Para ler em momentos de angústia

Avatar


10 de agosto5 min. de leitura

Sabemos só de uma parte de tudo que passamos para estar aqui nesse momento. Digo isso somente em parte, pois só nós sabemos as nossas emoções e dificuldades no nosso íntimo. Posso te dizer que todos sentem as mesmas emoções, pois elas são universais. Todos estão com medo de não passar, todos estão com medo de fracassar, todos estão com medo de recomeçar. Todos com um frio na barriga. A humanização de sentimentos nos faz mais fortes. Quando achamos que somos os únicos a sentirmos algo, a dor fica maior.

Saiba que até mesmo os mais bem preparados sentem o mesmo que você. Por mais que você não queira, estamos no mesmo mar e em barcos diferentes.

Os desafios sempre nos trazem aprimoramento. Sempre. Isso só não ocorre quando você está fechado a qualquer tipo de aprendizagem. E isso, para um concurseiro, não é nada bom. Nesse momento, todos estamos preocupados em passar. Estamos ansiosos com aquilo que irá cair na prova. Queremos ter o controle de tudo a cada minuto, queremos dar a última olhadinha, fazer a última decoreba. Queremos muito ser recompensados de alguma forma. Não sabemos aquilo que será cobrado de nós, e o ser humano não gosta de ser testado. Nessa avalanche de conteúdo que temos de absorver, é normal nos sentirmos com muito medo e angústia.

Não temos o controle de nada. Só daquilo que nos faz crescer. Esse sim, é um controle todo nosso.

Experimente sempre novas sensações! Somos como uma bússula, devemos sentir as emoções. Se joga, e não morra na porta daquilo que poderá ser um sonho. Faça a sua obra. Não mate a fome só lendo os ingredientes de uma receita. Prepare-a e coma!

Vá e faça. Tome posse daquilo que é seu.

Quem tem a mentalidade forte sempre faz algo mais. Force um pouco mais, tente um  pouco mais, estude um pouco mais. Você, que está participando dessas aulas, está fazendo um pouco mais. Isso é posicionamento de vencedor – sempre ir além.

O medo vem disfarçado de cansaço, pressão dos familiares, a nossa própria cobrança; vem na forma dos pensamentos de que quero decidir essa parte da minha vida. Passar um risco na areia. Encerrar essa etapa. Pedir a conta.

Todos tentamos, todos os dias. A vida é plena de heroísmos e, para mim, você já é um herói, se chegou até aqui, se batalhou e estudou de verdade. A despeito de todos os problemas que todos nós temos, você está tentando e quer ser um vencedor. Quer realizar os seus sonhos, ter uma vida confortável e quer o melhor para si. Queremos falar de boca cheia: “eu venci”.

Guie as suas mais profundas orações e pedidos no sentido de melhorar cada vez mais. Grite em cada questão que você ainda está vivo e que, se não for dessa vez, continuará. Ainda mais firme, ainda mais sereno.

De nada adianta pensar grande se o seu proceder é pequeno. Tem gente que se dá ao luxo de ter medo de não passar em um concurso, mesmo sem estudar. Você ser grande não significa fazer discursos grandiosos de vitória sem agir. A ação precede a grande maioria das questões emocionais.

A ação precede a vitória.

As pessoas nos falam muito em sermos fortes em momentos de dificuldade, que devemos ter uma mente forte, que é necessário nos concentrarmos para não errarmos em besteiras, que devemos pensar positivo e não ficar ansiosos.

Tenho muito para falar a você.

Não siga abstrações ou fórmulas mágicas.

Ter um pouco de ansiedade, nesse momento, aquilo que chamamos de ansiedade boa, é algo fundamental para você se sair bem em um desafio. Escutei uma vez: “seja um trator”. Coloque a sua alma nesse novo desafio. Se precisar de um pouco de ansiedade, por quê não?

Nas nossas relações em família e na vida, sempre encontraremos pessoas que se intrometem na nossa caminhada, pessoas desleais, muitas sem noção. Não traga essas pessoas para o seu desafio. Elas não te ajudarão nas questões de prova e nem nos seus estudos. Na grande maioria das vezes, não fazem nada nem na vida delas. Há um provérbio que diz que não devemos nos aproximar de uma cabra pela frente, de um cavalo, por trás, ou de um idiota, por qualquer um dos lados. Evite pessoas tóxicas.

Uma mentalidade forte deixa a mente fluir. Sua mente sabe que, se pensar muito positivo, você pode ter uma obesidade de informações e ficará sem ação. Isso pode entupir o seu cérebro e te desconectar da realidade, que nunca será de todo positiva. Você conhece alguém com uma boa autoestima? Ela nunca fica falando ou se autoafirmando sobre o quanto fez isso ou aquilo. Ela simplesmente faz.

Se você pensar negativo, arrastará corrente no momento de dar o seu melhor. Tenha uma mente neutra. Já ouviu falar que o leite só começa a ferver quando saímos de perto dele? Não esmague o seu cérebro com excesso de positividade ou negatividade. Deixe fluir. O cérebro adora clareza e simplicidade. O positivo deve ser semeado diariamente e ser algo natural, e não exigido.

Use filtro para aquilo que você escuta, lê ou verbaliza, pois, muitas vezes, devemos lavar os ouvidos e enxugar os olhos para coisas erradas que estamos ouvindo e vendo. Também devemos lavar nossas bocas quando falamos algo de errado para alguém. Devemos ter consciência e temperança.

Chorar? Chore quantas vezes forem necessárias. A dor e a tristeza são fortemente estruturantes, se aprendermos com elas, e pode ser nos nossos momentos de dor que a nossa fragilidade vai embora.

Para sermos fortes mesmo, devemos sentir e nos conectar com as nossas emoções. Pessoas incríveis são feitas de superações todos os dias. Prefiro ter cicatrizes a pele linda de quem só ficou nas abstrações. Sem nenhuma ação. No mundo das ideias.

O quanto esse mundo das ideias é perigoso… ideias, como procurar a prova perfeita, a felicidade, os amigos perfeitos, o método de estudo perfeito, o material perfeito. Quanto tempo se perde com essas buscas…

E o medo de se dedicar aos estudos e não passar? Esse é o maior medo do concurseiro. Nesse ponto, ressalto que o conhecimento sempre será acumulativo. Ele não será desperdiçado. Após uma queda, levante sem ligar muito para o desânimo e se refaça. Descanse, sinta e se levante quantas vezes forem necessárias.

Estamos mergulhados em uma cultura que quer obter tudo muito rápido e de forma imediata. O concurseiro está inserido nesse processo. Devemos estar sempre bem, mostrar sempre uma mente forte e um corpo sarado. Isso provoca um rápido consumo de soluções mágicas, mas, em matéria de concursos, isso nunca funcionará. Pensamentos assim te fragilizam, te desqualificam e, muitas vezes, te tiram da sua essência.

Não existe abandono maior do que nos distanciarmos de nós mesmos. Sair da nossa essência é ter um medo exacerbado, e todos sabemos que a coragem é o medo em movimento.

Não repita seus erros. Corrija-os! É uma involução saber que beber água salgada não mata a sede e continuar tomando dela. Seja flexível. Uma pessoa dotada de inteligência não é a que tem o QI mais alto. Inteligência sempre será a nossa capacidade de nos adaptarmos às circunstâncias da vida. Isso é genialidade.

É claro que queremos soluções rápidas para tudo. Queremos o material perfeito, o professor perfeito, a psicologa perfeita, e tudo muito rápido. Essa ambição de querer tudo fazendo nada pode te trazer muita frustração.

A vida não é um caminho em que você chega e resolve tudo. Estamos nessa vivência para aprender ao longo da senda. O processo de estudo também é uma compilação do significado de viver de forma real.

Saiba que, no nosso caminho, sempre receberemos mais “não” do que “sim”. Não procure o momento perfeito para agir. Não insista onde não há o que procurar, nem espere em cadeiras ocupadas.

Faça o seu momento e a sua prova. Não busque a confiança, pois confiança você desenvolve quando se põe a fazer algo. Chega de achismos. Tenha competência! Vá e faça aquilo que deve ser feito, ou seja, exponha o seu conhecimento.

No nosso Divã de terça, falaremos sobre a angústia e como colocar um ponto final nessa sensação com a ajuda da filosofia estoica.

Avatar


10 de agosto5 min. de leitura