Não passei no TPS! O que fazer?

Avatar


06 de setembro2 min. de leitura

Semana passada foi publicado o resultado final da Primeira Fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) de 2017. Neste momento, alguns estão comemorando. Se é o seu caso, parabéns! Mantenha, ou, se possível, acelere, o ritmo de estudos, sem descuidar da saúde, fundamental para se manter bem pelo resto da maratona. Mas, se você está entre a maioria dos candidatos e não será dessa vez que fará as provas das fases seguintes, saiba que grande parte dos que se tornaram diplomatas passaram por isso e sua atitude agora poderá definir seu futuro.

Em geral, a reprovação no TPS (Teste de Pré-Seleção) desanima e muito. Eu mesmo, por duas vezes, senti essa desagradável sensação. Dá vontade de desistir. Pensamos que, com tantos exames a enfrentar, ficar no primeiro comprova que não temos capacidade para nos tornarmos diplomatas. Ledo engano. Os números mostram que esse sentimento está equivocado e que perder tempo lamentando é a mais natural, porém pior das atitudes.

Em geral, cerca de 6.000 candidatos se apresentam ao CACD anualmente. Desses, apenas 30 são aprovados. A relação candidato-vaga, portanto, é de 200 para 1. Difícil, sem dúvida. Mas, depois de aprovados no TPS, os candidatos passam a concorrer em relação de 10 para 1. Veja a diferença. Além disso, ser aprovada(o) na Primeira Fase significa que você estudou bem para todas as disciplinas cobradas nas etapas seguintes (com exceção de Língua Espanhola e Língua Francesa). Ou seja, você não terá caminhado apenas um terço do caminho – levando-se em conta que o CACD tem 3 Fases –, mas boa parte do percurso, pois 95% dos candidatos terão ficado para trás!

O que fazer, então? Sem dúvida, se você realmente quer tornar-se diplomata, a melhor decisão é não perder tempo. A compensação da dificuldade de aprovação no CACD e da alta e qualificada concorrência é saber que sua preparação em um ano poderá ser aproveitada logo no ano seguinte, pois desde 1945 o Instituto Rio Branco organiza Concursos de Admissão à Carreira de Diplomata anualmente. 365 dias parece bastante tempo, mas os bons CACDistas sabem que cada período de 24 horas desse prazo é precioso.

E, para quem tenciona ver seu nome entre os aprovados do CACD de 2018, essa dica torna-se ainda mais importante. Isso porque o Concurso do ano que vem deverá voltar a ser aplicado no primeiro semestre, como era a tradição desse processo seletivo. Se isso realmente ocorrer, não estamos mais falando de um ano, mas de apenas 6 meses!

O que você está fazendo, então, que ainda não parou de ler este artigo e foi estudar? Brincadeiras à parte, normalmente são detalhes que diferenciam os resultados positivo e negativo dos bons CACDistas. Já que você sabe que a maioria de seus concorrentes do ano que vem que não passaram no TPS 2017 ficarão se lamentando por algum tempo antes de retomar os estudos, saia na frente deles e mãos à obra!

Prof.Jean Marcel Fernandes – Coordenador Científico

Jean MarcelNomeado Terceiro-Secretário na Carreira de Diplomata em 14/06/2000. Serviu na Embaixada do Brasil em Paris, entre 2001 e 2002. Concluiu o Curso de Formação do Instituto Rio Branco em julho de 2002. Lotado no Instituto Rio Branco, como Chefe da Secretaria, em julho de 2002. Serviu na Embaixada do Brasil em Buenos Aires – Setor Político, entre 2004 e 2007. Promovido a Segundo-Secretário em dezembro de 2004. Concluiu Mestrado em Diplomacia, pelo Instituto Rio Branco, em julho de 2005. Publicou o livro “A promoção da paz pelo Direito Internacional Humanitário”, Fabris Editor, Porto Alegre, em maio de 2006. Saiba +


Com o objetivo de preparar os candidatos para o concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, um dos mais difíceis do país, o Gran Cursos Online lançou um novo curso de preparação para a 2ª fase do CACD 2017 e preparação extensiva para o CACD 2018, composto por teoria e exercícios. Nosso objetivo é ajudá-lo na consolidação de seu conhecimento e, consequentemente, na realização de uma excelente preparação para o próximo concurso. Além das orientações de uma equipe altamente qualificada (diplomatas e especialistas), que irá destacar e desvelar os principais tópicos de cada disciplina, você contará, ainda, com as preciosas dicas sobre as particularidades da banca CESPE, um ano de acesso ao conteúdo, visualizações ilimitadas e outros diferenciais. Com esse curso você se prepara de forma antecipada e eficaz!

matricule-se3

Avatar


06 de setembro2 min. de leitura