Concurseiro Saudável

Permanecer sentado por horas pode trazer prejuízos à saúde?

O dia a dia dos estudos submete o concurseiro a várias horas sentado numa cadeira. Quando o aluno se senta para iniciar os estudos, a postura inicial, na maioria das vezes, é ereta e alinhada, mas, com o passar das horas, vai se tornando inadequada e prejudicial.

Isso acontece porque a musculatura (estabilizadores do tronco) não consegue suportar  muitas horas na mesma posição. Com isso, o ato de permanecer sentado faz com que os músculos entrem em fadiga e comecem a incomodar a respectiva posição.

Boa parte da população mundial, em torno de 75%, sente dor nas costas. Quem passa parte da vida sentado precisa ter um olhar mais cuidadoso para esta posição. A preocupação deve ocorrer desde cedo, pois as dores agudas são sinais indicativos de que algo está acontecendo e de que, se não houver nenhuma providência para acabar com ela, a dor pode se agravar e tornar-se crônica, o que de fato pode levar a alterações degenerativas da coluna, como osteoartrose e hérnia de disco.

A musculatura responsável por estabilizar nossa coluna, principalmente os músculos do abdômen e da região lombar, passa a ficar mais relaxada e enfraquecida, aumentando ainda mais as pressões em excesso sobre a coluna, o que facilita a ocorrência de dor.

Além do mais, para aqueles concurseiros que não têm o hábito de praticar exercício físico e de se alimentar bem, ficar o dia todo sentado estudando facilita o ganho de peso. Consequentemente, outras doenças podem surgir, como hipertensão e diabetes.

É possível mudar os maus hábitos e se acostumar com a postura correta para sentar, adotando algumas medidas simples no dia a dia. Isso no trabalho ou em casa, na mesa do computador ou no sofá, o que importa é ficar atento à posição do corpo, principalmente quando se fica muito tempo na mesma posição.

A primeira e mais importante dica (ou uma das) é: quando for sentar, não se esparrame na cadeira. O quadril deve estar bem posicionado e a coluna endireitada e alinhada, formando um ângulo de 90º (no eixo quadril x coluna).

Outra dica é evitar cruzar as pernas. As pernas devem estar ligeiramente afastadas, e os pés apoiados no chão. Caso não alcance, providencie um apoio, buscando sempre manter os joelhos em um ângulo de 90 graus. Isso ajudará a não sobrecarregar a coluna lombar.

Além dessas duas dicas, outra bastante importante e que pode ser aliada ao cronograma de estudo é, já que não é recomendado passar muito tempo na mesma posição, toda vez que realizar a pausa de estudo, aproveitar este momento para levantar, alongar e andar. A pausa deve fazer parte do planejamento de estudo. Assim, o concurseiro, a cada x minutos, interrompe o estudo por breves minutos.

Porém, mesmo com a postura correta para sentar, não é indicado ficar muito tempo na mesma posição. Fazer pequenas pausas de pelo menos cinco minutos a cada hora de trabalho e alongar principalmente regiões como pescoço, braços e mãos para desfazer as tensões dos músculos.

Rafael Costa – Educador Físico

Instagram@saudavelv

Emailrafaellsousa1@hotmail.com

Tel.: (61) 98334-1747


Rafael Costa – Educador físico; coach em saúde, bem-estar e emagrecimento; treinador de atletas campeões mundial e brasileiro.  Graduado em Direito; militante em direito penal, processo penal e criminologia. Servidor Público Federal. Gestor público na área de política criminal, execução penal e segurança pública. Concursando de carreira jurídica. Aluno do Gran Cursos Online.

 

Para o Topo