Olá, pessoal, tudo certo? Espero que sim.
Atualmente, sou Delegada de Polícia Civil no Estado de Minas Gerais e GranXpert das carreiras jurídicas e policiais, aqui, no Gran. Fui aprovada nos dois primeiros e únicos concursos que fiz na vida, Delta MG e Delta SP, ambos realizados no mesmo ano em que me formei. Também fiz 70 de 80 pontos possíveis na primeira fase da OAB, ainda no nono período da faculdade.
Bom, vamos lá. Hoje o assunto do dia é sobre aquela pergunta que os concurseiros se fazem habitualmente e se esquecem de refletir que é difícil passar em concurso público para todo mundo, não só para você.
Muitos concurseiros vivem se culpando, penalizando, pensando que são incapazes de passarem nas provas. Esse fato ocorre, principalmente, porque muitos alunos acreditam em “vidas de Instagram” de concurseiros, ou em mentiras de pessoas que já foram aprovadas e que, agora, querem vender facilidades.
O que eu quero expor é o seguinte: é óbvio que cada pessoa tem a sua realidade de vida, mas também é óbvio que passar em concurso público é difícil para todo mundo!
Eu realmente entendo a sua pressa. Eu entendo toda a sua angústia, a sua ansiedade e o seu sofrimento com a demora da chegada da aprovação. Eu entendo que não é fácil contar para os seus familiares e amigos sobre mais uma reprovação. Mas você também precisa entender que tudo tem o seu tempo. Tenha disciplina e paciência para manter-se firme no propósito de continuar estudando certo e de forma constante.
Costumo dizer o seguinte para os meus alunos: passará rápido aquele aluno que sabe estudar certo, que estuda o que cai em prova e que tem a mentalidade de aprovado. Esse é o “pote de ouro da aprovação”.
Vamos colocar aqui quais são as maiores dificuldades em passar nas provas:
- AS PESSOAS NÃO TÊM CONSTÂNCIA NOS ESTUDOS
Estudar é um processo, e, nesse processo, existem diversas etapas que devem ser satisfeitas para que você chegue a um bom resultado. Além de estudar certo, você precisará estudar sempre.
Passará mais rápido aquele aluno que estuda certo, de forma constante. Não adiante estudar uma semana e parar por duas semanas. Não adianta estudar só no período do pós-edital. Não adianta ficar trocando de área escolhida a cada novo edital publicado.
- É NECESSÁRIO ENTENDER QUE A TRAJETÓRIA DE ESTUDOS É UMA FASE DE DESEQUILÍBRIO
Pense sempre em formas e métodos que te levarão a estudar mais e melhor. Estudar para concursos públicos exige que você se dedique de forma intensa, renunciando muitos momentos importantes. Mas é apenas uma fase de desequilíbrio, porque, com a aprovação, chegará a recompensa.
Dê o seu máximo, dentro da sua realidade.
- É PRECISO TER UMA MENTALIDADE DE APROVADO
A maioria das pessoas desistem logo nas primeiras reprovações, nas primeiras adversidades.
Reflita sobre quais comportamentos estão te afastando da aprovação. Elimine esses comportamentos da sua vida. Saiba selecionar aquilo que te aproxima do seu sonho.
- É PRECISO TER DISCIPLINA, PACIÊNCIA E ORGANIZAÇÃO
É preciso ter disciplina para fazer o que tem que ser feito todos os dias e paciência para entender que o projeto da aprovação é um projeto de médio prazo. Seja organizado e tenha método. Estipule metas reais de estudo. Planeje a sua rotina. Construa um bom cronograma de estudos: esquematizado e suficiente para a prova. Tenho organização e planeje o seu descanso.
- É PRECISO COLOCAR O PROJETO DA APROVAÇÃO COMO SENDO O CENTRO DA SUA VIDA
Se você não moldar a sua vida colocando o seu projeto de aprovação no concurso público como prioridade, dificilmente você será aprovado.
O projeto central da sua vida deve ser a aprovação. Quando você constrói uma rotina pensando nisso, evidentemente, você conseguirá estudar melhor. Por isso, crie uma rotina cujo foco é a sua aprovação.
- É PRECISO ENTENDER QUE O MUNDO NÃO PARALISA PARA VOCÊ PODER ESTUDAR
Fato é que ninguém estuda com 100% de rendimento todos os dias. Entendam: sair do plano faz parte do plano, porque não há como parar com todos os problemas e circunstâncias alheias da vida para que possamos estudar 100% bem em todos os dias. E, por conta disso, em algum momento, você vai sair do plano. Em algum momento, você não vai conseguir cumprir a meta daquela semana, e isso faz parte do jogo.
- É PRECISO ENTENDER QUE TUDO DEPENDE DE VOCÊ
Tenha autorresponsabilidade. Dedique-se como se tudo dependesse de você, porque, na verdade, depende.
Por fim, espero que tenham gostado do texto e aguardo o feedback de vocês. Sugiro, também, que vocês conheçam a nossa equipe de GranXperts, para que possamos auxiliá-los com metas específicas de estudo, além da possibilidade de organizarmos todo o seu processo de aprendizado.
Para qualquer dúvida, encontro-me à disposição. Contem sempre comigo,
Mariana Fioravante Romualdo – Delegada de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e GranXpert no Gran.
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Toda minha realidade se reflete nesse resumo detalhado. Sim! Tenho um pouco de tudo, e sou tudo um pouco, mas o que me chamou mas atenção foi a devida mudança de edital, que acontece comigo isso destrói o foco do concuseiro junto com os sentimentos. Obrigado pelo texto, servirá como uma boa reflexão e motivação para as possíveis mudanças em meus estudos.