Mapas mentais ajudam a memorizar! Aprenda a fazer o seu!

Avatar


13 de Novembro de 2019

Os mapas mentais são resumos cheios de símbolos, cores, setas e palavras-chave com o objetivo de organizar o conteúdo e facilitar associações. São um ótimo método de estudo para pessoas mais visuais ou que tenham dificuldade de memorizar.

Saiba como fazer um mapa mental para aumentar suas chances de aprovação nos concursos abertos e nos concursos 2020 aqui, nas dicas para concurso do Gran Cursos Online!

Entenda a origem do mapa mental

Ao longo de toda a história, muitos pensadores faziam mapa mental sem saber, como filósofos da Grécia Antiga, Leonardo da Vinci, Albert Einstein e Marie Curie.

No entanto, essa prática ganhou nome e foi sistematizada apenas em 1970, quando o psicólogo inglês Tony Buzan utilizou o termo “mapa mental” em sua série de TV e em seus livros.

Confira as dicas do próprio Buzan para a elaboração de um mapa mental:

  • Inicie no centro com uma imagem do assunto, usando pelo menos três cores;
  • Use imagens, símbolos, códigos e dimensões em todo o seu mapa mental;
  • Selecione as palavras-chave e escreva-as usando letras minúsculas ou maiúsculas;
  • Coloque cada palavra/imagem sozinha e em sua própria linha;
  • Use várias cores em todo o mapa mental, para a estimulação visual e também para identificação;
  • Mantenha o mapa mental claro, usando hierarquias, ordem numérica ou contornos para agrupar ramos.

Como fazer mapa mental na prática?

É muito simples! Você só irá precisar de uma folha em branco, virada na horizontal, e canetas das cores de sua escolha. Com esses materiais em mãos, escreva o tema do conteúdo no centro da folha.

A partir desse tema central, puxe setas e comece a fazer ramificações, com palavras-chave que remetem aos aspectos mais importantes da matéria.

Vamos a um exemplo: se o tema for Segunda Guerra Mundial, escreva esse título de forma bem marcante no centro. Puxe uma seta para os países Aliados e outra para os países do Eixo. Então, comece a associar os acontecimentos de maneira sucinta.

A ideia do mapa mental é que seja uma leitura dinâmica em que você bata o olho e já se lembre de determinado tópico. Por isso, é importante sempre estudar a matéria antes de construí-lo.

Confira os mapas mentais montados pelo Gran Cursos!

Avatar


13 de Novembro de 2019