Interpretação de texto para concurso: Dicas de interpretação para se dar bem na prova

Avatar


09 de abril3 min. de leitura

Interpretação de Texto

Na preparação para um concurso público, muitos acabam optando por dar mais atenção às matérias específicas, como Direito e outras de mais destaque referentes à prova. Essa prática acaba fazendo com que algumas disciplinas, julgadas de menor expressão, mas de grande importância para o resultado no concurso, sejam esquecidas, prejudicando o/a concurseiro/a. Possuir uma boa compreensão e interpretação de texto é essencial para o seu sucesso, por isso, dê a devida atenção a ela.

Os concursos exigem muita interpretação de texto. Nas provas objetivas, o que não faltam são textos que precisam ser analisados para que se possa responder a questão de forma correta. Eles estão ali para testar a sua capacidade de leitura, compreensão e interpretação. Dessa maneira, a sua atenção se torna muito importante para você não se perder.

Muitos candidatos/as, mesmo dominando o assunto abordado, erram a questão por não conseguirem interpretar o que a banca quis passar em uma determinada questão da prova.

Os concursos públicos são muito concorridos, ou seja, qualquer ponto a menos ou a mais na correção faz toda a diferença no resultado. Saber interpretar uma questão acaba sendo um diferencial na hora de dar a resposta. Muitos alunos já perderam pontos preciosos por não entenderem o que a banca quis passar. Pensando em melhorar o seu resultado, o Gran Cursos Online vai ensinar algumas técnicas de interpretação de texto.

Interpretação de texto: como fazer?

Mantenha o foco

São muitos alunos que têm dúvidas e não sabem como interpretar um texto. A primeira dica é ter muita atenção no momento da leitura. Procure ler e reler o texto pedido, seja de apoio ou a própria questão. Tenha calma e identifique os pontos mais importantes – é válido destacá-los de alguma forma, com caneta, lápis ou marca-texto. Dessa maneira, você já saberá do que se trata o assunto proposto e conseguirá destrinchá-lo melhor.

O texto sempre terá a visão do autor

O que muitos alunos fazem e acabam se atrapalhando é quando deixam as próprias ideias prevaleceram sobre as do autor. Leia com calma e tente entender o que o autor está querendo dizer com aquilo, mas lembre-se que aquele não é um texto escrito por você.

Ter o hábito de ler é fundamental

Leitura e interpretação de texto caminham lado a lado. Ter o hábito de ler não só ajuda com a escrita como fortalece a sua capacidade de interpretar. Para garantir o seu sucesso nesse quesito nos concursos, nunca deixe a leitura de lado e, durante a prova, leia e releia quantas vezes forem necessárias. Pergunte a si mesmo se você já está apto a responder a questão ou se será preciso compreender melhor o que querem transmitir.

O dicionário precisa estar com você durante os estudos

No momento dos estudos, é essencial ter um dicionário em mãos. Isso ajuda quando você se deparar com alguma palavra que não faz parte do seu vocabulário. Ela pode fazer diferença em sua interpretação, caso você a desconheça e simplesmente a deixe passar. Além disso, o dicionário ajuda no seu conhecimento de novas expressões, facilitando a sua leitura.

Compreensão e interpretação de texto: tenha atenção na hora de fazer

A falta de concentração prejudica muito

A falta de atenção costuma ser o principal motivo da dificuldade na interpretação e compreensão de texto. Quando se faz uma leitura sem estar totalmente envolvido e concentrado, as ideias começam a dispersar. Mantenha o foco no que está lendo – caso se perca, retorne e recomece.

Praticar melhora a sua interpretação

Se tiver dificuldade de concentração, comece a praticar. Pegue textos que sejam do seu interesse, faça a leitura e procure interpretá-los. Não deixe que nada desvie a sua atenção daquilo que está fazendo. Com bastante treino, você acaba criando esse hábito, e quando perceber, vai estar acostumado a focar no que está lendo sem se perder.

Interpretação de texto para concursos: dicas

Conheça a banca organizadora

Para se sair bem na interpretação de texto para concurso é muito importante conhecer a forma que a banca organizadora costuma aplicar os textos. No Gran Cursos Online, é possível ter acesso a questões de concurso já encerrado. Dessa maneira, é possível conhecer melhor qual o estilo da banca, o que facilita a sua interpretação durante a prova.

Mantenha a calma durante a prova

Não se desespere diante de alguma questão. Algumas vezes você irá se deparar com textos grandes e que requerem uma interpretação mais apurada. Procure manter a calma, mesmo quando aquela sensação negativa insistir em aparecer. Caso isso aconteça, respire fundo e mantenha o foco. O desespero está ligado ao erro de alguma forma.

Leia e releia o texto de apoio

Faça uma leitura prévia do texto, assim, você já consegue ter uma noção de qual é a ideia geral. Depois, parta para uma leitura mais aprofundada do conteúdo, refletindo sobre tudo aquilo que a banca quer transmitir. Faça as anotações que julgar necessário e comece a pensar em qual deve ser a resposta que melhor se encaixa.

Prepare-se da melhor forma com o curso para concurso do Gran Cursos Online. Nossos especialistas são capacitados nas áreas em que atuam e você pode absorver tudo o que precisa sobre compreensão e interpretação de texto de cada banca organizadora. Dessa forma, você sairá na frente dos seus concorrentes.

Avatar


09 de abril3 min. de leitura