Mapas mentais: o que são e como estudar com eles?

Os mapas mentais são esquemas baseados no encadeamento de ideias, abordando o conteúdo de maneira mais resumida, dinâmica e didática. Saiba mais sobre este material de estudos!

Avatar


29 de janeiro5 min. de leitura

Você já ouviu falar de mapas mentais? Essa tática de organização de ideias foi criada pelo psicólogo Tony Buzan e se baseia justamente em dois dos modelos preferidos do cérebro para assimilar e reter informações com mais facilidade: as associações e o encadeamento de pensamentos.

Nos estudos para concursos públicos, os mapas mentais podem simplificar conceitos complexos e conteúdos extensos, trazendo a sua atenção para os pontos essenciais e auxiliando na memorização. Também é uma maneira mais rápida de revisar do que a leitura dos resumos em tópicos, por exemplo.

Conheça mais sobre os mapas mentais, como e quando incluir essa tática de estudos na sua rotina de estudo!

Mapas mentais: o que são e como são formulados?

De maneira geral, os mapas mentais são esquemas que conectam ideias de maneira simplificada e quase sempre acompanhada de recursos gráficos como desenhos e símbolos.

Os mapas mentais partem de uma ideia central e vão se desenrolando em subtópicos. É importante que essas ideias estejam conectadas entre si. Apesar de não ser obrigatório que os mapas mentais apresentem imagens ou desenhos, adicioná-los aumentará o número de estímulos/gatilhos para ativar a sua memória.

Este tipo de material pode ser utilizado como auxiliar para compreender conceitos mais complexos nos seus estudos para concurso, permitindo visualizar mais facilmente os diferentes elementos/detalhes essenciais para compreendê-los.

Além disso, por estimular a memória e o raciocínio, com base em um sistema de gatilhos, os mapas mentais também são uma excelente opção de material para a revisão.

Veja abaixo um exemplo de mapa mental simples sobre a LODF, formulado pelo professor Marcos Soares aqui do Gran!

Mapas mentais: LODF (características do DF)
Mapas mentais: LODF (particularidades do DF) pelo professor Marcos Soares

Note que a conexão de ideias é expressada pelo desenho de linhas que as conectam. Em mapas mentais, o uso de cores também é recomendado. Quanto mais didáticos e ilustrados forem esses materiais, mais facilmente as associações costumam acontecer, facilitando o processo de memorização.

Mapas mentais: como auxiliam nos estudos?

Revisar é uma prática muito importante quando falamos de estudos para concursos públicos. Afinal, você sabia que a nossa tendência natural é de esquecer cerca de 50% de todo o conteúdo que estudamos? Então, para combater essa predisposição natural, descoberta e estudada pelo psicólogo Hermann Ebbinghaus, a principal tática está na realização de revisões.

Existem muitas maneiras de revisar, mas uma das mais conhecidas, sem dúvida, é a leitura de resumos produzidos durante a rotina de estudos. Apesar de ser uma prática que apresenta vantagens, pode ser que não seja a mais adequada em todas as situações.

Se você ainda está aprendendo a fazer resumos menores, por exemplo, pode ser que a leitura dos seus materiais ainda consuma mais tempo do que o esperado. Analogamente, pode ser que você também não se identifique com esse tipo de revisão.  Afinal, cada pessoa se adapta de maneira diferente aos métodos de estudo.

Mapas mentais: materiais que permitem revisões mais rápidas e dinâmicas

Nesse contexto, os mapas mentais surgem como uma alternativa para as suas revisões, trazendo mais dinamismo e didática. Afinal, é comum que apresentem desenhos e o mínimo possível de palavras. O intuito dessa configuração é não dar as informações imediatamente para o seu cérebro, estimulando-o através de gatilhos, ao invés disso.

Assim, sempre que você consultar os elementos dos mapas mentais, seu cérebro se exercitará um pouco mais, sedimentando ainda mais aqueles conhecimentos na sua memória de longo prazo e prevenindo-os de serem esquecidos com facilidade.

Estudar com mapas mentais também tem benefícios na hora da sua prova. Se, por exemplo, você estiver diante de uma situação de “branco”, mas se lembrar de alguma das ilustrações do mapa, poderá começar a desenhá-lo em alguma das folhas de rascunho.

Ao visualizar os gatilhos novamente, você aumenta as chances de lembrar das ideias associadas e então, relembrar o que precisa para responder às questões.

Mapas mentais: qual é o melhor momento de encaixá-los nos estudos?

Os mapas mentais podem tanto ser confeccionados pelo próprio aluno, como também formulados por professores e baixados pela internet.

De modo geral, quando se fala sobre materiais para concursos públicos, é sempre preferível que você os confeccione manualmente. Isso porque todo o processo envolvido na construção é também uma oportunidade de aprendizado, sendo uma oportunidade de transformar o estudo passivo em ativo.

Ao fazer os mapas mentais você mesmo também há um grande nível de personalização, com a capacidade de incluir gatilhos, cores e códigos que funcionem de maneira mais efetiva com você e com o seu processo de memorização. Todos esses aspectos toram os mapas mentais mais efetivos.

Dito isso, pode ser que você não tenha tempo para construir mapas mentais, especialmente se estiver em uma situação apertada pós-edital. Nesse caso, os mapas mentais baixados podem ser uma boa opção.

De modo geral, estudar de maneira completa com os mapas mentais (incluindo o momento de confecção) é uma tática de estudos mais recomendada para o pré-edital.

Por outro lado, construir mapas mentais apenas de assuntos desafiadores para você pode ser interessante mesmo que você já esteja na “correria do concurseiro”. Afinal, isso pode facilitar o processo de compreensão.

Não tenha medo de recorrer aos mapas mentais já confeccionados caso você não tenha tempo para formulá-los e esteja em busca de um método de revisão mais dinâmico!

Mapas mentais do Gran: como acessar?

Pensando no potencial de aprendizado promovido pelos mapas mentais, o Gran disponibiliza para seus assinantes ilimitados um acervo de materiais desse tipo na plataforma do aluno!

Na nova plataforma, basta localizar a categoria categoria de projetos pedagógicos e depois selecionar os “mapas mentais”, conforme a imagem abaixo:

Plataforma Gran: como acessar os mapas mentais?
Nova plataforma Gran: como acessar os mapas mentais?

Assim que você selecionar a opção, estará diante da página inicial do projeto, como também mostrada acima. Basta clicar no ícone “Mapas Mentais”, dentro desta página.

Na próxima página, você poderá filtrar mapas mentais de acordo com assuntos específicos, consultando e/ou fazendo o download de materiais produzidos pelos professores do Gran!

Além de complementarem os seus estudos para concurso, os mapas mentais da plataforma também podem servir de inspiração para que você produza os seus próprios materiais!

Mapas mentais do Gran: faça o download dos materiais gratuitos!

Além da seção específica na plataforma, você também pode fazer o download de compilados de mapas mentais com os principais assuntos das matérias básicas mais cobradas em concursos públicos, formulados pela equipe de professores do Gran.

Selecione abaixo o compilado de mapas mentais que você pretende baixar, separados por matérias. Para fazer o download, basta preencher o formulário e salvar o arquivo!

Mapas mentais para o Exame de Ordem (1ª Fase)

Mapas mentais do Gran e outros recursos: acesse todos com a Assinatura Ilimitada 9.0!

O acervo de mapas mentais do Gran é apenas uma das vantagens de escolher o Gran como principal parceiro de estudos! Ao se tornar Assinante Ilimitado, você poderá desfrutar de tudo o que a plataforma tem para oferecer, como:

:caixa_de_entrada: Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs para estudar offline;
:anotações: Banco com mais de 2,7 milhões de questões de concurso;
:fones_de_ouvido:  Mais de 28.000 audiolivros;
:folhas_marcadas:  PDF Turbinado – o mais moderno e-book com anotações e audiobooks;
:calendário_espiral:  Cronograma de estudos automático, individual e personalizado;
:gráfico_tendência_subindo:  Simulado inédito com ranking;
:balança: Legislação em Destaque;
:robô_cabeça: Cursos recomendados por Inteligência Artificial;
:mapa_múndi: Guias da Aprovação e mapas mentais;
:página_enrolada: Programa de Estudos 100% focado no edital;
:avanço_rápido:  Acelerador de videoaulas;
:seta_esquerda_direita:Garantia de atualização pós-edital;
:computador:Método de ensino aliado à tecnologia;
:professor_neutro: Salas particulares;
:mulher_em_posição_de_lótus::tom-de-pele-2: Gran bem-estar
:círculo_vermelho_preenchido: Entre outros.

Por tempo limitado, você poderá garantir a sua com DESCONTOS IMPERDÍVEIS! Não deixe de aproveitar a oportunidade de tornar o seu sonho de aprovação uma realidade!

Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada 9.0 e garanta a sua!

Mapas mentais e outros métodos de revisão: quando utilizar cada um?

Você ainda está na dúvida sobre quando e como incorporar os mapas mentais às suas rotinas de preparação para concursos públicos? Então que tal conferir uma aula exclusiva com o professor Alexandre Meirelles? Veja!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


29 de janeiro5 min. de leitura