Coaching para Concursos

Não existe segredo para passar em concursos!

Você começou a se interessar por concursos públicos e procurou no Google: “como passar em concursos?”. Começaram a parecer diversas propagandas, muitas delas com fórmulas mágicas que vão garantir sua aprovação. É possível que tenham aparecido livros de autores consagrados da área, por exemplo, a obra de Alexandre Meirelles, “Como passar em concursos públicos”, ou de Willian Douglas, “Como Passar em Provas e Concursos – Resumo”, livros já conhecidos na “bolha dos concurseiros” que indico a leitura para todos que desejam ser aprovados.

São tantos cursos e materiais produzidos que é possível você ficar perdido com tantas opções, ou seja, material não falta. A própria plataforma online do Gran Cursos é semelhante a um “Netflix dos Concursos”, nas palavras do nosso coach Rodrigo Lima. O material de qualidade está disponível e acessível, agora é necessário você estar.

As ações simples, mas trabalhosas, exigem motivação, dedicação e perseverança, esse “estado mental” só funciona se houver um objetivo a ser alcançado, se você de fato enxerga e entende o porquê de você estar disposto a perder horas de conforto e diversão.

Deve haver clareza a respeito do que você quer para a sua vida, ou seja, qual concurso você quer vencer, qual cargo você quer assumir e o porquê disso tudo. Isso vem de iniciativa própria e não dos outros.

Estudar antes do edital

Por qual motivo esperar o edital sair para começar a estudar? Não faz sentido. A cada dia, as provas estão mais concorridas, e o conteúdo dos editais cada vez mais extenso, é necessário tempo hábil para se preparar. Você pode até dizer que há casos de pessoas que passaram estudando apenas após o edital; sim existem, mas não há uma razão lógica para esperar o edital sair para estudar, se você pode fazer isso agora mesmo. Encontre o último edital do concurso que você escolheu, adquira um material pré-edital direcionado e trate de começar. Esteja preparado, pois quando o edital sair, você terá tempo de sobra caso apareça conteúdo novo.

Manter a rotina de estudos semelhante à de trabalho

De segunda a sexta, eu vou trabalhar. Eu não posso simplesmente faltar um dia de trabalho sem uma justificativa, minha chefe é casca grossa e não vai gostar nenhum pouco disso (chefe, se você estiver lendo este artigo, é um elogio!). Meu trabalho é o que me sustenta, meu ganha pão. Se eu perder meu emprego, minha vida vai piorar consideravelmente, os boletos não vão parar de chegar. Sendo assim, o trabalho é uma rotina absolutamente necessária, que, por razões óbvias, dispensa qualquer motivação para que, ao menos, eu compareça ao local de trabalho e cumpra minha carga horária.

E no caso do estudo para concurso público? O que vai acontecer se você parar de estudar ou nem começar? A curto prazo, nada! Não acontece absolutamente nada. Não há uma consequência imediata ou urgente que te ameace se você desistir. O desejo de mudança na sua vida é o pontapé inicial, que vai manter o seu objetivo. Se você não conseguir enxergar a mudança que certamente vai acontecer na sua vida quando for nomeado, fica difícil se manter no caminho.

Você só vai passar no concurso desejado se conseguir manter uma rotina de estudos tão fiel quanto a rotina de um trabalho e com expediente aos fins de semana! Expediente de estudos aos fins de semana agora, nomeação no seu concurso depois.

Definir metas e horários de estudo

Saiba quais matérias você vai estudar na semana, planeje seus horários. Antes de dormir, saiba o que irá estudar no dia seguinte. As matérias em que você detectar uma maior dificuldade devem ser as primeiras do dia. Tente estudar a mesma matéria, no máximo, 2 horas por dia. Faça uma agenda, organize-se. Ninguém melhor do que você para descobrir quantas horas você consegue dedicar aos estudos por dia.

Resolver muitos exercícios da banca: quanto mais, melhor

Os concurseiros de primeira viagem tendem a achar que o examinador criará questões mirabolantes sobre o assunto estudado, tendo certeza que, no dia da prova, ele será o sorteado com questões inéditas e exclusivas. A realidade é que as questões se repetem, o examinador tem que cumprir o edital, não há escapatória, então pare de achar que a sua prova será a mais “diferentona”. Quanto maior o número de questões resolvidas da banca, mais “vacinado” você estará. Livros de questões comentadas também são bem-vindos.

Ser grato

Essa tarefa não serve apenas para ser aprovado em concursos, serve para as nossas vidas, porém pode ser uma das mais difíceis de se fazer hoje em dia.  A primeira meta que você deve ter em 2019 é ser grato! Agradeça! Seja grato por sua vida, sua família, pelas pessoas que são uma presença positiva na sua vida. Pare de reclamar das oportunidades que perdeu e abra os olhos para as novas. Bons estudos e Feliz Ano Novo!


João Navarro

Servidor do MPDFT, atualmente lotado no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado. Aprovado no concurso de Agente Administrativo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (no cargo de 2011 a 2012). Aprovado no concurso para Técnico do MPU (no cargo de 2012 até o momento).


CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 800.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

Matricule-se!

Para o Topo