Plano de estudos: monte o seu e organize sua rotina

Avatar


13 de novembro1 min. de leitura

Fazer um plano de estudos é uma ótima forma de se organizar e aumentar as suas chances de aprovação no concurso desejado. Assim, você define horários, matérias e se prepara caso algum imprevisto aconteça.

Saiba como planejar a sua rotina de estudos aqui, nas dicas para concurso do Gran Cursos Online!

Como fazer um plano de estudo para concurso?

Quando o assunto é como montar um cronograma de estudos, o primeiro passo é ter em mãos o edital do concurso. Isso porque ele fornece todo o conteúdo programático, isto é, os assuntos que serão cobrados.

Caso o edital do concurso desejado ainda não tenha sido publicado, fique tranquilo! Uma boa ideia é pesquisar os editais anteriores para ter uma ideia.

Com o edital em mãos, verifique a quantidade de questões e o peso de cada disciplina na pontuação final. Desse modo, você distribui o seu tempo de estudo dando prioridade aos assuntos com maior peso e volume.

Outro aspecto muito importante é a escolha do método de estudo. É essencial que você se identifique com o método escolhido para que realmente aprenda e as horas passem mais depressa. Confira alguns métodos abaixo!

Métodos de estudo

Baseando-se na revisão de conteúdos, o método “curva do esquecimento” evita que você esqueça tudo o que estudou na semana anterior, por exemplo. Você deverá fazer três revisões: uma 24 horas depois, outra sete dias depois e, por fim, depois de um mês.

Já o método Pomodoro garante uma alta concentração e baixo desgaste. São cinco minutos de descanso a cada 25 minutos de estudo, utilizando alarmes.

Para quem estuda por conta própria, assistir a videoaulas e ler PDFs autossuficientes também são ótimos métodos!
Fique ligado nos concursos abertos e nos concursos 2020!

Avatar


13 de novembro1 min. de leitura