Morfologia ou sintaxe? Por: Elias Santana

Avatar


16 de agosto1 min. de leitura

É muito comum, entre estudantes dos mais diversos níveis, haver uma confusão de nomenclaturas em relação à morfologia e à sintaxe. Isso dificulta significativamente a resolução de questões e o entendimento da matéria.

Vou usar as palavras do professor e amigo Willer Lira: “morfologia é aquilo que a palavra é; sintaxe é aquilo que a palavra faz”. Apesar de sintética, essa definição é perfeita! O estudo da morfologia diz respeito à classificação das palavras de acordo com as suas características. São as famosas 10 classes gramaticais. Já a sintaxe define a função (concordância, regência) e a posição (ordem direta da oração – SVC) das palavras e expressões em um período.

Para facilitar o seu entendimento, elaborei uma tabela de nomenclaturas. Veja:

* As classes gramaticais marcadas também podem ser vistas em formato de locução: locução adjetiva, locução verbal, locução adverbial, locução prepositiva e locução conjuntiva.

A partir da tabela acima apresentada, algumas generalizações podem ser feitas, por exemplo:

  • Todo artigo (morfologia) é um adjunto adnominal (sintaxe).
  • Adjetivos, pronomes e numerais (morfologia), desde que estejam junto do substantivo (em um mesmo sintagma), são sempre adjuntos adnominais (sintaxe).
  • Todo advérbio (morfologia) é um adjunto adverbial (sintaxe).
  • Preposições, conjunções e interjeições (morfologia) não possuem classificação sintática.

Com base nisso, é possível entender bem melhor como a língua portuguesa é analisada! Agora, é só estudar!

 


Elias Santana

Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 


 

Continue se preparando com quem tem tradição de aprovação e anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


16 de agosto1 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

elias santana morfologia