Os benefícios do ômega 3 para os estudos

Avatar


25 de agosto1 min. de leitura

Os benefícios do ômega 3 para os estudosCaros(as) concurseiros(as),

Hoje, vamos falar sobre o ômega 3.

O ômega 3 é uma gordura poli-insaturada. Ele representa uma família de ácidos graxos e é composto por três formas: ácido alfa-linolênico (ALA), ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosa-hexaenoico (DHA). O EPA e o DHA são encontrados nos animais marinhos (peixes). Já o ácido alfa-linoleico (ALA) é de origem vegetal.

O ômega 3 é uma gordura boa, e esses ácidos graxos são chamados de essenciais, pois o organismo não consegue produzi-los. Eles têm ação anti-inflamatória (o EPA funciona como um bloqueador de enzimas que produzem o processo inflamatório), atuando no organismo como um todo, beneficiando a saúde do coração, cérebro e a circulação sanguínea, provocando, nesse último caso, o aumento dos níveis do colesterol HDL (colesterol bom) e a diminuição dos níveis de colesterol LDL (colesterol ruim). Além de fortalecer o sistema imunológico, auxiliam no controle da pressão arterial, protegendo a retina e auxiliando no tratamento da depressão.

O DHA é muito importante para quem está estudando. Ele possui uma ação antioxidante e é o ácido graxo mais benéfico para a saúde do cérebro, tendo em vista que favorece a cognição e as conexões entre os neurônios, beneficiando, por conseguinte, a memória, a atenção e o raciocínio.

O ômega 3 pode ser encontrado nos animais marinhos (peixes): cavala, atum, namorado, salmão, camarão e sardinha; e nos vegetais: rúcula, brócolis, espinafre, couve, castanhas, nozes, linhaça e chia.

Por outro lado, também conseguimos o ômega 3 por meio de suplementos alimentares. Mas preste atenção, pois um bom ômega 3 deve ser ultrafiltrado, livre de mercúrios, armazenado em vidro escuro e quanto maior a concentração de EPA e DHA melhor será o ômega 3.

Perceberam quantos benefícios esses ácidos graxos podem oferecer? Então, adicione o ômega 3 na sua alimentação.

Fabiana Ribeiro – Nutricionista Esportiva Funcional

Instagram: @fabiananutricionista

Email: fabianaribeironutricionista@gmail.com

Telefone: (61) 99174 9009

 

 


 

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


25 de agosto1 min. de leitura