.

Mensagem de otimismo para quem deseja ingressar no serviço público

“Não tem segredo. Passar em concursos requer estudo, organização, dedicação e foco.

“Não dá para atirar para todos os lados. Foque em um concurso ou em concursos que tenham matérias parecidas, assim você pode aproveitar as matérias. Ah, não deixe de cuidar da saúde física e mental; estudo é importante, mas descanso também. Abdicar de algumas coisas que nos tomam tempo e que são de pouca importância também é essencial na organização dos estudos. Faça bastantes exercícios e provas, conheça a banca examinadora. Saia de perto de pessoas negativas e, acima de tudo, não compartilhe seus sonhos com qualquer pessoa. Compartilhe apenas as vitórias, quando conquista-las. Acredite em si mesmo, não se preocupe com o tempo que irá demorar. Não olhe para os anos de estudo, não olhe para as reprovações, não olhe para as dificuldades. Olhe para as evoluções, olhe lá no fim da caminhada, você tomando posse e conquistando seus sonhos. Se apegue a Deus ou a qualquer religião que tenha, isso é importante. E, acima de tudo, continue com foco, não desanime, não desista. Falta pouco para você também chegar lá”.

Gostou do que você leu? Conheça mais histórias de aprovados AQUI.

Mude seu futuro também! Conheça nossos cursos online e matricule-se agora mesmo.

– Mais de 10.000 videoaulas sob demanda; 1.500 cursos por pacote, por matéria ou extensivos; 25 anos de tradição em concursos.
g online

Participe dos nossos grupos de estudos no facebook e fique por dentro de todas as novidades do mundo dos concursos.

grupos gran 2015

1 comentário

1 Comentário

  1. Avatar

    RONALDO ROSA COELHO

    19/06/2018 12:45em12:45

    opa boa tarde estou nos estudo pra pcgo deste anao mais em agosto vou me matricular com vcs pra concursso de agente penitenciario federal

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo