O que é vencer na vida para você?

Avatar


16 de junho3 min. de leitura

Olá, meu caro leitor.

Diga-me, o que é vencer na vida para você?

Tenho certeza de que esse simples questionamento te causou alguns minutos de reflexão, não é mesmo? Eu quero te mostrar como nossas respostas a essa pergunta podem estar alteradas em razão da influência que as redes sociais exercem sobre todos nós.

A internet é mesmo uma ferramenta fantástica de interação, transformação e evolução social. Contudo, a vida virtual das redes sociais tem levado a nossa geração a buscar riquezas sem conhecer realmente o valor das coisas, e essa busca por valores deturpados nos faz perder o foco sobre aquilo que é importante de fato.

Nas redes sociais, você pode ter a impressão de que a vida de todo mundo é fantástica, menos a sua. O confronto com a suposta plenitude alheia pode elevar sua ansiedade. Você pode acreditar que está estagnado ou que seus esforços para conquistar a sua vida dos sonhos até então foram insuficientes.

Segundo a diretora-executiva da Royal Society for Public Health (RSPH), Shirley Cramer, instituição de saúde pública do Reino Unido,

A mídia social tem sido descrita como mais viciante do que cigarros e álcool, e agora está tão arraigada na vida dos jovens que não é mais possível ignorá-la. Os entrevistados nos disseram que as redes sociais tiveram um impacto positivo e negativo em sua saúde mental, mas é interessante ver o ranking do Instagram e Snapchat como o pior para a saúde mental e o bem-estar – ambas as plataformas são muito focadas na imagem e parece que podem estar gerando sentimentos de inadequação e ansiedade (disponível em: https://www.medley.com.br/blog/saude-social/redes-sociais-fazem-bem-ou-mal).

Hoje, ter um carro importado, morar numa mansão e fazer viagens para o exterior parece ser sinônimo de sucesso. Mas será que, após todo o meu esforço para conquistar essas coisas, eu terei vencido na vida? Pode ser que sim. Mas o fato é que conseguir comprar um carrinho usado, morar de aluguel, pagar as contas em dia e viajar uma vez por ano com a família também é vencer na vida!

Digo isso porque foi assim que fui criado por meus pais. Nunca tive luxo, mas nunca me faltou nada. Tenho certeza de que você também não precisou de luxo para se tornar esse ser humano fantástico aí, pois o mais importante te foi dado: princípios, educação e amor.

Portanto, dê valor às suas conquistas, ainda que você não tenha alcançado o resultado pretendido. Elas também são grandes, ricas! Pare de se inferiorizar, comparando a sua vida com a do outro, achando que ele tem mais do que você.

Você tem uma vida que muitos queriam ter, já pensou nisso?

Quantas pessoas queriam poder simplesmente andar ou segurar um garfo para se alimentar; quantas pessoas queriam poder ter a sua saúde, fazer exercícios ou apenas conseguir ir ao banheiro sozinhas, sem precisar de ajuda; quantos queriam ter o seu emprego, esse aí de que você tanto reclama, mas que te dá o necessário para você pagar as contas, se vestir, se divertir.

Você é rico aos olhos de muita gente e não sabe. Tenha orgulho da sua trajetória, pois muitas pessoas são influenciadas por você.

Você não precisa ter um milhão de seguidores para se sentir influente e importante na vida de alguém. Seja influente na sua casa, na sua família, no seu trabalho. Seja importante para seus filhos, amigos e vizinhos.

Por fim, entenda que eu não estou aqui para dizer que não devemos buscar algo melhor na vida, não é isso. Muito pelo contrário! Torço para que você voe cada vez mais alto e alcance seus objetivos grandiosos!

Se você estudou por anos, se dedicou e trabalhou muito para comprar aquele carrão, faça isso! Se seu sonho é realizar aquela viagem incrível, conhecer outras culturas, países… que maravilha, faça isso! Seus esforços merecem, sim, ser recompensados. Mas, se isso não acontecer, saiba que está tudo bem. Nem todo mundo precisa ser rico para ser bem-sucedido. Valorize também o que você já conquistou. Não se compare. Agradeça pelas coisas que você tem. Amém?

E tenha paciência, jovem, pois tudo acontece no tempo certo.

Você, que tem 19 anos e está começando a sua jornada e, por vezes, sente que não vai dar conta de competir no mercado: acredite no seu potencial, vai dar certo. E você, que está com 35 anos, recomeçando a vida, buscando estabilidade, sua casa própria, um novo emprego… continue em frente! Tudo tem o tempo certo para acontecer. O tempo de DEUS!

Veja que vencer aos 19 e aos 35 tem exatamente o mesmo valor. Cada um tem a sua história!

Encontre seu ponto de equilíbrio. Queira sempre evoluir mais a cada dia, mas seja grato. Ter consciência de quem somos e onde queremos chegar facilita vários caminhos da nossa vida. Isso nos faz ter foco, direcionamento, pés no chão e, principalmente, atitude! Pessoas que se preocupam somente com o resultado final, sem dar a devida atenção ao processo de construção, geralmente se perdem no meio do caminho após a primeira queda, ao passo que indivíduos que conhecem a sua realidade e têm a atitude necessária para superar aquela posição conseguem alcançar seus objetivos e são felizes com as suas conquistas.

Como disse o pensador William J. Johnson: “A mudança mais significante na vida de uma pessoa é uma mudança de atitude. Atitudes corretas produzem ações corretas”. Assim, desconecte-se das ansiedades do mundo virtual. Utilize a tecnologia a seu favor, para otimizar e potencializar seus estudos, seu conhecimento.

A plataforma do Gran Cursos Online possui os melhores e mais completos conteúdos para te ajudar na construção do seu saber. Se encontrar dificuldade com a organização e o planejamento dos seus estudos, conte com a equipe de mentores do Gran Xpert, que é formada por profissionais extremamente capacitados e motivados em te ajudar a alcançar a tão sonhada aprovação. Procure um de nossos consultores na aba Coaching da página principal do nosso site.

Lembre-se: a sua vida importa. Então, agradeça sempre por tudo que conquistou e mantenha sua busca contínua para chegar onde quiser chegar.

 

Conte comigo.

Israel Suhet

Avatar


16 de junho3 min. de leitura