São Paulo terá a convocação de 20,9 mil novos professores aprovados no maior concurso do magistério, realizado em 2013. O anúncio, feito pelo governador Geraldo Alckmin, aconteceu no Palácio dos Bandeirantes durante evento em homenagem ao Dia do Professor e às 20 escolas estaduais com o melhor desempenho no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
“Será publicada no Diário Oficial [a convocação]. Em seguida, os concursados serão chamados para assumirem suas cadeiras. Esse é um avanço importante”, afirmou o governador. “Nosso objetivo é sempre ter o maior número de professores concursados”, completou.
O edital com as datas da escolha de vagas será publicado após o processo de remoção, programado para o mês de novembro. A seleção será feita com base no desempenho dos candidatos e na classificação final dos participantes. Na época, o concurso registrou recorde de participantes, com 322,7 mil inscrições.
Já foram nomeados 38 mil professores do total de 59 mil vagas abertas no concurso para docentes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio em todo o Estado. Com isso, o Governo paulista chegará à marca de quase 100 mil contratações desde 2011.
Novas regras para cargo de direção
Também foi anunciado o decreto que estabelece as novas regras para o concurso de diretores. A partir da próxima seleção, os candidatos farão provas escritas e curso de formação nas áreas de liderança e gestão. “É fundamental a boa gestão na escola. Um bom diretor faz toda a diferença”, afirmou o governador.
Os aprovados passarão ainda pela chamada Avaliação Periódica de Desempenho Individual e, simultaneamente ao período de formação, o aprovado passará pelo estágio probatório de três anos.
Do Portal do Governo do Estado
Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros
Participe da conversa