Coronavírus e concurseiros: sua rotina será afetada? Veja!

O novo coronavírus afetou a rotina de concurseiros, a equipe de comunicação do Gran Cursos Online conversou com especialistas que passaram orientações! Veja AQUI!

Avatar


18 de março2 min. de leitura

O novo coronavírus (Covid-19) afetou a rotina de muitas pessoas, dentre elas estão os concurseiros. Aplicações de provas foram adiadas para evitar aglomerações, bibliotecas estão fechadas e as casas estão mais cheias, as medidas são importantes para evitar a proliferação do vírus. Pensando na rotina dos concurseiros, a equipe de comunicação do Gran Cursos Online conversou com especialistas com o objetivo de coletar dicas para que os estudos não sejam interrompidos.

De início, o professor e coordenador do Gran Cursos Online, Vandré Amorim, reforçou a importância de não interromper os estudos “O concursando tem que ter a consciência de que os concursos não estão sendo cancelados, mas simplesmente adiados, ou seja, eles serão, em regra, retomados, e o quanto antes! Salvo pouquíssimas exceções, como o caso do IBGE, devido à magnitude do certame, que será realizado em todos os municípios do país, com a expectativa de mais de 2 milhões de inscritos, não devemos ter cancelamentos, mas apenas adiamentos”, ressaltou.

As informações sobre os dados do novo coronavírus estão sendo divulgadas por diversos meios de comunicação, conversamos a psicóloga Juliana Gebrim que pontuou a importância de não deixar o volume de informações atrapalharem o psicológico e os estudos “É inegável tudo que está acontecendo. O alarde criado e as chamadas fake news ou wrong news só aumentam a nossa ansiedade e isso pode abalar o sistema imunológico que não pode estar fragilizado no momento. Infelizmente, esse excesso de informações que chamamos de Infodemia estão o tempo todo na internet. São avalanches de questões tanto de pessoas que não possuem propriedade para falar sobre o assunto, quanto de outras que divulgam desserviços e inverdades para propagar a ignorância. Veja sempre a fonte daquilo que está sendo dito,” explicou a psicóloga.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), o Governo Federal e as Secretarias de Saúde Estaduais  e Municipais são exemplos de fontes de informações que os concurseiros podem obter informações relacionadas à prevenção e demais dados sobre o novo coronavírus.  O Ministério da Saúde publicou o vídeo abaixo em uma rede social para orientar a população:

 

Em relação ao adimento das provas, o professor Vandré Amorim ainda reforçou que o momento é ideal para se dedicar aos estudos  e, desta forma, estar preparado para as novas datas “Agora, é a hora de os estudantes aproveitarem esse tempo extra e aprimorarem seus estudos. A dedicação deve ser total, pois o cenário mostra que devido a várias suspensões, quando retomarem, devemos ter concursos com datas muito próximas entre eles,” disse.

A equipe de comunicação do Gran Cursos Online está acompanhando em tempo real o impacto do novo coronavírus no status de todos os concursos públicos Saiba aqui quais as provas foram adiadas ou mantidas por conta do coronavírus.

Avatar


18 de março2 min. de leitura