#PergunteaoGG (9): Como conciliar os estudos para concurso com os da universidade?

Avatar


06 de julho3 min. de leitura

Olá, GG!
Preciso, por favor, de uma dica que me ajude a conciliar os estudos para concurso com os da universidade. Pode parecer fácil, mas são tantas matérias e o estudo para concurso é tão direcionado e específico, que às vezes fico perdida.

Cassandra Bandeira, Recife/PE

Olá, Cassandra!

Realmente, não é uma tarefa fácil concluir satisfatoriamente as matérias de uma grade de curso superior e, ao mesmo tempo, se preparar bem para um concurso público, que exige o estudo de disciplinas incomuns, muitas vezes jamais vistas nos bancos de escola ou de universidade. Se serve de consolo, já foi constatado que a maioria dos aprovados nos principais concursos do país enfrentavam essa dupla rotina. Em alguns casos, a jornada é, na verdade, até tripla ou quádrupla: há candidatos que estudam para concurso, fazem faculdade, trabalham e ainda cuidam da organização da casa e da família!

Portanto, se o candidato estiver apenas estudando, ainda que com carga dobrada, tendo de conciliar as matérias da faculdade e as que cairão no concurso, deve se sentir aliviado. Caso a faculdade que ele estiver cursando tenha matérias em comum com as do concurso, como costuma ser o caso dos cursos de Direito e de Administração, por exemplo, é ainda mais tranquilo. Nessa hipótese, minha sugestão é que o estudante e concurseiro, ao estudar para as provas da faculdade, elabore resumos e resolva muitos exercícios, preparando-se como se fosse ministrar aulas para os colegas de turma.

Já quando não houver similaridade entre as disciplinas da faculdade e as cobradas no concurso, aí, amiga Cassandra, o candidato precisará colocar em campo muitas outras armas. Entrarão em cena a organização do tempo, a força de vontade, a disciplina, a renúncia aos lazeres e prazeres costumeiros, além de método e de muito foco e esforço pessoal. O concurseiro terá de se apegar à ideia de que todo esse sacrifício é temporário e será seguido, depois da aprovação no concurso e da conclusão da faculdade, de todo o tempo do mundo para a retomada das atividades de que se abriu mão durante o período da múltipla jornada.

Em resumo, meu conselho é que você divida rigorosamente o tempo de estudo entre todos os seus projetos. Acorde mais cedo, sacrifique algumas horas de almoço durante a semana, aproveite qualquer tempinho disponível – serve até mesmo o tempo de deslocamento para a faculdade, por exemplo – para ler apostilas, livros e e-books, assistir a videoaulas e consultar as anotações no caderno. Lembre-se de que somos privilegiados por vivermos na era do Ensino a Distância (veja AQUI como o EAD pode mudar a sua vida), que permite que qualquer um estude onde estiver e no horário que puder. Tudo é uma questão de esforço, de necessidade, de organização e de desejar muito melhorar de vida.

Então, Cassandra, organize o seu tempo (veja AQUI um artigo que pode ajudá-la nisso) e crie o hábito do estudo (leia mais sobre o tema AQUI). O resultado será o sucesso na sua preparação e a conquista da carreira pública.

Conte sempre com este empreendedor, com os nossos professores e com os nossos colaboradores.
P.S.: Siga-me em minha página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e fundador do Gran Cursos Online e da GG Educacional. Sempre soube que a sua missão de vida era ser empreendedor. Por força do destino, ingressou no mercado de concursos muito novo, há mais de 10 anos. Acumulou experiências de grande valia ao acompanhar as atividades empresariais de seus pais, ambos ex-servidores com quase 3 décadas de experiência no mercado de concursos. Em 2013, decidiu que queria montar sua própria empresa e convidou o amigo Rodrigo Calado, também muito experiente na área, para ser o seu sócio. Nasceu ali a GG Educacional, uma organização totalmente dedicada à educação a distância, cujo lema é: “Ensino aliado à tecnologia”. Esse foco, em conjunto com o trabalho de colaboradores e professores dedicados e altamente especializados, resultou em crescimento exponencial ao longo dos últimos 2 anos. Atualmente, o Gran Cursos Online, principal marca da empresa, está entre as maiores do País e é referência em sua esfera de atuação.

É formado em Administração e Marketing pela New York University Stern School of Business, instituição de grande destaque no mundo corporativo. Nela, estudaram empreendedores de sucesso, como Jack Dorsey (fundador do Twitter) e John Paulson (fundador e presidente de um dos maiores fundos de investimento do mundo). Lá, participou de projetos desafiadores, interagindo com alunos do mundo inteiro e de visões muito diferentes da sua. Essa educação global e empreendedora hoje faz parte do DNA de Gabriel e da empresa que ele lidera, onde busca oferecer aos alunos o que há de melhor; tudo para ajudá-los a atingir os seus objetivos e a mudar de vida.

Avatar


06 de julho3 min. de leitura