Lei 9.455/97: tudo sobre os crimes de tortura

Avatar


10 de setembro2 min. de leitura

Atenção, concurseiro! Se você sonha em seguir carreira pública como Juiz, Delegado, Promotor de Justiça, Defensor, Procurador e áreas afins, ter conhecimento sobre a Constituição Federal é indispensável, considerando que é um dos assuntos mais cobrados nas provas de concurso público. 

Uma das leis que costumam ser pauta nos certames, como os da OAB, por exemplo, é a Lei nº 9.455, de 7 de abril de 1997, que dispõe sobre os crimes de tortura e quais ações os caracterizam.

 Lei 9.455/97: veja os principais artigos

Art. 1º – Constitui crime de tortura:

I – constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental:

a) com o fim de obter informação, declaração ou confissão da vítima ou de terceira pessoa;

b) para provocar ação ou omissão de natureza criminosa;

c) em razão de discriminação racial ou religiosa.

II – submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo.

Pena: reclusão de dois a oito anos.

§ 1º – Na mesma pena incorre quem submete uma pessoa presa ou sujeita à medida de segurança a sofrimento físico ou mental, por intermédio da prática de ato não previsto em lei ou não resultante de medida legal.

§ 2º – Aquele que se omite em face dessas condutas, quando tinha o dever de evitá-las ou apurá-las, incorre na pena de detenção de um a quatro anos.

§ 3º – Se resulta lesão corporal de natureza grave ou gravíssima, a pena é de reclusão de quatro a dez anos; se resulta morte, a reclusão é de oito a 16 anos.

§ 4º – Aumenta-se a pena de um sexto até um terço:

I – se o crime é cometido por agente público;

II – se o crime é cometido contra criança, gestante, portador de deficiência, adolescente ou maior de 60 anos (redação dada pela Lei nº 10.741, de 2003)

III – se o crime é cometido mediante sequestro.

§ 5º – A condenação acarretará a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada.

§ 6º – O crime de tortura é inafiançável e insuscetível de graça ou anistia.

§ 7º – O condenado por crime previsto nesta lei, salvo a hipótese do § 2º, iniciará o cumprimento da pena em regime fechado.

Inicie sua preparação com o Gran!

Prepare-se com a gente! O Gran Cursos Online dispõe de materiais de estudo diversos e exclusivos. Além disso, nossos alunos contam com o suporte de professores capacitados e especializados. Estudando com antecedência, você terá mais chances de garantir a sua tão sonhada vaga.

Por isso, continue acompanhando nosso site para ficar atualizado sobre os principais assuntos que costumam aparecer nos certames, como a Lei Maria da Penha, por exemplo.

Aqui, você também fica por dentro de todos os concursos abertos e previstos pelo país em variadas áreas, para não perder nenhuma oportunidade de iniciar sua carreira no setor público ou para se dar bem na prova da OAB.

 

Avatar


10 de setembro2 min. de leitura