Por onde começar o estudo para a AGU? Por: Elias Santana

Avatar


1 de Novembro de 2018

Muitos alunos têm me procurado em busca de orientações de estudos para o concurso da Advocacia Geral da União (AGU), uma vez que o certame será realizado por uma banca pouco conhecida (e de fama questionável): a IDECAN. Boa parte dos que aspiram a essa carreira estão acostumadas com organizadoras grandes, como Cespe e FCC, e não sabem por onde começar os estudos. Por isso, resolvi fazer este artigo! Nele, vou apresentar três dicas basilares para a sua preparação!

1. Aprenda a analisar textos contemporâneos de diversos gêneros – artigo de opinião, reportagem, crônica – e, principalmente, treine a identificação do objetivo do texto. Essa é uma questão praticamente garantida no seu concurso! Sempre se faça o seguinte questionamento: o autor fez esse texto para quê? Questionar uma realidade? Contar uma história? Criticar algum fenômeno social recente? Além disso, essa questão é chave para que você tenha êxito nas demais questões de compreensão e interpretação!

2. Como eu disse inicialmente, a fama da banca é questionável. É comum encontrar questões antigas da banca com mais de uma alternativa correta; por isso, é fundamental que você aprenda a encontrar a opção mais certa entre as certas. Isso é horrível, mas a IDECAN adota esse critério. Para tanto, analise as afirmativas e veja qual delas é mais específica ou mais descritiva em relação ao que é questionado. Até recomendo que, ao longo da sua preparação, você separe algumas questões com essa característica para revisá-las separadamente. Assim, você vai se tornar cada vez mais assertivo!

3. Resolva a maior quantidade de questões antigas da IDECAN possível – e, se possível, refaça as mesmas provas repetidas vezes. Sei que o prazo é curto, mas eu sugiro que você pegue provas aplicadas entre 2018 e 2016 para treinar. Resolva-as e repita-as! Você vai perceber que, entre elas, há um certo padrão em relação à escolha do texto e a elaboração das questões. Conseguir introjetar essas similaridades é fundamental!

Esses três passos representam o seu ponto de partida, mas assevero que eles já vão proporcionar um resultado muito interessante para a sua aprovação! Agora, é com você! Mãos à obra e bons estudos!

 


Elias Santana

Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 


 

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2018: confira aqui os certames previstos ainda para este ano!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para o próximo ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 800.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/concurso/tce-mg-tribunal-de-contas-do-estado-de-minas-gerais” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


1 de Novembro de 2018