Como administrar o tempo e passar em concursos públicos!

Avatar


11 de abril3 min. de leitura

tempo“Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes”.

Carlos Drummond de Andrade

Tempo é vida. Quando não temos tempo, deixamos: de desfrutar de momentos de lazer, de ler um bom livro, de estudar para passar em um concurso público, dentre outras coisas. A forma como você lida com o tempo é a forma como você lida com a vida e com o seu futuro profissional. Gerir o tempo é a arte de descartar coisas sem importância, uma vez que estas não agregam valor aos projetos e aos sonhos.

As pessoas reclamam que não têm tempo para estudar, entretanto, elas sabem tudo o que acontece nas novelas da Globo, acompanham o BBB, relatam os episódios da última temporada de uma série famosa da Netflix, ou ficam várias horas durante o dia no Facebook e no WhatsApp. Repare que a falta de tempo está relacionada às escolhas que são priorizadas. Se uma pessoa quer passar em concurso público, ela terá a consciência de que todo o seu tempo, com raras exceções, será destinado ao cumprimento do plano de estudo para conquistar a carreira pública.

Concurseiro, valorize o seu tempo. Portanto, nunca saia de casa sem um bom material de estudo, como uma apostila, um e-book, um caderno de anotações, uma videoaula ou uma audioaula, por exemplo. O bem-sucedido em concurso público diferencia-se do fracassado pela sua ousadia, pelo seu esforço pessoal, por fazer coisas que outros não fazem, como estudar enquanto a maioria da concorrência ainda dorme ou estudar com os pés em bacia de água fria para não adormecer. Ele tem em mente que deve vencer cada ponto do edital, que precisa conhecer bem a banca examinadora (o seu inimigo), e, por isso, ele deve ter paixão em estudar e em resolver milhares de questões de certames anteriores.

Sabemos que o tempo físico é o mesmo para todos os seres humanos, mas, em sentido não físico, diferencia-se para cada um, em função do melhor aproveitamento. Vence aquele que souber empregar melhor o seu tempo, fazendo mais coisas em menor tempo possível e de forma organizada. Não perca tempo, por exemplo, procurando material para estudo, pois, antes de começar a sua rotina de operário do estudo, já existem materiais disponíveis ao alcance de suas mãos e olhos.

Cada conhecimento tem um grau de tempo, o que dá ao ser humano condições de ir transpondo etapas sucessivas de compreensão e de evolução do aprendizado, à medida que avança no caminho da superação de seu próprio aperfeiçoamento. Paciência, humildade e confiança também são atributos exigidos para quem quer alcançar o sucesso de um projeto ou de um sonho, como a conquista do governo como patrão.

Deste modo, reserve tempo para: planejar os estudos; organizar os meios necessários à concretização das metas e objetivos preestabelecidos; resumir; simular o ambiente de um dia de prova; dar aula aos colegas de empreitada; e falar com Deus para pedir proteção à sua caminhada.

No Gran Cursos Online, estão disponibilizadas duas novas ferramentas para você otimizar os seus estudos: o cronograma personalizado de videoaulas, que monta uma sugestão de calendário de estudos com base nos horários informados e nas videoaulas selecionadas, e o acelerador de vídeos, que permite que você assista às aulas em até metade de seu tempo original. Esse último recurso é bastante indicado para quem já está familiarizado com a disciplina e quer apenas revisá-la. Cada segundo vale ouro e sabemos muito bem disso.

Por fim, lembre-se de que não somente aquele que tem o maior QI ou mais tempo ou melhores condições financeiras que vence, mas também vence aquele que souber melhor empregar os seus dons, com os recursos que dispõe, fazendo as coisas certas no tempo certo e aproveitando, com eficiência, as oportunidades apresentadas.

“Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver” (ou começar a estudar para concurso).

Dalai Lama

Bons estudos e GRAN sucesso.

PS: Siga-me em minha recém-lançada página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Gabriel Granjeiro
Gabriel

Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

Avatar


11 de abril3 min. de leitura