O estudo de maneira REAL para pessoas REAIS!

Avatar


27 de agosto4 min. de leitura

O principal recurso do ser humano é o TEMPO. Por ele ser finito, utilizá-lo de forma correta é de suma importância. A duração dele é a mesma para todos: 24 horas. Porém, nem todos o usam com sabedoria ou têm energia para produzir tudo aquilo que precisam.

No estudo não poderia ser diferente. Precisamos otimizar o tempo que atribuímos a ele. Para isso se faz necessário estabelecer uma boa organização, uma excelente distribuição de tarefas e, principalmente, saber enxergar as principais frentes de “trabalho”. Isso não pode ser feito por mais ninguém, senão por você. Essa clareza fará sua produtividade atingir níveis inimagináveis.

Vale ressaltar que esse aspecto do tempo faz parte de uma das engrenagens da máquina do estudo. As engrenagens são:

  • Método de estudo (como estudar);
  • Comportamento e mindset (atitudes e pensamentos antes, durante e depois do estudo);
  • Planejamento e gestão de energia (quando e o que estudar).

As três precisam estar em harmonia para o estudo atingir o ápice de eficiência. No artigo de hoje, focaremos no planejamento e na gestão de energia. Não negligencie esse pilar, meu herói, minha heroína: quanto mais coisas temos a fazer, maior é a importância de termos uma boa gestão.

Compararemos nossa energia à bateria de um celular. Cada uma de nossas ações durante o dia consome um percentual de carga da bateria. Naturalmente, uma hora ela acaba!

Nossa bateria é recarregada com sono de qualidade, boa alimentação, hábitos saudáveis e prática regular de exercícios. Cada vez que perseveramos nessas atividades, nossa bateria aumenta sua eficiência e, até mesmo, capacidade de armazenamento.

Uma orientação de extrema importância para melhorar não somente o estudo, mas também seu sono, é realizar um ritual. O cérebro adora situações padronizadas e previsíveis. Isso vem com a repetição. Como sugestão para incrementar o seu ritual de sono, sugiro usar uma música relaxante, de preferência instrumental, luzes de baixa intensidade, amarelas e, principalmente, não se expor à tela do celular antes de dormir. Essas orientações fazem parte da conhecida “higiene do sono” e é cientificamente comprovado que isso melhora a qualidade do sono, promovendo um descanso mais reparador.

Além disso, como sugestão para o seu ritual de estudos, você pode escutar uma música que te inspire e te mantenha no foco; você pode lavar o rosto com água gelada e meditar durante cinco minutos antes de iniciar sua sessão de estudo. Esses pequenos detalhes ganham potencial quando realizados em conjunto e aumentam sua capacidade de concentração.

Todas essas orientações têm um objetivo: aumentar sua produtividade. Com maior produtividade, você faz mais coisas em menos tempo. É muito importante aplicar esse conhecimento na sua vida.

Agora, vamos nos aprofundar um pouco mais no oceano do planejamento e da produtividade?

Eu te incentivo a realizar um inventário das suas atividades. Pode ser no papel mesmo, para o cérebro reconhecer comprometimento e reter melhor as informações. Nele você precisa listar as suas atividades, aquelas que você costuma realizar ao longo de uma semana. Garanto que isso vai ser rapidinho e te trará excelentes benefícios, tá? Você pode até se acostumar a fazer essa pequena lista todos os finais de semana.

Após esse primeiro levantamento, precisamos atribuir peso a cada uma dessas tarefas. Pode ser de 1 a 3, ou de 1 a 5. A hierarquização das atividades torna-as mais atraentes para o cérebro e o seu nível de comprometimento vai lá nas alturas. Essa hierarquia está intimamente relacionada com seu projeto de vida. A tarefas com maior peso serão as que mais geram impacto nos seus grandes projetos.

O terceiro passo é compreender quanto tempo você levará para realizar cada uma das atividades ali descritas. Contabilize a soma das horas das tarefas do mesmo dia e veja se cabem dentro de 24 horas. Conte também com o tempo previsto para o seu sono, uma boa alimentação e outros hábitos saudáveis.

Fazendo uma conta rápida para quem trabalha e estuda: 8 horas de trabalho + 2 horas de deslocamento + 8 horas de sono = 18 horas. Sobram seis horas para realizar o restante das atividades (estudo, refeições, higiene, atividade física). Se, nesse momento, você percebeu que nem todas as atividades cabem ao longo de um dia, é hora de usar os níveis de hierarquia e estabelecer o que entra e o que sai. Veja o que pode ser delegado, postergado ou até mesmo cortado. Agora, com as tarefas cabendo dentro do seu limite real e concreto de tempo, podemos avançar.

A quarta etapa é realizar a distribuição dessas tarefas e compromissos ao longo da semana. Procure fazer isso em uma agenda – pode ser digital ou impressa, o que for melhor para você. Lembre-se de deixar algum espaço ao longo do dia para não fazer nada. É sério, não fazer nada é importante! Assim você também torna sua agenda flexível. Caso surja algum imprevisto ou emergência, você tem algum tempo livre para ajustar a rotina.

Pronto! Agora você tem uma agenda. Essa ferramenta é extremamente poderosa, se utilizada com maturidade. É bem comum não conseguirmos cumprir 100% da agenda. A vida não é uma linha reta! O que eu preciso que você tenha em mente é: se você melhorar 1% a cada dia, já está excelente. Afinal, estamos falando de triplicar o seu conhecimento e sua maturidade. UAU!

Agora é perfeitamente possível enxergar tudo o que precisa ser feito nas próximas 24 horas, e isso é incrível. Quando se tem clareza das atividades, automaticamente, seu cérebro já começa a poupar energia sabendo que, até uma determinada hora, precisa executar as tarefas definidas. De maneira inconsciente, você consegue administrar seus recursos.

Agora, vou te dar uma orientação para sua sessão de estudos ser ainda mais produtiva: PRIORIZE!

Se possível, coloque sua sessão de estudo para o momento no qual você tem mais energia, quando sua bateria está 100% carregada, ou seja, logo quando acorda. É muito mais fácil você utilizar suas primeiras horas do dia para o principal projeto de sua vida. Você terminará essa atividade com sensação de dever cumprido e satisfação por ter batido a meta do estudo logo no início do dia. Isso te trará um gás extra para as demais atividades.

Bom, espero que o conteúdo de hoje, preparado com muito conhecimento e carinho, te ajude a ter um estudo mais produtivo. Se você quiser aprender ainda mais, recomendo ler meus outros artigos aqui no blog do Gran e me procurar no Instagram, @prilaconcursos. Você vai ter sessões de estudo incrivelmente mais poderosas com as técnicas de estudo que tenho para te passar. Será uma satisfação te ajudar um pouco mais, meu herói, minha heroína.

Antes de encerrar, quero te convidar para conhecer o serviço de Mentoria e Coaching do Gran Cursos Online: somos uma equipe capacitada (da qual tenho orgulho de fazer parte) formada por profissionais altamente habilitados e preparados, os GranXperts. Nosso trabalho é te ajudar nessa jornada de estudos, te tornar um candidato de alto desempenho, te ajudar a ser o melhor estudante que você pode ser, para, assim, atingir sua tão sonhada aprovação. Nós orientamos e acompanhamos seus estudos para que atinja seu potencial máximo. Venha conhecer nossos serviços!

 

Obrigada pelo seu tempo e atenção. Até a próxima aventura.

Avatar


27 de agosto4 min. de leitura