#PergunteaoGG

#PergunteaoGG (2): qual é a melhor maneira de iniciar uma preparação para concursos públicos?

#PergunteaoGG (2)

“Gabriel, qual é a melhor maneira de iniciar uma preparação: estudando em blocos de matérias ou dividindo em horários diários todas as disciplinas?”

Samara Favacho, Macapá/AP

Samara, como você sabe, tenho o hábito de “beber” da fonte dos nossos mestres, ouvindo o que a experiência deles tem a me ensinar. Também estou sempre atento aos relatos de ícones do ramo dos concursos públicos e leio com frequência os depoimentos da nossa coluna “Quem Chegou Lá”. É com base nisso tudo que vou tentar responder a sua pergunta, uma vez que conheço algumas fórmulas que comprovadamente já deram certo.

Se a sua intenção é manter frescos na mente os diversos assuntos que serão cobrados em sua prova, acredito que o mais indicado é você estudar mais de uma matéria por dia, revezando os conteúdos. Afinal, não adianta nada, por exemplo, gabaritar a prova de Matemática e zerar as outras matérias por não ter conseguido estudá-las adequadamente. Em alguns concursos, há pontuação mínima por disciplina. Nesses casos, a decisão por cercar todos os conteúdos é ainda mais acertada.

Um bom método a ser aplicado é o que se conhece como “Ciclo de Estudos”. Nessa técnica, idealizada por Alexandre Meirelles, você deve dividir o seu tempo de estudo em ciclos de X horas, conforme o período de que você efetivamente dispõe, e sempre alternando as disciplinas. A ideia é que você determine o seu ritmo, definindo previamente o tempo que dedicará a cada disciplina do ciclo. À medida que você vence a meta estabelecida para o período, vai avançando no ciclo. Mas não se engane: você precisa ser bastante disciplinada para sempre retomar o estudo no ponto que está previsto em seu diagrama, até esgotar a lista de disciplinas. Confira um exemplo de aplicação desse método a seguir.


Outro conselho muito importante: reserve o horário em que você costuma estar mais alerta para estudar os assuntos nos quais tem maior dificuldade. Para alguns, esse horário é pela manhã; para outros, é de noite. E não se esqueça de que é imprescindível produzir resumos do assunto estudado, para revisá-lo depois. Esse é um ponto fundamental para evitar o esquecimento.

Espero ter ajudado! Em tempo: confira AQUI um artigo sobre como driblar o esquecimento e AQUI um outro sobre como elaborar resumos.

 


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e fundador do Gran Cursos Online e da GG Educacional. Sempre soube que a sua missão de vida era ser empreendedor. Por força do destino, ingressou no mercado de concursos muito novo, há mais de 10 anos. Acumulou experiências de grande valia ao acompanhar as atividades empresariais de seus pais, ambos ex-servidores com quase 3 décadas de experiência no mercado de concursos. Em 2013, decidiu que queria montar sua própria empresa e convidou o amigo Rodrigo Calado, também muito experiente na área, para ser o seu sócio. Nasceu ali a GG Educacional, uma organização totalmente dedicada à educação a distância, cujo lema é: “Ensino aliado à tecnologia”. Esse foco, em conjunto com o trabalho de colaboradores e professores dedicados e altamente especializados, resultou em crescimento exponencial ao longo dos últimos 2 anos. Atualmente, o Gran Cursos Online, principal marca da empresa, está entre as maiores do País e é referência em sua esfera de atuação.

É formado em Administração e Marketing pela New York University Stern School of Business, instituição de grande destaque no mundo corporativo. Nela, estudaram empreendedores de sucesso, como Jack Dorsey (fundador do Twitter) e John Paulson (fundador e presidente de um dos maiores fundos de investimento do mundo). Lá, participou de projetos desafiadores, interagindo com alunos do mundo inteiro e de visões muito diferentes da sua. Essa educação global e empreendedora hoje faz parte do DNA de Gabriel e da empresa que ele lidera, onde busca oferecer aos alunos o que há de melhor; tudo para ajudá-los a atingir os seus objetivos e a mudar de vida.

Para o Topo