Médico legista: o que faz, onde atua e qual o salário

Avatar


20 de março2 min. de leitura

Você conhece o trabalho de um médico legista? Esse profissional é responsável por verificar as causas da morte dos pacientes, logo após o óbito. Suas funções são extremamente importantes e ele atua em diversos hospitais.

Entenda mais sobre o que faz, onde atua e qual a média salarial pelo Brasil. Essa é mais uma área que oferece oportunidades no serviço público, e você, estudante, pode aproveitar todos os nossos cursos para se preparar para os editais previstos. Confira!

O que faz um médico legista?

Como falamos, um médico legista é um profissional da medicina especializado em determinar a causa do óbito. Eles realizam autópsias e exames forenses para determinar se a morte foi acidental, natural ou causada por atividade criminosa.

Além disso, eles podem ajudar a identificar vítimas de desastres ou crimes, através da análise de restos mortais e tecidos humanos. Eles também são frequentemente chamados a depor em tribunais e ajudar na investigação policial, em casos de falecimento suspeito.

Onde atua um médico legista?

Ele pode atuar em diferentes ambientes, dependendo do local onde está localizada a instituição médica que oferece seus serviços. Geralmente, eles trabalham em instituições médico-legais, onde podem ser parte do sistema de justiça criminal ou vinculadas a hospitais e universidades.

Eles também podem ser empregados em instituições governamentais e organizações privadas que atuam na área da investigação forense. Alguns também podem ser convocados para trabalhar em situações de desastres naturais ou em regiões de conflito armado, onde são responsáveis por identificar vítimas e determinar as circunstâncias de suas mortes.

Quais são os requisitos para ser médico legista?

Para se tornar um médico legista é necessário obter um diploma de Medicina e completar uma residência em Patologia ou Medicina Legal. Devem estar licenciados para praticar a medicina em seu país de atuação.

Habilidades como atenção aos detalhes, capacidade de trabalhar em equipe e boa comunicação são essenciais para esta carreira. Eles também devem ter um conhecimento aprofundado de anatomia, fisiologia e patologia, bem como familiaridade com técnicas de investigação forense e análise de evidências.

Como a maioria deles trabalha em ambientes de alta pressão e emocionalmente desafiadores, é importante ter resiliência e uma abordagem ética e profissional em relação a cada caso que se depara em sua rotina.

Qual o salário de um médico legista?

O salário de um médico legista varia conforme a região do Brasil, a instituição em que trabalha e sua experiência profissional. De acordo com dados do Conselho Federal de Medicina, a remuneração no nosso país é em média R$ 15 mil por mês.

Entretanto, em algumas regiões, esse valor pode ser significativamente maior. Além disso, os profissionais que trabalham em instituições vinculadas ao sistema de justiça criminal podem receber gratificações e adicionais, o que pode aumentar seus salários. Em geral, a carreira é bem remunerada e oferece oportunidades de crescimento e especialização.

E se você quer seguir na área de Medicina Legal no setor público, conte com o Gran Cursos para se preparar para os concursos policiais de todo o país. Aqui, nós te oferecemos os melhores materiais de estudo e os professores mais experientes do mercado.

Fique por dentro dos concursos abertos e previstos pelo Brasil. Confira também os cursos de graduação e pós-graduação do Gran:

CONCURSOS ABERTOS

PROFISSÕES

GRADUAÇÃO EAD

PÓS-GRADUAÇÃO

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


20 de março2 min. de leitura