Mesmo que ainda predominantemente masculina, a carreira de TI tem se mostrado cada vez mais atrativa para as mulheres. Os avanços ocorrem principalmente devido às medidas de inclusão, cada vez mais realizadas no setor de tecnologia. Mas, para que cada vez mais mulheres se interessem pela carreira, é fundamental que elas se inspirem em grandes nomes da área.
Pensando nisso, hoje trouxemos para o Especial Mês da Mulher Gran a Professora Patrícia Quintão, uma profissional referência na carreira de T.I. Com diversas certificações profissionais nas áreas de Segurança, redes e forense computacional, ela atua em diferentes frentes, tanto na carreira de TI, quanto no seguimento de concursos públicos.
Mas quem vê Patrícia Quintão hoje, não imagina o que ela passou para chegar até aqui. Quer saber mais sobre esta mulher incrível? Então continue a leitura e não perca os detalhes dessa história!
- Inspire-se com a história da Patrícia Quintão!
- Assista à entrevista imparável com a Patrícia
- Especial Mês da Mulher Gran
- Assinatura Ilimitada Mulher
- Confira todas as oportunidades de concursos T.I
Destaques: |
Mulheres na TI: conheça a história da Professora Patrícia Quintão
Desde os 15 anos Patrícia já sonhava com a carreira de TI!
Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Coppe/UFRJ, Especialista em Gerência de Informática e Bacharel em Informática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Patrícia conta que decidiu estudar para a carreira TI, sem ainda nunca ter utilizado o computador.
Ela morou na cidade de Nova Era-MG até os 15 anos, época em que fazia o curso de Magistério, pela manhã, e Contabilidade, à noite, para conseguir terminar o ensino médio mais rapidamente e seguir adiante em um curso de nível superior.
Mas, no final do 2º ano, durante uma conversa com seus pais, Patricia percebeu que daquela maneira não conseguiria atingir o seu grande sonho: de cursar o bacharelado em Informática em uma Universidade. O ano era 1989, e, até então, ela nunca havia tocado em um computador, e muito menos acessado a Internet, que nem estava disponível para uso comercial naquele período.
Após enfrentar os desafios de uma adolescente que precisava sair do interior para estudar “fora”(era a filha mais velha, nessa época com 15 anos) ela conseguiu o apoio de seus pais para cursar o 3º Ano Integrado em Viçosa.
Aos 17 anos ela foi aprovada no curso de Bacharelado em Informática (hoje conhecido como Ciência da Computação), na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e em diversas escolas particulares de BH. Ela optou por estudar na UFV, por ser uma Universidade Federal, de referência no País.
Em meio a dor da perda, Patrícia decide começar a estudar para concurso público
Ao iniciar o curso superior, na UFV, após 1 mês do início das aulas, infelizmente Patricia perdeu o seu pai, que possuía apenas 47 anos. A morte repentina se deu por um acidente fatal devido a um traumatismo craniano após uma queda.
Até então, ela era estudante, e, nesse momento, tomou a decisão de fazer concurso público!
Então ela começou a realizar um estágio na área de Informática, como “Assistente de Analista de Sistemas”. Ao completar 18 anos, ela resolveu encarar o primeiro concurso de sua vida, no BEMGE, para escriturária. Logo de cara ela passou, foi chamada e começou a trabalhar, em paralelo com os estudos da UFV:
“Essa experiência foi muito gratificante, mas nada fácil! Enfrentei muitas “tempestades” para conseguir conciliar o meu emprego com as aulas da UFV, mas eu sempre tive Deus presente em minha vida, me guiando e me iluminando. Além disso, sempre fui muito determinada, com pensamentos positivos e não media esforços para conseguir realizar o meu grande sonho” , conta.
No último ano do curso, ela foi convidada a trabalhar na Superintendência do BEMGE em Juiz de Fora e prontamente aceitou o desafio. Nessa época, ela trabalhava de manhã no banco e viajava 2 horas de carro para ir de Juiz de Fora a Viçosa para poder assistir às aulas na parte da tarde, retornando no mesmo dia para Juiz de Fora. “ Em alguns momentos, eu era “aluna virtual”, mas virtualmente dedicada e continuava totalmente comprometida com o curso”, diz Patrícia.
Quando se formou na UFV, em 1996, ela decidiu sair do BEMGE por não ter perspectivas de trabalhar na área de Informática. Então ela fez vários concursos em seguida, sendo aprovada na maior parte deles, o que a permitia escolher o melhor para os seus desafios profissionais.
Confira abaixo algumas aprovações de Patrícia Quintão:
- Analista Legislativo, na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais;
- Professora titular do Departamento de Ciência da Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia;
- Professora substituta do Departamento de Ciência da Computação da UFJF;
- Analista de Tecnologia da Informação/Suporte, PRODABEL;
- Analista do Ministério Público MG;
- Analista de Sistemas, DATAPREV;
- Analista de Sistemas, INFRAERO;
- Analista – TIC, PRODEMGE;
- Analista de Sistemas, Prefeitura de Juiz de Fora;
- Analista de Sistemas, SERPRO;
- Analista Judiciário (Informática), TRF 2ª Região RJ/ES, etc.
Hoje, além de servidora pública, Patrícia é multiprofissional
Atualmente Patrícia é Analista Legislativo (Área de Governança de TI), na Assembleia Legislativa de MG, professora de Tecnologia da Informação (TI) no Gran (Pós-Graduação e Cursos voltados para concursos) e na Soul Code Academy, além de atuar com coaching/mentorias para concursos.
Por fim, exerce atividades também como Estrategista de SEO (Search Engine Optimization) contribuindo na definição/aplicação de estratégias para alavancar o tráfego orgânico das empresas. Além de tudo isso, ela é autora de 2 livros de questões comentadas para concursos.
O preconceito de gênero resultou em momentos críticos da sua carreira
Durante a sua trajetória acadêmica, Patricia conta que sempre recebeu um tratamento igualitário, com total apoio dos colegas/professores e demais profissionais envolvidos.
Já no mercado profissional, inicialmente, ela passou por momentos críticos, em que escutava frases como “porque ela foi a escolhida…”, “está na vaga por apadrinhamento…”, “… protegida de fulano…”.
“Graças a Deus, meu mérito foi decorrente de muito estudo disciplinado, profissionalismo, evolução na carreira de TI, persistência, foco e aprovação em concursos, o que invalidava todos esses comentários”, conta.
Patricia enumera os desafios que ela passou em sua carreira:
- Nunca ter tempo integral para os estudos. Aproveitava os momentos em que não estava mais no local de trabalho ou com o filho para conseguir estudar;
- Ter recursos para desenvolver na carreira, por meio de cursos de especialização, certificações profissionais, etc.
- Conciliar a maternidade com as atividades profissionais;
- Mostrar a competência profissional, para se destacar;
- Ser reconhecida pelo trabalho executado.
Mesmo diante dos desafios, Patrícia acredita que profissão nessa área é gratificante, e com possibilidades de conciliar as atividades com a maternidade, dentre outros.
Patricia conta o que acha que pode ser feito para aumentar o número de mulheres interessadas na carreira de TI
- Desenvolver palestras de apoio às mulheres, com a demonstração de casos de sucesso na área, que são muito interessantes;
- Mostrar a diferença entre as diversas áreas tecnológicas com vagas disponíveis no mercado, destacando oportunidades de atualização nesse contexto, mesmo que seja para começar “do zero” em uma delas;
- Destacar instituições com políticas de inclusão de mulheres na área de tecnologia, promovendo diversidade e equidade de gênero nas organizações;
- Incentivar doação de notebooks em bom estado de conservação para as estudantes que estão cursando o ensino superior na área, etc.
Por fim, Patrícia dá conselhos preciosos para mulheres que desejam estudar para concursos TI
“Hoje colho os frutos de toda a dedicação e persistência nos estudos da área de TI, tenho estabilidade financeira e posso usufruir de uma maior convivência com o meu filho. Também consigo realizar atividades de meditação e esportivas, que adoro!
A dica final é: persista, insista e nunca desista dos seus sonhos! As oportunidades nessa área são imensas, podendo atuar em uma das profissões mais inovadoras do mercado. O não parar em frente às adversidades e ao desânimo é o grande segredo do sucesso. Se compare com você mesmo, e não com os outros. Só não passa em concurso público se você desiste! Vamos juntas!”
Mulheres na TI: assista à entrevista imparável com a professora Patrícia Quintão
Se existe uma pessoa capacitada para falar sobre motivação e determinação, é a Professora Patrícia Quintão.
A Educação sempre fez parte de sua trajetória e, por isso, ela se tornou professora e integra o time de imparáveis do Gran. Confira na íntegra a entrevista imparável de Patrícia Quintão:
Especial Mês da Mulher GRAN
Essa matéria faz parte da série Especial Mês da Mulher GRAN: conteúdos voltados para as conquistas das mulheres. Inscreva-se aqui para acompanhar a programação em vídeo.
Assinatura Ilimitada Mulher
O programa “ASSINATURA ILIMITADA MULHER” oferece a todas as suas alunas todos os benefícios do programa de Assinatura Ilimitada 8.0 do Gran, tais como: acesso a mais de 34 mil cursos online para concursos públicos, mais de 200 mil videoaulas, mais de 45 mil aulas em PDFs autossuficientes, mais de 2 milhões questões de concursos online, ferramenta de cronograma de estudos para você se organizar, fórum de dúvidas e muito mais.
Para ter direito à adesão ao programa “ASSINATURA ILIMITADA MULHER”, com 5% de desconto adicional no plano da assinatura ilimitada, a interessada deverá comprovar as seguintes condições, de forma cumulativa:
- A aluna deverá ser a responsável financeira pela conta, independentemente do tipo do plano escolhido (individual, dupla ou amigos).
- enviar, via upload, a imagem ou o PDF legível com a autodeclaração de identidade de gênero (baixe aqui) no espaço disponível na plataforma do aluno.
De acordo com o regulamento da Assinatura Ilimitada Mulher, não se qualificam para este plano:
- Sócias de empresas, salvo MEI;
- Estrangeiras;
- Menores de 16 anos.
Concursos de TI: Confira todas as oportunidades
Quer ficar por dentro de todas as oportunidades da carreira? Confira o levantamento extremamente detalhado de concursos públicos previstos ou que já estão em andamento em todo o Brasil. Clique aqui e encontre diversas oportunidades de formação de nível médio/técnico ou superior, na área de TI.
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa