Passo a passo para ter uma disciplina de herói

Avatar


05 de janeiro5 min. de leitura

Não é novidade para ninguém que estudar requer disciplina. Mas o fato é que temos dúvidas comuns: Como ter disciplina e como se tornar uma pessoa mais disciplinada? As pessoas nascem disciplinadas ou são capazes de conquistar essa habilidade? Certamente em algum momento da sua caminha você já se fez essas perguntas, não é verdade?

Ao longo dos anos, entendi que essa habilidade faz toda a diferença na vida como um todo. E todas as pessoas são disciplinadas em algum grau, todas elas. Em alto nível, ouso dizer. Por exemplo, existe quem seja disciplinado em não estudar 4 horas por dia. Para esses, sempre há uma desculpa que justifique o seu fracasso diário.

Existe também a disciplina em perder horas nas redes sociais. Todos os dias, o concurseiro abre logo pela manhã o seu Instagram e fica ali, disciplinadamente, rodando feed de notícias por várias e várias horas. Nem vê o tempo passar!

Outros são disciplinados em não ler. Compram vários e vários livros e acreditam que o fato de estarem ali na estante de casa, empoeirados, já os tornarão sumariamente inteligentes. Quem dera se fosse tão simples assim!

Viu só como é fácil ser disciplinado? Aposto que você tem disciplina!

Para esses prazeres momentâneos, estamos sempre dispostos e voluntariamente caminhando em direção a eles. Se não vigiarmos, nossos projetos e planos são facilmente frustrados pela “falta de tempo” ou, melhor dizendo, má gestão do tempo.

Muitas vezes, falhamos com nós mesmos pelo simples fato de não nos atentarmos a isso. Organizar o tempo, a vida e ser disciplinado são pilares essenciais para construir uma jornada de sucesso, em qualquer projeto no qual você se envolver, inclusive na jornada dos concursos.
Sendo assim, quero compartilhar algumas coisas que aprendi ao longo dos meus estudos e que me ajudaram a ser mais disciplinada e produtiva.

Faça uma tarefa por vez: É muito comum tentarmos aproveitar o tempo em diversas situações. Mas a regra geral é que não somos seres com capacidades para múltiplas tarefas. Nem mesmo as mulheres! Essa história de que mulher consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo é uma construção social, que veio com o aumento de demandas sobre as mulheres, quando não cuidavam mais apenas da casa e das crianças. É importante remover esse mito da nossa cabeça, porque, quando tentamos fazer várias tarefas ao mesmo tempo, o que acontece, de fato, é não fazermos nenhuma delas de forma bem-feita. Isso é válido especialmente para tarefas intelectuais. Não tente fazer duas tarefas que exigem muita atenção ao mesmo tempo. Uma delas, ou ambas, ficará mal feita. Porém, existe uma pequena exceção em que é válida a conciliação de tarefas, para um melhor aproveitamento do tempo: quando uma tarefa é mais manual e automática para você e a outra é mais intelectual. Como assim, Priscilla? Vou te dar um exemplo para ilustrar: durante minha fase de estudos, eu tinha duas tarefas que eram bem manuais e automáticas para mim: lavar louças e dirigir. Em ambos os contextos, eu procurava aproveitar o meu tempo com uma atividade intelectual leve. Nesses momentos, eu escutava aulas repetidas, aulas de assuntos que eu já havia estudado com atenção máxima antes. Era um momento de revisão difusa. Esse é o melhor momento – e formato – para aproveitar o seu tempo, hein! Use e abuse.

Aqui, eu já explico para você sobre a existência de duas formas de estudo: o estudo concentrado e o estudo difuso. O estudo difuso é esse, que você pode fazer em conjunto com outra atividade manual e automática, desde que seja com assuntos já vistos anteriormente no estudo concentrado. O estudo concentrado é o momento do estudo totalmente focado, em que você está prestando atenção total no que o professor está falando, está processando o que ele diz e está criando o seu material de revisão. Esse é o estudo “real oficial”, sabe? Nesse momento, todo o seu esforço deve estar voltado para estudar com efetividade máxima. Não tente fazer isso enquanto arruma o seu quarto ou qualquer outra situação. Não desperdice seu precioso tempo de estudo concentrado! Lembrando que é esse estudo concentrado que é contabilizado para fins de carga horária e horas líquidas de estudo.

Liste a prioridade: Vemos muitas pessoas usando essa palavra de maneira equivocada. Ela não pode ser usada no plural, por exemplo. Afinal, não existem prioridades, e sim uma única prioridade no dia. Qual será a sua?

Prioridade é uma única tarefa, inegociável. Aquela que você não pode deixar de fazer em hipótese alguma. Tipo respirar! Hahaha

Tenha um descanso adequado: Saber respeitar os limites do corpo e da mente são habilidades fundamentais para quem deseja ter sucesso na vida. Aproveitar cada momento de descanso trará o vigor necessário para que seja cumprida a sua agenda. Sua energia, seu humor e muitas outras coisas dependem da qualidade do seu descanso. Não negligencie! Esse descanso tem diversas escalas: o descanso de 5 minutos entre duas sessões de estudo; o descanso de 30 minutos após algumas sessões de estudo seguidas; o descanso do dia, no sono sagrado; o descanso semanal; alguns dias de descanso anual.

Mantenha seu ambiente organizado: Quando estamos em um ambiente organizado, vibramos na mesma frequência. É gostoso e mais fácil se energizar e dar início ao projeto de estudo, além de facilitar também a organização do que se tem dentro da cabeça.

O mundo exterior normalmente interfere diretamente na nossa produtividade, pois, quando chegamos em um ambiente bagunçado para estudar, dificilmente conseguiremos nos concentrar em meio a tudo aquilo. A energia do ambiente é outra!

Organize o seu local de estudo todos os dias e já será uma nova habilidade conquistada. Ela já eleva seus níveis de disciplina e ajudará tudo a fluir!

Tenha metas claras, com prazos adequados: Inúmeras vezes subestimamos nosso tempo de produtividade. Não sabemos ao certo quanto tempo será necessário para concluir “X” matéria ou quanto tempo levará para concluir o edital. O contrário também acontece: superestimamos nossa capacidade e colocamos metas apertadíssimas, que, por sua vez, não são alcançadas e geram um turbilhão de frustrações.

Seja coerente consigo mesmo. Esse projeto é importante e é necessário ter comprometimento. Tenha metas claras, tangíveis, com prazos objetivos e confortáveis.

Seja resiliente: Desistir não é o caminho! Na vida, vamos encontrar dois eixos cartesianos da disciplina. O primeiro deles é o nível de desafio. É preciso nos sentirmos desafiados e motivados a avançar. É viciante estar diante de um desafio e conquistá-lo. Faz parte do processo!

Não se proponha desafios pequenos que podem facilmente ser vencidos, pois vão gerar uma falsa sensação de progresso quando, na verdade, não há. Os desafios precisam exigir seu 100% com constância.

Já o segundo eixo trata do seu nível de competência. O quanto você está preparado? Qual é o seu nível de dedicação? Você realmente sabe estudar e tirar o maior proveito de suas horas líquidas?

O que normalmente acontece é que o nosso nível de competência diante dos desafios é baixo, e o custo do desenvolvimento é alto – e não é fácil. Portanto, seja resiliente e persista! O pote de ouro está além do arco-íris!

Por isso existe O Estudo em Camadas, o método de estudos desenvolvido por mim durante toda minha jornada de aprovação e enquanto eu ajudava centenas de alunos direta e indiretamente. Eu consigo, com um passo a passo objetivo, aumentar o seu nível de competência nos estudos.

Comemore suas conquistas: Nosso cérebro é viciado em serotonina, o hormônio do prazer. E devemos recompensar todo esforço conquistado em prol do maior projeto da vida! Grandes projetos exigem grandes sacrifícios, e sabemos que não será fácil aumentar a taxa de acerto de 70 para 80 pontos. Exige entrega!

Se permita viver pequenos momentos em que a vida se pareça bem mais com aquela que você deseja alcançar, por meio da aprovação. É para isso que você está estudando: melhorar de vida, poder sonhar com tranquilidade e concretizar cada um desses sonhos!

Isso trará força para você se manter motivado e cada vez mais buscar crescer. O que faz a diferença é o trabalho. Ame o seu estudo, ele é o seu trabalho!

Bom, espero que o conteúdo de hoje, preparado com muito conhecimento e carinho, te ajude a ser um concurseiro heroico, mais organizado e disciplinado. Se permanecerem algumas dúvidas, escreva aqui nos comentários e/ou me procure no Instagram @prilaconcursos. Será uma satisfação te ajudar um pouco mais, meu herói, minha heroína.

Antes de encerrar, quero te convidar para conhecer o serviço de Mentoria e Coaching do Gran Cursos Online: somos uma equipe capacitada (da qual tenho orgulho de fazer parte) formada por profissionais altamente habilitados e preparados, os GranXperts. Nosso trabalho é te ajudar nessa jornada de estudos, te tornar um candidato de alto desempenho, te ajudar a ser o melhor estudante que você pode ser, para, assim, atingir sua tão sonhada aprovação. Nós orientamos e acompanhamos seus estudos para que atinja seu potencial máximo. Venha conhecer nossos serviços!

 

Obrigada pelo seu tempo e atenção. Até a próxima aventura.

Avatar


05 de janeiro5 min. de leitura