#PergunteaoGG (4): como controlar a ansiedade e a pressão pela aprovação para que não atrapalhem os estudos?

Avatar


25 de maio2 min. de leitura


#PergunteaoGG (4)

Gabriel, estou sempre muito ansiosa e noto que isso prejudica os meus estudos. Tenho uma filha pequena e preciso muito passar em um bom concurso, mas a pressão para realizar esse sonho me deixa ainda mais ansiosa e acaba atrapalhando. Você teria algumas dicas para me ajudar a lidar com isso? 

Mariana Simões, Governador Valadares/MG 

 

Mariana,

A ansiedade afeta pessoas no mundo inteiro. Ela é considerada o mal do século por muitos profissionais de saúde, inclusive pelo psiquiatra mais lido do Brasil, o Dr. Augusto Cury. No caso dos concurseiros, a ansiedade em excesso pode, sim, resultar na temida reprovação. Para piorar, o ciclo se retroalimenta, e o candidato ansioso que não consegue ser aprovado no concurso ao qual se dedicou tanto acaba desenvolvendo mais ansiedade ao ter de retomar o processo de preparação.

Pensando nisso, alguns meses atrás escrevi um artigo com algumas dicas sobre como driblar a ansiedade. Para elaborá-las, tive por base pesquisas e livros diversos. Trata-se de pequenas ações e mudanças de comportamento que podem ajudar a trazer um pouco mais de tranquilidade para o seu dia a dia.

Sugiro a leitura do texto completo, disponível AQUI, mas segue um resumo das orientações nele contidas:

  1. Evite más notícias ao acordar;
  2. Evite despertadores excessivamente barulhentos;
  3. Evite pular o café da manhã;
  4. Pratique a tolerância e a compreensão;
  5. Organize e planeje bem o seu tempo;
  6. Pergunte a si mesmo se o que você julga ser uma tragédia é de fato uma; e
  7. Evite o convívio com pessoas pessimistas.

Espero ter ajudado.

Vamos juntos, com equilíbrio, até a posse no cargo dos sonhos!

Bons estudos e GRAN sucesso,


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e fundador do Gran Cursos Online e da GG Educacional. Sempre soube que a sua missão de vida era ser empreendedor. Por força do destino, ingressou no mercado de concursos muito novo, há mais de 10 anos. Acumulou experiências de grande valia ao acompanhar as atividades empresariais de seus pais, ambos ex-servidores com quase 3 décadas de experiência no mercado de concursos. Em 2013, decidiu que queria montar sua própria empresa e convidou o amigo Rodrigo Calado, também muito experiente na área, para ser o seu sócio. Nasceu ali a GG Educacional, uma organização totalmente dedicada à educação a distância, cujo lema é: “Ensino aliado à tecnologia”. Esse foco, em conjunto com o trabalho de colaboradores e professores dedicados e altamente especializados, resultou em crescimento exponencial ao longo dos últimos 2 anos. Atualmente, o Gran Cursos Online, principal marca da empresa, está entre as maiores do País e é referência em sua esfera de atuação.

É formado em Administração e Marketing pela New York University Stern School of Business, instituição de grande destaque no mundo corporativo. Nela, estudaram empreendedores de sucesso, como Jack Dorsey (fundador do Twitter) e John Paulson (fundador e presidente de um dos maiores fundos de investimento do mundo). Lá, participou de projetos desafiadores, interagindo com alunos do mundo inteiro e de visões muito diferentes da sua. Essa educação global e empreendedora hoje faz parte do DNA de Gabriel e da empresa que ele lidera, onde busca oferecer aos alunos o que há de melhor; tudo para ajudá-los a atingir os seus objetivos e a mudar de vida.

Avatar


25 de maio2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

#PergunteaoGG ansiedade