Melhore a produtividade dos seus estudos

Avatar


23 de dezembro4 min. de leitura

Percebi uma coisa ao longo da minha trajetória como mentora e concurseira. Algo que me chama a atenção e precisa ser abordado, pois a maioria das perguntas que eu recebo são relacionadas a esses temas.

Criei então alguns “tipos de concurseiros”.

O primeiro é o Concurseiro Improdutivo.

A narrativa começa com ele dizendo que a rotina dele é uma loucura. Não tem tempo para nada e o pouco tempo que sobra diz ser dividido entre estudar e descansar. Sua principal frase é: “estudo quando dá”.

Normalmente, seu comprometimento é baixíssimo com o estudo de verdade. Não procura evoluir, pois realmente não é importante para ele. Isso pode ter raiz na estabilidade que a vida de hoje proporciona. Relacionamentos e empregos sólidos normalmente competem tempo dentro da rotina do concurseiro.

Outro ponto importante a ser abordado é que 80% ou mais das pessoas que me procuram não sabem exatamente o que estudar. As perguntas surgem desesperadas e em um tom preocupado: “Pri, eu devo estudar toda a matéria e entender antes de passar para a próxima, né?”, ou ainda: “Pri, eu li em algum lugar que é bom estudar tudo ao mesmo tempo. Então coloquei as 25 matérias do edital em sequência para estudar, está certo?”

Essas perguntas são clássicas e devem ser esclarecidas.

As duas situações resumem um concurseiro improdutivo. Agora vou explicar melhor:

Ora, se você buscar entender completamente uma disciplina antes de avançar no edital, provavelmente você não conseguirá estudar tudo o que o certame exige. Os editais possuem várias matérias, e algumas delas são enormes. Não faz sentido você esperar concluir uma disciplina para avançar para outra.

Por outro lado, se você colocar as 25 matérias em um único planejamento, o espaço de tempo que existe entre a primeira sessão de estudo e a vigésima quinta é absolutamente grande. Isso fará com que, quando você volte a estudar a primeira disciplina, já tenha esquecido boa parte do conteúdo. Ou seja, também não funciona para o nosso aprendizado acelerado.

Agora, avançando um pouco para aqueles que não têm clareza sobre como estudar.

São representados definitivamente por cegos em meio a um tiroteio. Estão absolutamente desnorteados ante a situação e travam. Não sabem se usam a técnica de pomodoro, se vão usar mapas mentais, se os resumos são melhores à mão ou digitais, e várias outras questões por esse mundo dos estudantes adentro.

Perdem muito tempo procurando uma receita mágica que os tornarão produtivos, quando na verdade só precisam testar algumas delas brevemente e ver a quais se adaptam melhor, enquanto outras orientações deverão ser seguidas à risca, pois seguem o funcionamento do cérebro.

Muitas vezes, os concurseiros são iludidos por um ou outro aprovado nas primeiras colocações. Esses concurseiros tentam replicar o passo a passo de outra pessoa na sua própria preparação, porém sem levar em conta que sua vida é completamente diferente. A conta não fecha, a cobrança fica desproporcional e a ansiedade dispara. Mais do que replicar o que outras pessoas fizeram, para se tornar um concurseiro heroico, é necessário seguir um passo a passo que respeite o funcionamento do cérebro e as especificidades da sua realidade. Isso sim é difícil de encontrar, mas é possível por meio do método O Estudo em Camadas.

Também existem aqueles que eu gosto de chamar de “os caçadores do tesouro”. Estão sempre atrás de material, pois não acreditam ser capazes de ser aprovados utilizando apenas um. Vão acumulando vários PDFs e videoaulas, de várias fontes diferentes, na intenção de não deixar passar nenhum detalhe.

É preciso muito cuidado com esses acumuladores, pois gerenciar um material tão grande e diverso torna muitas vezes o estudo desgastante. Pode ser apavorante para alguns olhar a quantidade infinita de material que foi acumulado e simplesmente não conseguir romper. O resultado disso, normalmente, é um material gigante, fraco e com baixíssima retenção.

Levando a um outro problema, se o seu material de revisão é fraco, seu nível de acerto em questões mostrará isso. Conseguir corrigir a rota com agilidade, interpretando os dados que são gerados por meio do acerto em questões, é fundamental para tornar o estudo eficaz.

Não responder a um número razoável de questões é ignorar o quanto se pode aprender com elas e por meio delas. Um concurseiro que não faz simulados, e responde de 50 a 100 questões por cada tópico da disciplina, certamente ainda não compreendeu como estudar de verdade.

Para estudar de maneira efetiva, é preciso organização. Não adianta acordar e ligar o som naquela canção: “Deixa a vida me levar, vida leva eu”. Se você realmente busca ser um candidato forte às vagas, precisa deixar de lado a procrastinação e a desorganização.

Quando a rotina é frouxa, normalmente adiamos as principais atividades para o final do dia, e, com a pressão de terminá-las rápido, não entregamos 100% do que poderíamos entregar. Isso também é uma forma de autossabotagem. Tome cuidado!

Gestão e organização do tempo que se tem disponível mostra o seu nível de maturidade dentro dos estudos. Para quem tem uma rotina imperfeita, que envolve trabalho, cuidado de casa e outras tarefas, aproveitar cada minuto livre para estudo é fundamental.

Tenho alguns artigos publicados nos quais falamos das horas líquidas. Vale a pena você dar uma passada por lá e aprender sobre esse tema.

Agora que entendemos o problema, vamos às soluções:

Faça um planejamento semanal de todas as atividades que você precisa executar, separe 30 minutos, um dia por semana, para realizar esse checklist. Escreva todas as atividades que você precisa executar ao longo dessa semana e atribua pesos a cada uma delas, avaliando-as sob o seguinte critério: quais dessas atividades estão me direcionando para a vida que eu sonho conquistar?

Seguindo essa estratégia, você verá realmente o que precisa focar e assim distribuir ao longo da semana cada uma dessas atividades que te levarão ao sucesso.

Quando você não se organiza, seu dia a dia se torna pesado, exaustivo e desgastante. Outrora, quando você planeja o que deve ser estudado, evita perder tempo pensando no que estudar. Torna muito mais dinâmico, ágil e leve. Sempre focando em aumentar o percentual de acerto e cada vez mais avançar no edital.

Você perceberá que, progressivamente, o seu estudo se tornará mecânico, automático e menos desgastante. Isso é resultado de maturidade, que é conquistada por meio de muita disciplina e resiliência.

Não serão tempos fáceis, mas saiba que a recompensa será grande. E todo esforço para um futuro melhor tem que ser entregue no presente. Não adie os seus sonhos, eles só dependem de você!

Bom, espero que o conteúdo de hoje, preparado com muito conhecimento e carinho, te ajude a ser um concurseiro heroico, mais organizado e produtivo. Se permanecerem algumas dúvidas, escreva aqui nos comentários e/ou me procure no Instagram, @prilaconcursos. Será uma satisfação te ajudar um pouco mais, meu herói, minha heroína.

Antes de encerrar, quero te convidar para conhecer o serviço de Mentoria e Coaching do Gran Cursos Online: somos uma equipe capacitada (da qual tenho orgulho de fazer parte), formada por profissionais altamente habilitados e preparados, os GranXperts. Nosso trabalho é te ajudar nesta jornada de estudos, te tornar um candidato de alto desempenho, te ajudar a ser o melhor estudante que você pode ser, para, assim, atingir sua tão sonhada aprovação. Nós orientamos e acompanhamos seus estudos para que atinja seu potencial máximo. Venha conhecer nossos serviços!

 

Obrigada pelo seu tempo e atenção. Até a próxima aventura.

Avatar


23 de dezembro4 min. de leitura