Lei de cotas raciais passará por nova votação no Senado

A atual lei de cotas raciais para concursos públicos (Lei n° 12.990/2014) perderá a sua vigência a partir do dia 10 de junho. Assim, uma nova lei é necessária para que seja mantida a reserva de vagas para pessoas pretas e pardas, indígenas e quilombolas. Saiba mais!

Por
1 min. de leitura

Aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) em 24 de abril de 2024, o novo projeto de lei de cotas raciais para concursos públicos (PL 1.958/2021) será avaliada novamente pelo Senado, por conta de recursos apresentados à proposta.

Se aprovada, a nova lei aumentará a reserva de vagas em seleções no âmbito da administração pública federal em 10% para pessoas autodeclaradas como pretas e pardas, indígenas e quilombolas

Assim, a nova reserva de vagas será de 30% em concursos públicos federais . A nova legislação, assim como a anterior, também estenderá tal medida pelos próximos 10 anos.

Com a nova rodada de votações, contudo, a principal preocupação é de que o a nova lei de cotas raciais não tenha tempo hábil para ser aprovada na Câmara dos Deputados e sancionada antes que o prazo da lei anterior termine.

Ao longo do conteúdo, confira mais detalhes sobre os desdobramentos acerca da nova lei de cotas raciais.

Fique ligado no Blog do Gran para acompanhar notícias sobre a lei de cotas raciais e outros assuntos essenciais para os concurseiros!

Lei de cotas raciais em concursos públicos: o que mudará para os concurseiros?

  • Reserva de vagas passa de 20% a 30% para pessoas autodeclaradas como pretas e pardas, indígenas e quilombolas em concursos de âmbito federal, sempre que houver a oferta de 2 ou mais vagas imediatas. A medida também se aplica para vagas para que possam surgir durante a validade do certame.

Lei de cotas raciais em concursos públicos: o que o atraso na aprovação da lei pode ocasionar?

A principal preocupação acerca do atraso no calendário referente à publicação da nova lei de cotas raciais diz respeito aos editais de concursos em andamento ou em formulação.

Afinal, com o final da lei de cotas raciais, há o risco de serem questionados judicialmente sobre a reserva de vagas.

Lei de cotas raciais em concursos públicos: qual é a previsão?

Considerando os prazos atuais, sem que existam empecilhos regimentais e jurídicos, a votação no Congresso está prevista para 29 de maio.

Assim, o restante dos dias úteis, que totalizaram 6, seriam reservados para a votação pela Câmara dos Deputados e o processo de sancionar o texto, desde que não existam outras oposições durante o processo.

O assunto está sendo tratado como matéria de urgência, especialmente considerando o Concurso Nacional Unificado, cujo 19,6% do total de inscritos corresponde a candidatos que concorrerão por meio de cotas raciais.



Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Por
1 min. de leitura