O que esperar da prova do MPU Por: Elias Santana

Avatar


19 de outubro2 min. de leitura

Neste fim de semana, haverá a realização das provas do concurso do Ministério Público da União (MPU), para os cargos de técnico e analista. A ansiedade em torno desse certame é grande, uma vez que, além de ser uma excelente oportunidade de trabalho, o órgão em questão possui a tradição de nomear boa parte dos aprovados.

Os candidatos estão ansiosos! O que será cobrado? Qual será o estilo da prova? Como eu devo me comportar? É sobre esse assunto que quero falar no artigo de hoje!

Primeiramente, saiba: os dois pilares da prova serão língua portuguesa e legislações do MPU. A expectativa é de que, em média, 40 itens estejam ligados a essas disciplinas. Portanto, no domingo, não trate com descaso que pode garantir a sua aprovação!

Sobre a minha matéria (língua portuguesa), algumas considerações devem ser feitas:

• A prova deve apresentar dois textos. Em 2018, o Cespe preferiu fazer uso de textos longos. Em provas anteriores do MPU, a opção da banca foi adotar notícias, reportagens e, principalmente, artigos acerca do próprio órgão; todavia, ao longo de 2018, boa parte das provas veio acompanhada de textos literários ou filosóficos. Acredito que a combinação da vez será um texto sobre o MPU e outro reflexivo. Para analista, algum que tenha viés mais jurídico.

• As questões devem estar igualmente divididas em gramática e análise de textos (e espero que você tenha se preparado bem para ambas). Comece por gramática, mas não despreze o texto (lembre-se da quantidade de pontos que estão em jogo).

• Em texto, além de questões de análise, haverá itens sobre coesão textual – com pronomes ou conjunções. Tipologia textual também é assunto quase garantido (lembre-se de revisar, enquanto lê este artigo, o que é uma descrição, uma narração e uma dissertação).

• Em gramática, pontuação, concordância verbal e colocação pronominal foram os assuntos mais recorrentes ao longo de 2018. Crase, funções do QUE e do SE e emprego dos tempos e modos verbais também são conteúdos bem cotados.

• As questões de reescrita de textos são as paixões do Cespe. Primeiro, analise a parte gramatical; em seguida, veja os sentidos do texto. Ademais, sempre olhe para uma questão desse tipo desconfiando de que ela esteja errada.

Sei que falta muito pouco tempo para a prova. O objetivo desse meu texto não é causar pânico, mas promover tranquilidade. Ao longo da sua preparação, tenho certeza de que você mapeou bem o perfil da banca, e eu estou aqui só para confirmar todo o seu estudo! No domingo, seja confiante e perseverante! Se você estudou com afinco, merece alcançar a aprovação! Boa prova!

 


Elias Santana

Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 


 

Continue se preparando com quem tem tradição de aprovação e anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


19 de outubro2 min. de leitura