Ministério da Economia – Especialista em Gestão de Projetos de TI

8.300 bon$ motivo$ e 50 oportunidades para você se motivar!

Avatar


27 de Agosto de 2020

No último dia 21 de agosto, o Ministério da Economia publicou o edital de Processo Seletivo Simplificado para contratar, por tempo determinado, o quantitativo máximo de 350 profissionais para atuar em projetos de Transformação Digital e Serviços. Maiores informações sobre o edital, aqui: https://blog.grancursosonline.com.br/edital-ministerio-da-economia-2020/.

No post de hoje, quero conversar com você sobre o Perfil 5, de Especialista em Gestão de Projetos deste certame, para o qual estão previstas 50 vagas, com remuneração de R$ 8.300,00.

Atividades

De acordo com o edital, a descrição sumária das atividades deste perfil especialista é:

Conteúdo Cobrado

O bacana destes certames com “verticais” de especialização é que a cobrança também é “especializada”. Além de conhecimentos gerais (língua portuguesa, língua inglesa e raciocínio lógico), o conhecimento específico requerido é todo focado nas atividades do perfil. Essa abordagem acaba deixando de lado as disciplinas de direito administrativo, constitucional e outros assuntos tão “áridos” para o pessoal mais técnico.

Sua Preparação!

Minha primeira dica para você se preparar com sucesso para esse certame é ler minha “saga de posts” sobre como tratar a sua APROVAÇÃO como um PROJETO e aumentar suas chances de SUCESSO. Link aqui: https://blog.grancursosonline.com.br/trate-a-sua-aprovacao-como-um-projeto-e-aumente-suas-chances-de-sucesso/.

Como você observou nas minhas dicas, tudo começa definindo a EAP de seu projeto (https://blog.grancursosonline.com.br/seu-projeto-de-aprovacao-criando-a-eap/). Na sequência deste post, eu aplico o descrito no artigo da EAP, transpondo conteúdo do edital para a estrutura hierárquica, conforma abaixo:

Pontos de atenção:

  • Não perca a data de inscrição: até 02/09;
  • Pague a taxa de inscrição ANTES do vencimento;
  • As provas podem ser feitas em algumas capitais – verifique o Edital!
  • Use os pacotes de trabalho da EAP, em especial do Conteúdo, como um checklist, marcando sempre que revisar o material;

Com essa abordagem, você garante uma organização que vai lhe permitir revisar todo o conteúdo cobrado pela banca. Mais que isso, permite que você acompanhe sua preparação. Também habilita um planejamento para a prova, cobrindo eventual deslocamento, se você tiver que fazer a prova em outra localidade. Prevendo seu sucesso, a EAP também aborda a parte da documentação (atenção para a prova de títulos!) e sua nomeação e posse!

O Gran apoia você

Sobre o conteúdo específico, todo ele está disponível aqui no Gran. E com a Assinatura Ilimitada, você tem acesso a todo ele! Maiores informações sobre a assinatura ilimitada você encontra aqui: https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada.

Em especial sobre o PMBOK 6, acredito que seja a grande cobrança nesse certame. Esse conteúdo está diretamente relacionado com as atividades e a nomenclatura do perfil. Aqui (https://blog.grancursosonline.com.br/ti-em-foco-o-pmbok/) você tem um post meu detalhando o PMBOK 6.

E para que você se sinta preparado e confiante para resolver das questões mais simples às mais ou complexas, minhas aulas gravadas aqui no Gran Cursos Online abordam cada um dos 49 processos do PMBOK 6, detalhando suas entradas, ferramentas e técnicas e saídas, demonstrando como as mais diversas bancas costumam cobrar aquele processo em específico, para você estar sempre alerta e preparado para performar com sucesso nas questões de PMBOK.

Aproveite essa oportunidade! Vamos juntos!! Um grande abraço!!!

Avatar


27 de Agosto de 2020