Entenda mais sobre a Lei de Arbitragem (9.307/1996)!

A Lei de Arbitragem (9.307/1996) costuma ser cobrada na Prova OAB, por isso confira nosso conteúdo e entenda as regras dessa lei!

Por
2 min. de leitura

Lei de Arbitragem (9.307/1996)

Entenda mais sobre a Lei de Arbitragem (9.307/1996)!

Lei de Arbitragem (9.307/1996)

A prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) costuma despertar a ansiedade e tirar o sossego dos bacharéis em direito, e isso não é à toa. Além de confirmar se o candidato possui as habilidades necessárias para ser um bom profissional, apenas com a aprovação nesta avaliação é possível atuar como advogado.

Mas fique tranquilo, pois se dedicando aos estudos e focando seus esforços nas matérias corretas as chances de aprovação aumentam consideravelmente. Para ficar sabendo de todas as informações importantes para a prova da OAB, fique sempre ligado aqui, no Gran Cursos Online.

Além de divulgar todas as notícias da OAB, você pode começar a estudar hoje, com o melhor curso preparatório. Nós oferecemos professores especializados na área, assim como os melhores materiais de estudo, para que você se dê bem na prova. Aqui, você ainda fica sabendo quais são os conteúdos que costumam aparecer na prova, como, por exemplo, a Lei de Arbitragem. Você sabe do que se trata esta legislação?

Lei de Arbitragem (9.307/1996): fique ligado!

Esta lei, vigente no país desde 1996, determina as regras para a solução de conflitos entre terceiros, sendo bastante utilizada nos dias atuais, já que facilita muito que diversos problemas sejam resolvidos de forma simples, sem precisar envolver o Poder Judiciário.

Sua popularidade é um dos principais motivos pelos quais esta lei costuma aparecer na prova da OAB, já que ela poderá ser muito usada no dia a dia do profissional, dependendo da área do direito em que ele irá atuar. Por isso, a OAB visa, por meio de questões com este conteúdo, comprovar se o bacharel está realmente preparado.

Mas, afinal, o que é arbitragem? No âmbito do direito, arbitragem é o nome que se dá a situações nas quais os conflitos são resolvidos sem a intervenção do Poder Judiciário. Nestes casos, quem resolve os conflitos é uma pessoa de confiança, determinada pela escolha das partes envolvidas no conflito, chamada de árbitro. Seguindo os preceitos da Lei 9.307/1996, a pessoa irá analisar todos os fatores e argumentos envolvidos e dar a sua sentença arbitral.

Os conflitos resolvidos pelas leis de arbitragem podem ser vários, como dívidas e outros conflitos econômicos, problemas com contratos, causas trabalhistas, causas de responsabilidade civil, direitos do consumidor e até mesmo brigas entre vizinhos.

Entretanto, existem situações que não podem ser resolvidas utilizando as leis de arbitragem e necessitam da intervenção da Justiça, como, por exemplo, causas que envolvam direito tributário, direito penal ou direito de família e sucessões. Na verdade, apenas conflitos considerados simples devem ser resolvidos usando esta lei, e as partes interessadas devem comprovar que são capazes.

Lei de Arbitragem (9.307/1996): comece a se preparar!

A Lei 9.307/1996 é muito útil para resolver de forma justa vários tipos de problemas, mas lembre-se de que não é qualquer conflito que pode ser decidido desta maneira.

Com o Gran Cursos Online, você fica por dentro de todo o conteúdo que pode ser cobrado na prova da OAB, como a Lei de Arbitragem e a Lei 8.072/1990, por exemplo, e inicie seus estudos hoje mesmo, contanto com a ajuda de professores experientes e os melhores materiais de estudo.

Por
2 min. de leitura