Lei 11.079 para concursos: como estudar? Saiba mais!

Desvende a Lei 11.079 (Lei das PPPs) para concursos públicos e gabarite todas as questões com o material gratuito e esquematizado do Gran! Veja como garantir o seu!

Avatar


19 de julho3 min. de leitura

Também conhecida como Lei das PPPs, a Lei de parcerias público-privadas é muito cobrada em concursos públicos! Acompanhe o artigo para descobrir como estudar a Lei 11.079 para concursos, baixando o material gratuito e esquematizado do Gran! Além disso, confira também alguns exemplos de como a matéria pode ser abordada em questões de concurso!

 

Lei 11.079 para concursos: pontos importantes

A Lei de parcerias público-privadas foi criada para auxiliar a Administração Pública, possibilitando uma realização mais eficiente de serviços e obras que não podem ser completamente realizadas apenas pelo poder público. Assim, criam-se parcerias com empresas privadas. A Lei das PPS está muito relacionada com outras legislações, como a Lei de Licitações.

Para estudar a lei 11.079 para concursos (Lei PPPs)  é preciso ficar atento à alguns pontos. Confira abaixo os principais!

  • A Parceria Pública-Privada é diferente da concessão comum e privatização;
  • O valor do contrato para uma parceria público-privada  não pode ser inferior a 10 milhões de reais;
  • Contrato extenso que pode durar de 5 a 35 anos e deve prever penalidades (caso os serviços e/ ou obras não sejam concluídos como esperado), formas de remuneração previstas, garantias de execução e critérios de avaliação;
  • O pagamento só pode ser realizado depois que os serviços ou obras forem concluídas.

Lei 11.079 para concursos: estude com material gratuito!

Para compreender melhor as aplicações da Lei 11.079 em concursos públicos, que tal conferir o material exclusivo e gratuito do Gran? Elaborado pelo professor especialista Renato Borelli, nele você poderá compreender a Lei das PPS de maneira mais clara e esquematizada, ficando por dentro dos principais pontos!

Lei 11.079 para concursos: pontos importantes 

Baixe a Lei 11.079 para concursos gratuita e esquematizada! 

Lei das PPPs em concursos: como é cobrada em questões?

A cobrança da Lei das PPPs em concursos públicos costuma exigir o amplo conhecimento do texto integral da lei. Dessa forma, a aplicação costuma ser direta. Além disso, ela também poderá ser relacionada com outras legislações semelhantes, como é o caso da Lei de Licitações!

Estudar a Lei 11.079 por questões comentadas poderá te auxiliar a não apenas avaliar seu desempenho e compreensão da matéria, como também favorecer rotinas de revisão, essenciais para o bom desempenho em concursos públicos!

Veja abaixo um exemplo de questão comentada:

2019. VUNESP – TJ RJ – Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro – Juiz Substituto

A respeito da concessão ou permissão de serviços públicos, assinale a alternativa correta.

(A). Admite-se a rescisão amigável de contratos de concessão comum ou patrocinada, por razões de interesse público, de alta relevância e amplo conhecimento, justificadas pela máxima autoridade do ente contratante, mediante homologação judicial.
(B). Incumbe ao Poder Concedente declarar de utilidade pública os bens necessários à execução do serviço ou obra pública e promover diretamente as desapropriações, cabendo à concessionária responsabilizar- se pelas indenizações decorrentes.
(C). A sustentabilidade financeira e vantagens socioeconômicas dos projetos constituem diretriz de contratação de parcerias público-privadas.
(D). A transferência de concessão ou do controle societário da concessionária sem prévia anuência do Poder Concedente implicará a encampação da concessão.
(E). Antes da celebração do contrato, deverá ser constituída sociedade de propósito específico, vedada a aquisição da maioria do seu capital votante pelo ente contratante ou por instituição financeira controlada pelo Poder Público, em qualquer caso.

Resposta comentada 

Gabarito: Letra C

A – Alternativa errada. O art. 35 da lei de concessão (8.987/95) enumera as formas de extinção desse tipo de contrato. Dentre elas, admite-se a rescisão por culpa do poder concedente, quando ocorrer ao descumprimento das normas contratuais pelo poder que concedeu a concessão. Neste caso, a concessionária poderá propor ação judicial para rescindir o contrato e obter uma justa indenização dos danos decorrentes da extinção do contrato. Não cabe rescisão amigável;

B – Alternativa errada. O art. 29, IX, da lei 8.987/95, estabelece que a desapropriação feita diretamente pelo Poder Concedente, será por este indenizada. Quando a desapropriação ocorrer mediante outorga de poderes à concessionária, neste caso, então, a indenização será por conta dela;

C – Alternativa correta. A lei determina quais são as diretrizes.  O art. 4º, inciso VII, da Lei Federal nº 11.079/04 estabelece as diretrizes de contratação das PPPs;

D – Alternativa errada. O instituto da encampação ocorrerá quando o Poder Concedente retomar o serviço público enquanto na vigência do contrato de concessão, haja vista o interesse público na extinção contratual. Será feita mediante lei e caberá indenização;

E – Alternativa errada. O erro dessa alternativa está na frase “em qualquer caso”. A regra é que a concessão será por parte pessoa jurídica privada (pessoa jurídica e consorcio de empresas). Alguns casos, será realizada por Empresas Públicas ou Sociedades de Economia Mista, como é o caso, pro exemplo, da SABESP do Estado de São Paulo.

*Resposta pelo professor Kuyfferson Juan Godoi da equipe Gran! 

Viu como fica mais fácil compreender o conteúdo dessa forma? Esse é um exemplo de questão que você pode encontrar na plataforma Gran Cursos Questões! Já contamos com um acervo de milhares de questões de concurso comentadas, prontas para serem respondidas!

Além disso, na plataforma você também poderá resolver questões inéditas, formuladas pela equipe pedagógica do Gran para simulados exclusivos e voltados para a conquista de diversos cargos!

Continue resolvendo questões gratuitas e comentadas sobe a Lei 11.079 no Gran Questões! 

Lei 11.079 para concursos: dicas para gabaritar questões!

Agora que você já tem a sua Lei das PPPS esquematizada em mãos e um site exclusivo para resolver itens e registrar o seu desempenho, que tal conferir algumas dicas em vídeo com a professora Ana Paula Blazute aqui do Gran? Confira abaixo:

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


19 de julho3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

gran cursos questões