Pedro, o ASSISTENTE DE ACUSAÇÃO pode arrolar testemunhas no processo penal? Quando e quais limites para isso ocorrer?

Avatar


19 de Julho de 2022

Olá pessoal, tudo certo?

Hoje falaremos sobre um tema que tem sido bastante cobrado em provas de carreiras jurídicas no âmbito do processo penal. Refiro-me ao ASSISTENTE DE ACUSAÇÃO. Se antes a incidência dessa temática se restringia praticamente aos certames do Ministério Público, temos observado uma intensificação de sua cobrança para outras carreiras, o que potencializa a necessidade de revisarmos alguns pontos.

Releva registrar que, para admitir assistente do Ministério Público, a infração penal deve ter um sujeito passivo determinado, um ofendido. Parcela da doutrina processual penal anota que o seu interesse no processo é legitimado pela necessidade de obtenção de reparação em eventual ação civil ex delicto. Entretanto, a orientação majoritária vai indicar que, para além da questão reparatória no âmbito civil, o interesse do assistente de acusação está umbilicalmente ligado ao direito de ver corretamente analisada as consequências jurídicas e em se ver aplicada adequadamente a pena.

De maneira geral, o assistente de acusação será a vítima ou seu representante legal nos casos de ação penal pública, titularizada pelo MP. Conforme estabelece o art. 268 do CPP, ela somente terá vez na fase judicial, não atuando formalmente na investigação.

A lei vigente confere ao assistente uma série de poderes e prerrogativas, como por exemplo a interposição de recurso em certas situações. Vejamos algumas delas:

Ao assistente será admitida a interposição de recursos contra (artigos 584, §1º, e 598, CPP): (i) a sentença de impronúncia; (ii) a sentença que decretar a prescrição ou julgar por outro modo, extinta a punibilidade; (iii) a sentença proferida no âmbito do tribunal do júri, quando não for interposta apelação pelo Ministério Público no prazo legal (nessa hipótese, o assistente só pode apelar supletivamente, ainda que não se tenha habilitado nos autos); (iv) a sentença condenatória, no intuito de majorar a pena imposta; (v) recurso em sentido estrito da sentença que decretar a extinção da punibilidade (art. 271, CPP) e da decisão que denegar ou julgar deserta a apelação interposta por ele próprio (art. 581, XV, CPP); (vi) apelação contra sentença absolutória (art. 271, CPP), inclusive contra as sentenças de impronúncia e contra a sentença de absolvição sumária, prolatadas ao final da primeira fase do júri (art. 416, CPP); (vii) carta testemunhável e (viii) embargos de declaração.

Ademais, conforme previsão do art. 41 do Código de Processo Penal, o momento adequado (e preclusivo) para a acusação arrolar testemunhas é a propositura da denúncia. Há um limite no número de testemunhas, sendo – no procedimento comum ordinário – o total de oito (vide art. 401 do CPP).

BACANA, PEDRO! MAS E O ASSISTENTE PODE ARROLAR?

Sim e não. Calma. Vamos explicar.

A primazia acusatória – também nesse aspecto – recai sobre o Ministério Público. Somente será possível o assistente de acusação apresentar rol próprio SE O MP NÃO ESGOTAR O NÚMERO LEGAL! Nesse caso, o assistente poderá suprir o rol, acrescentando outras tantas.

ATENÇÃO! Ainda que não tenha havido o esgotamento pelo MP, deve-se registrar que essa prerrogativa complementar do assistente também está submetida a momento preclusivo. De acordo com o STJ, o assistente deve apresentar ATÉ que ocorra a defesa preliminar do réu, uma vez que, nesse ato processual, nasce o direito da defesa de arrolar testemunhas, e não mais da acusação (preclusão).

Nesse sentido, a orientação dominante na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça é no sentido de que “o CPP, em seu art. 268, dispõe que o ofendido pode intervir como assistente do MP em todos os termos da ação pública, sendo-lhe permitido, entre outros, propor meios de prova, nos termos do art. 271. No entanto, “receberá a causa no estado em que se achar“, conforme disciplina o art. 269 do CPP. Quanto à possibilidade de propor meios de prova, tem-se que a oitiva de testemunha é um meio de prova, motivo pelo qual o assistente de acusação pode sim arrolar testemunhas. De fato, “de acordo com o artigo 271 do Código de Processo Penal, como auxiliar do Ministério Público, o assistente de acusação tem o direito de produzir provas, inclusive de arrolar testemunhas, pois, caso contrário, não teria como exercer o seu papel na ação penal pública” (AgRg no RHC 89.886/SP, Rel. Ministro Jorge Mussi, Quinta Turma, julgado em 21/11/2017, DJe 27/11/2017). Deve ser observado o número legal bem como a tempestividade. Dessarte, “somente quando o Ministério Público não esgota o número legal, que lhe é reservado, pode o assistente suprir o rol, acrescentando outras testemunhas. E deve fazê-lo até que ocorra a defesa preliminar do réu, uma vez que, nesse ato processual, nasce o direito da defesa de arrolar testemunhas, e não mais da acusação” (NUCCI, Guilherme de Souza. Código de Processo Penal comentado, Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019. p. 732) (grifos nossos)”[1].

SE LIGA! Tema extremamente importante e com (muita) cara de prova, hein?

Espero que tenham gostado e, sobretudo, compreendido.

Vamos em frente!

Pedro Coelho – Defensor Público Federal e Professor de Processo Penal e Legislação Penal Especial.

 

[1] RHC n. 112.147/SE, relator Ministro Reynaldo Soares da Fonseca, Quinta Turma, julgado em 6/6/2019, DJe de 27/6/2019.

Avatar


19 de Julho de 2022