2017 chegando! Você sabe o que precisa ser corrigido e melhorado em seus estudos?

Avatar


29 de dezembro2 min. de leitura

quadradoExamine-se, pois, o homem a si mesmo (1Coríntios 11.28)

 

Olá, querido leitor!

Graças a Deus, estamos chegando ao fim de mais um ano. Em poucos dias, presenciaremos a tão esperada “virada de ano”.

Normalmente nesta época do ano, surge em nós um renovo de esperanças com o ano vindouro. Isto é muito bom. Também nesta época, é importante nós fazermos um “balanço” de nossa trajetória acerca deste ano que chega ao fim.

Com certeza você havia estabelecido algumas metas para 2016. E aí? Você conseguiu cumpri-las? Totalmente? Parcialmente? Se parcialmente, o que te impediu de cumprir por inteiro?

 

Veja. Essa reflexão é fundamental para que você possa realmente viver “uma virada de ano em sua vida”. O simples girar dos ponteiros do relógio, à meia noite do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro, por si só não tem poder “mágico” algum sobre as nossas vidas.

 

A virada de ano, se não acompanhada de mudanças de atitudes, não trará muitas novidades diferentes das que você já vive.

 

Não estou querendo tirar o brilho envolvido neste evento. Não é isso! O que quero ressaltar é que a virada de ano, se não acompanhada de mudanças de atitudes, não trará muitas novidades diferentes das que você já vive.

 

Nessa linha de raciocínio, é imprescindível uma breve reflexão acerca dos atos (ou omissões) que te impediram de realizar suas metas em 2016. Digo que isso é fundamental porque se você, em 2017, continuar praticando esses mesmos atos, provavelmente, não conseguirá novamente realizar suas metas.

 

E tenho certeza que não é isso que você quer…

 

O novo ano precisa vir acompanhado de novas atitudes.

 

Em relação aos estudos para concursos, tema que faz parte da minha vida há pelo menos 10 anos (diariamente), tenho visto, ano após ano, vários concursandos cometerem os mesmos erros. Converso sobre isso com muita gente que me procura e, na maioria das vezes, essa situação se repete: as pessoas estão reproduzindo os mesmos erros a cada prova realizada. A cada ano de estudos. Com isso, qual será o resultado? Haverá o alcance de metas dessa forma? Não.

 

Você pode me perguntar: mas Wellington, por que as pessoas repetem esses erros se eles são tão nocivos?

 

Correção e melhoria contínua são dois ingredientes fundamentais para aqueles que pretendem realizar sonhos e cumprir as metas.

 

A resposta é simples: na grande maioria das vezes, essas pessoas sequer sabem quais são esses erros. Elas não pararam para analisar o que precisa ser corrigido e melhorado. Correção e melhoria contínua são dois ingredientes fundamentais para aqueles que pretendem realizar sonhos e cumprir as metas.

 

Já comentei isso aqui no blog outras vezes, entretanto, pela importância do tema, julgo necessário reiterar. Os principais erros cometidos pelos concursandos/as são:

 

  • Não possuir um planejamento de estudos adequado;
  • Não fazer anotações acerca do que estuda. Acreditam que vão conseguir lembrar posteriormente sobre tudo o que ouviram ou leram. Grande erro;
  • Não fazem exercícios;
  • Não fazem revisões;
  • Estudam por materiais não direcionados para concursos ou por materiais desatualizados;
  • Não terminam o que começaram (a cultura da desistência);
  • Não iniciam o projeto de estudo, pois sempre são paralisados pelas más notícias;
  • Não corrigem os erros cometidos. A cada prova realizada, continuam repetindo os mesmos erros.

 

Enfim… quem pretende alcançar a tão sonhada aprovação em 2017, precisa dar uma parada, fazer uma retrospectiva acerca de sua jornada em 2016 para detectar os possíveis pontos que precisam ser corrigidos e, por fim, implementar os atos de mudança e melhoria.

 

Isso sim faz a diferença em sua jornada.

 

Os erros podem ser importantíssimas fontes de mudanças se forem tomados como aprendizado.

 

Com atitudes novas, com certeza, o ano novo trará, também, novos ares para você voar.

 

Por fim, lembre-se: corrigir e melhorar é um processo contínuo (e diário) na vida daqueles que chegam ao pódio.

 

Feliz 2017!

 


Wellington Antunes

wellington-antunesProfessor de Direito Constitucional, Licitações, Contratos e Convênios. Servidor Efetivo do MPU. Aprovado para Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados/2014 (aguardando nomeação) Aprovado para Analista de Finanças e Controle da CGU (aguardando nomeação). Graduado em Administração Pública. Pós-Graduado em Direito Administrativo no IDP (Especialista). Instrutor interno do MPU (atuante na área de Licitações e Contratos, entre outras funções – pregoeiro, elaboração de Editais, Projetos Básicos e Termos de Referência, instrução de processos de dispensa e de inexigibilidade)”.

 


Avatar


29 de dezembro2 min. de leitura