Na Ponta da Língua – 4º episódio: Especial PC-GO! Sexta, 05 de agosto às 12h!

Avatar


03 de agosto1 min. de leitura

4º-EpisódioPara a felicidade geral da nação, mais um edital publicado: Polícia Civil do Estado de Goiás! Falo em nação porque não só os goianos se interessam por esse certame. Diversas pessoas das mais diferentes unidades da federação irão concorrer a uma vaga para os cargos de agente e escrivão.

A banca organizadora será a Cebraspe (antigo Cespe). Haverá provas objetiva e discursiva (além de avaliação médica, avaliação de aptidão física, exame psicotécnico, investigação de vida social e prova prática de digitação – esta exclusivamente para escrivão). Quero me ater às duas primeiras avaliações. Ambas possuem caráter eliminatório e classificatório. E o NPDL desta semana tem o objetivo de te ajudar a desvendá-las.

Devem ser cobradas entre 10 e 15 questões de língua portuguesa. Delas, parte é dedicada à análise de texto; a outra parte, à gramática. Alguns tópicos são recorrentemente cobrados: compreensão e interpretação de textos; tipologia textual; coesão; pontuação; emprego do sinal indicativo de crase; concordância (principalmente a verbal); funções do QUE e do SE; conjunções semânticas; e reescrita de textos. Ao longo da preparação, certifique-se de fazer questões – e existem muitas já elaboradas por essa banca – acerca de TODOS os assuntos anteriormente listados.

Além disso, haverá prova discursiva: etapa multidisciplinar e primordial nesse certame. O tema, conforme o edital, pode abordar noções de direito constitucional, administrativo penal ou processual penal. Todavia, há um padrão para as provas de carreiras policiais. Assim como também há um melhor método para o estudo e estruturação da redação discursiva.

Sobre isso falaremos, resumidamente, no 4º episódio de Na Ponta da Língua! Espero você, futuro(a) papa Charlie!

_____________________________________________________________________________________

Elias Santana é Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por esta razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Estudando para concursos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

sambatech

garantia de qualidade

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Avatar


03 de agosto1 min. de leitura