Não inicie sua preparação para concursos sem antes seguir estas orientações práticas

Avatar


20 de janeiro4 min. de leitura

Estudar é uma das principais ações que devem ser tomadas por quem deseja passar em um concurso público. É a partir do estudo que o candidato obtém os conhecimentos necessários para alcançar a aprovação no certame – e para o exercício de seu cargo.

Com isso, surge a necessidade de criar uma rotina de estudos. E pode apostar que essa é uma das principais dificuldades encontradas no início da jornada de qualquer concurseiro. Afinal, estudar significa uma preparação a longo prazo. Isso exige resiliência, paciência, disciplina e organização.

Algumas orientações são extremamente importantes para o desenvolvimento desses pilares. Se você deseja ser um herói da própria vida, atingindo os resultados que deseja e se tornando, dia após dia, um candidato forte, coloque-as em prática.

Pratique o autoconhecimento: “O homem que não conhece a si mesmo, não compreende a verdadeira força.” Essa frase, de autor desconhecido, é realmente válida para nós atualmente. Pode parecer bobagem, mas conhecer a si mesmo ajuda diretamente a identificar seus pontos fortes e fracos, possibilitando ajustes pontuais que farão total diferença na sua performance.

A clareza sobre os melhores momentos do dia para estudar, a quantidade de horas líquidas que poderão ser realizadas, a produção de um excelente material de revisão depende desse autoconhecimento.

Você conseguirá identificar os momentos em que a procrastinação tentará falar mais alto, mas com diligência e sabedoria, você contornará a situação. Faz parte de saber nomear cada sentimento que esteja aparecendo no seu peito.

É libertador…

Quando se tem propósitos de vida claros, projetos definidos, coragem para assumir os riscos e disciplina para manter a constância, nada poderá atrapalhar o seu estudo. Você se tornará blindado para as investidas do seu pior inimigo durante a jornada. Você mesmo!

Faça um bom cronograma: O segundo passo para o seu sucesso é desenvolver um cronograma para o seu perfil de estudo. É extremamente relevante registrar e, de maneira organizada, ter horários e matérias definidos para evitar o caos.

Existem variados meios para gerenciar essa rotina. O que recomendo é que você divida o conteúdo em blocos, utilizando de coerência e semelhança entre as matérias. Levando também em consideração as matérias que são “pré-requisitos” para outras! Estude uma matéria de cada bloco, ao invés de desejar abraçar todas de uma vez.

Divida suas sessões de estudo em períodos. A ferramenta que eu recomendo é o pomodoro, adaptado para 50 minutos de estudo ativo e 10 minutos de descanso. E tenha clareza do que deve ser feito durante esse tempo dentro das sessões. Isso irá te poupar a fadiga decisória, que é a mãe da procrastinação. Em outras palavras: tenha claro se você irá assistir videoaula, revisar, resolver questões, aplicar a técnica dos ganchos ou produzir mapa mental. São tantas técnicas e ferramentas de estudos que podem confundir sobre quando e como usar cada uma. É para resolver essa sua confusão que eu desenvolvi o método O Estudo em Camadas. Com ele, meus alunos têm um passo a passo bem definido de como estudar, como evoluir, quando aplicar cada técnica e a melhor forma de aplicá-las. Com isso, você consegue vencer diversos inimigos da sua aprovação: o medo, a insegurança, a procrastinação, a incerteza da aprovação.

Faça o edital verticalizado: Ele é a base do seu cronograma. Por meio dele, podemos avaliar diversos pontos ao longo da preparação para o certame.

“O que são editais verticalizados?”. Você pode estar se perguntando. Nada mais é que do que o edital do concurso público separado ponto a ponto, de forma que ajude a sua visualização e a separação por tópicos de estudo.

Dependendo do edital, se ele for verticalizado por um especialista, ele pode indicar o artigo onde está determinada matéria cobrada e pontos a serem trabalhados. Isso tudo facilita sua rotina de estudos e economiza bastante tempo.

O edital verticalizado deve ser usado para programar revisões e administrar seu estudo de forma organizada e correta. É uma boa forma de verificar sua progressão nas matérias cobradas pelo edital, formulando um estudo coeso e com precisão.

Ele é uma tabela, separada pelas matérias do concurso, com absolutamente todos os temas listados e colunas para marcar o que já foi visto, o que precisa revisar, o que falta fazer de questões etc.

Estude editais anteriores: Você já deve saber que não é recomendado aguardar a publicação do edital do próximo concurso desejado para começar a estudar. Certamente não haverá tempo suficiente para aprofundar a matéria necessária para conquistar a aprovação. Trata-se de uma estratégia arriscada, e, portanto, o correto a se fazer é iniciar o estudo hoje, mas com base no último edital.

O conteúdo do certame para o mesmo cargo não costuma variar radicalmente de um concurso para outro. Então, antecipe-se em conhecer o que foi cobrado na prova imediatamente anterior a sua e saia na frente de muitos candidatos.

Converse com outros candidatos: trocar experiências ou ter um parceiro de estudos pode ser interessante.

Muitas vezes, acabamos nos sentindo desmotivados e até mesmo desesperançosos. Isso é muito comum, especialmente quando falamos sobre concursos muito concorridos. Parece um obstáculo impossível de ser vencido!

Ter alguém com quem se possa confidenciar as dificuldades e aprender com quem passa, ou passou, pelas mesmas coisas que você pode ser um alívio na rotina de estudos.

Lembre-se sempre: você tem tudo para conquistar os seus objetivos dentro de você!

Adote boas técnicas de revisão: Essa é uma dica de ouro. Sério! Uma das mais importantes. Não se esqueça de caprichar nas técnicas de revisão! Esse cuidado é essencial para fazer com que o seu cérebro relembre de pontos importantes e que, infelizmente, vão sendo deixados de lado ao longo do tempo. Não permita isso acontecer!

Se você ainda não conhece a técnica de revisão 4×4 d’O Estudo em Camadas, tenho um artigo especialmente direcionado ao tema: https://blog.grancursosonline.com.br/revisao-como-otimizar-em-80-sua-rotina-de-estudos/

Cuide da sua saúde: Ser concurseiro não significa apenas ficar sentado em uma cadeira, de frente para os livros, os cadernos e o computador. É preciso ter tempo para cuidar da saúde – e isso também faz parte da estratégia para alcançar a aprovação.

Só em 2021, mais de 20 pessoas morreram no Brasil realizando os Testes de Aptidão Física (TAF). Isso acontece normalmente pela preocupação excessiva nos estudos e pela completa negligência em relação à saúde!

Pratique atividades físicas regularmente e se alimente bem para garantir um bom funcionamento do corpo e da mente. Afinal, se o corpo está bem, as chances de a mente também estar são maiores, pois são interligados. Mesmo que sua prova não conte com a etapa do TAF, saiba que a prática de atividade físicas irá melhorar, e muito, a qualidade dos seus estudos.

Dentro do campo saúde, dormir bem também é necessário, pois o cérebro precisa descansar, até mesmo para fixar melhor o que foi estudado. Lembre-se disso!

Sendo assim, para estudar para concurso com qualidade, é fundamental criar uma rotina de estudos. E, embora isso pareça difícil a princípio, você deve ter percebido que não é. Basta aplicar as orientações que listamos acima.

Bom, espero que o conteúdo de hoje, preparado com muito conhecimento e carinho, te ajude a ser um concurseiro heroico, mais organizado e produtivo. Se permanecerem algumas dúvidas, escreva aqui nos comentários e/ou me procure no Instagram @prilaconcursos. Será uma satisfação te ajudar um pouco mais, meu herói, minha heroína.

Antes de encerrar, quero te convidar para conhecer o serviço de Mentoria e Coaching do Gran Cursos Online: somos uma equipe capacitada (da qual tenho orgulho de fazer parte) formada por profissionais altamente habilitados e preparados, os GranXperts. Nosso trabalho é te ajudar nessa jornada de estudos, te tornar um candidato de alto desempenho, te ajudar a ser o melhor estudante que você pode ser, para, assim, atingir sua tão sonhada aprovação. Nós orientamos e acompanhamos seus estudos para que atinja seu potencial máximo. Venha conhecer nossos serviços!

 

Obrigada pelo seu tempo e atenção. Até a próxima aventura.

Avatar


20 de janeiro4 min. de leitura