PRINCÍPIOS E VALORES DO XP

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Valores do XP (muito cobrado em provas)

As regras, práticas e valores da Extreme Programming (XP) criam um ambiente de desenvolvimento de software agradável para seus seguidores, guiados por cinco valores essenciais:

  • Comunicação: O XP promove conversas presenciais e diretas entre desenvolvedores e clientes, visando uma compreensão precisa das necessidades do cliente e garantindo que o cliente compreenda as possibilidades, estrutura e objetivos do sistema.
  • Simplicidade: Priorizando o essencial para o projeto, o XP busca evitar desperdícios, reduzir custos e tempo, além de manter o design e as funcionalidades o mais fácil possível para os usuários.
  • Feedback: A importância do retorno constante, precoce e em ciclos curtos é destacada no XP. Isso assegura ajustes rápidos e precisos durante o processo de desenvolvimento.
  • Coragem: A abertura a mudanças, a capacidade de enfrentar falhas, aceitar feedback, propor melhorias e a habilidade de dizer “não” quando necessário são aspectos fundamentais. No contexto do XP, coragem é definida como “ação eficaz em face do medo”, conforme expresso por Kent Beck em seu livro “Extreme Programming Explained”.
  • Respeito: O trabalho em equipe é central no XP, e, para promover isso, é essencial que os membros se respeitem, aceitem sugestões, colaborem mutuamente e cultivem um ambiente de relacionamento positivo.

Valores do XP

PULO DO GATO

Por favor, futuro servidor, decore:


Cor agem

Sim plicidade

Com unicação

Fe edback

Re speito

Caso o examinador diga apenas alguns desses valores, fique atento se o item poderá ser correto eliminando os demais itens. Muitas vezes eles dizem que apenas alguns fazem parte dos valores e a resposta está correta (É dureza!).

Princípios do XP

Já temos que ter em mente que os princípios básicos do XP são diferentes dos valores. Não confunda estes conceitos!

DIRETO DA PROVA

CESPE – 2010 – TCU – Auditor Federal de Controle Externo – Tecnologia da Informação – Parte II

A atividade de planejamento XP inclui a criação das denominadas histórias de usuário, nas quais devem ser descritas as características e as funcionalidades requeridas para o software em desenvolvimento.

COMENTÁRIO

Os requisitos são delineados por meio de user stories, uma prática comum assim como muitas equipes adotam no Scrum. Esse processo de especificação acontece durante a fase de planejamento do software.

Gabarito está CORRETO.

Princípios do XP

Os princípios fundamentais são: feedback rápido, assumir simplicidade, mudança incremental, abraçando mudanças e trabalho de qualidade.

Já temos que ter em mente que os princípios básicos do XP são diferentes dos valores. Não confunda estes conceitos!

PULO DO GATO

VALORES SÃO DIFERENTES DOS PRINCÍPIOS

Feedback rápido

É crucial manter uma comunicação colaborativa e constante entre a equipe de desenvolvimento e os clientes ao longo do projeto, proporcionando benefícios como aprendizado rápido, identificação precoce de riscos, visibilidade de mudanças e resolução eficiente de potenciais problemas.

Presunção de Simplicidade

A abordagem XP preconiza que os problemas devem ser tratados de maneira simples e eficiente. Destaca a importância de realizar um trabalho bem-feito, incluindo testes, refatoração e comunicação, para solucionar os problemas imediatos, confiando na capacidade de adicionar complexidade no futuro, quando necessário.

Consideração da Qualidade

Independentemente da evolução do projeto, mudanças ou cenários, a qualidade não deve ser comprometida. No contexto do XP, a qualidade refere-se à entrega de um sistema que atenda plenamente aos requisitos do cliente, execute 100% dos casos de teste e agregue o máximo valor possível ao negócio do cliente.

Mudanças Incrementais

Semelhante ao Scrum, o XP acolhe mudanças, enfatizando que elas devem ser incrementais. Os desenvolvedores têm a liberdade de realizar melhorias contínuas no código, e as mudanças nos requisitos são incorporadas de maneira incremental ao produto.

Abraçar Mudanças e Alterações de Escopo

A cultura XP incentiva a aceitação de mudanças, independentemente do tamanho ou estágio do projeto. Essa abordagem é particularmente benéfica em projetos com requisitos voláteis, nos quais os clientes podem não ter clareza sobre suas necessidades.

Trabalho de Qualidade

A qualidade é fundamental no XP, definida como ter um sistema que atenda aos requisitos do cliente, execute 100% dos casos de teste e agregue o maior valor possível ao negócio. Este princípio está alinhado com a prática de escrever testes antes de iniciar a codificação.

Segue uma tabela resumo das principais práticas do XP (essa tabela é muito importante).

PRÁTICASDESCRIÇÃO
Planejamento incrementalAs demandas são documentadas em cartões de enredos, e as estórias a serem integradas em uma edição são estabelecidas com base no intervalo disponível e na sua prioridade relativa. Os desenvolvedores fragmentam essas estórias em tarefas.
Pequenos releasesO grupo mínimo essencial de funcionalidades que proporciona valor ao negócio é desenvolvido em primeiro lugar. Entregas do sistema ocorrem frequentemente, acrescentando funcionalidade de forma progressiva ao primeiro lançamento.
Projeto SimplesÉ conduzido um projeto suficientemente descomplicado para satisfazer aos requisitos vigentes e apenas isso. É crucial ter em mente que um código simples não se traduz automaticamente em código fácil (KIS – Keep It Simple).
Desenvolvimento Test-FirstUm arcabouço automatizado de teste unitário é empregado para criar os testes de uma nova parte da funcionalidade antes de efetivar a implementação. Desse modo, inicia-se elaborando o teste para, em seguida, concluir a implementação.
Otimização do Código – refactoringAguarda-se que todos os desenvolvedores refinem continuamente o código sempre que identificarem oportunidades de aprimoramento. Isso resulta em um código fácil de compreender e simples de manter.
Codificação em paresOs desenvolvedores colaboram em duplas, um revisando o trabalho do outro e oferecendo suporte para garantir constantemente uma execução exemplar. Eles compartilham o mesmo mouse, teclado e monitor.
Propriedade CompartilhadaOs pares de desenvolvedores atuam em todas as áreas do sistema, evitando a formação de ilhas de conhecimento, com todos os desenvolvedores compartilhando a propriedade de todo o código. Qualquer um pode alterar qualquer coisa.
Integração ContínuaLogo após a conclusão do trabalho em uma tarefa, ela é integrada ao sistema como um todo. Após cada integração, todos os testes unitários do sistema devem ser conduzidos.
Ritmo sustentávelGrandes volumes de horas extras não são considerados aceitáveis, pois, a longo prazo, resultam na diminuição da qualidade do código e da produtividade. Trabalhar por períodos prolongados torna-se contraproducente – recomenda-se 40 horas semanais.
MetáforasA equipe comunica-se sobre o desenvolvimento de software por meio de metáforas, quando consegue identificar uma que verdadeiramente faça sentido no contexto e possa facilitar a comunicação.
Cliente In LocoUm representante do usuário final do sistema deve estar disponível em tempo integral para apoiar a equipe. No XP, o cliente faz parte da equipe de desenvolvimento e é encarregado de trazer os requisitos do sistema.
Reuniões em PéEncontros são realizados em pé para manter o foco nos assuntos, gerando reuniões mais céleres, abordando somente as tarefas concluídas e as tarefas a serem realizadas pela equipe no futuro.

ALGUMAS QUESTÕES

09  CESPE / CEBRASPE – 2024 Engenharia de Software 

XP (eXtreme Programming) CAU-BR  Analista de Tecnologia da Informação

Julgue o próximo item, relativo a práticas ágeis de desenvolvimento de software e a processo interativo e incremental. 

A XP recomenda a criação de protótipos operacionais, denominados soluções pontuais, que devem ser implementados e avaliados.

COMENTÁRIO

A frase apresentada na questão afirma que “A XP sugere o desenvolvimento de protótipos funcionais, chamados de soluções pontuais, que precisam ser implementados e avaliados”. Essa declaração está completamente alinhada com as práticas recomendadas pela XP.

Gabarito está ERRADO.

CESPE / CEBRASPE – 2023  Engenharia de Software 

XP (eXtreme Programming) SERPRO  Analista de Tecnologia da Informação

Julgue o próximo item, relativos às metodologias Scrum e XP e à biblioteca ITIL v4.

Na metodologia XP, todo código deve possuir testes de unidade, os quais devem ser executados com sucesso antes que uma entrega seja feita

COMENTÁRIO

Testes constantes e Test-First

Os testes em XP são feitos antes da programação. Existem dois tipos de teste: teste de unidade e teste funcional. Consiste em verificar o comportamento das menores unidades em sua aplicação.

Os testes funcionais são usados para verificação, junto ao cliente, do sistema como um todo e suas funcionalidades propriamente ditas.

Sempre que algo novo é codificado, novos testes e re-priorizações podem ser criadas (priorização pelo usuário).

Detalhe importante: primeiro são escritos os testes e depois a implementação propriamente dita. É o que chamamos de Test-First.

Test-First: pode-se utilizar alguma ferramenta / framework  para escrever os testes para uma nova parte da funcionalidade antes que esta seja implementada.

Todos os testes devem ser executados antes de uma entrega ser realizada.

Gabarito está CORRETO.

(CESGRANRIO / UNIRIO – 2019) 

Uma das principais práticas de XP (Extreme Programming) é o Iteration Planning Game. Entre as atividades realizadas em uma sessão de Iteration Planning, está a: 

a) definição, pelos programadores, de quais story cards serão implementados em uma iteração. 

b) estimação do esforço que será necessário para implementar cada story card. 

c) estimação da data de entrega de um release baseado na estimativa de esforço de cada story card. 

d) estimação, feita por cada programador, do tempo que será necessário para realizar cada tarefa sob sua responsabilidade. 

e) designação, por parte do coach, dos programadores que irão realizar as tarefas contidas na lista de tarefas. 

Comentário

a) Esta definição é realizada pelo cliente

B) Neste momento planejamento do tempo

c) Não há do que se falar de estimativa do esforço

e) O papel do coach não existe no XP

O planning game consiste em uma prática  para elaborar a estratégia das interações, que é a forma como se trabalha o “cronograma” de um projeto do XP, no qual se define um tempo padrão para as interações e especifica-se quais e quantas estórias podem ser implementadas em uma interação. Logo, o planning game é uma reunião de planejamento para discutir o que será feito.

Gabarito correto e a letra D.

CESPE – 2018 – ABIN – Oficial Técnico de Inteligência – Área 9

A respeito da metodologia XP (Extreme Programming), julgue o item que se segue.

Para apoiar a equipe de desenvolvimento, é uma prática o uso do cliente on-site em tempo integral.

Comentário

Uma das práticas do XP é O cliente sempre disponível. Ele deve estar sempre disponível para colaborar em dúvidas, alterações, e prioridades em um escopo, ou seja, dando um dinamismo ativo ao projeto

Gabarito está CORRETO

QUESTÃO 17 CESPE / CEBRASPE – 2022  Engenharia de Software 

XP (eXtreme Programming) APEX Brasil  Analista de Tecnologia da Informação

Em relação à metodologia XP e seus valores fundamentais, assinale a opção que apresenta aquele que permite ao cliente conduzir diariamente o desenvolvimento e garantir que a equipe direcione suas atenções àquilo que irá gerar mais valor.

COMENTÁRIO

VALORES (Cor Sim Com Fe Re)

  • Comunicação: para que os desenvolvedores possam compreender precisamente o que o cliente necessita e para que o próprio cliente tenha ciência das possibilidades, estrutura e objetivos do sistema, o Extreme Programming propõe conversas presenciais e diretas entre as partes.
  • Simplicidade: para evitar desperdícios, reduzir custos e tempo e manter o design e as funcionalidades as mais fáceis possíveis de se utilizar, o XP procura priorizar o que é absolutamente necessário para o projeto.
  • Feedback: os retornos e comentários constantes, precoces e em ciclos curtos sobre as práticas durante o processo são fundamentais para garantir ajustes rápidos e mais precisos.
  • Coragem: para estar aberto a mudanças, encarar as falhas, aceitar os feedbacks, propor melhorias e saber dizer não quando necessário. Significa confiar no processo. Em seu livro Extreme Programming Explained, o autor Kent Beck define coragem como “ação eficaz em face do medo”.
  • Respeito: o trabalho em equipe é uma das premissas do XP e, para isso, é preciso que os membros se respeitem, aceitem sugestões, colaborem entre si e prezem por um bom relacionamento.

Gabarito está CORRETO.

CESPE / CEBRASPE – 2022  Engenharia de Software 

XP (eXtreme Programming) PGE-RJ  Analista de Sistemas

Julgue o próximo item, relativos a metodologias ágeis para a gestão de projetos e o desenvolvimento de software.

A metodologia XP define que a programação seja feita em pares: dois desenvolvedores codificam o mesmo programa, ao mesmo tempo e no mesmo computador.

COMENTÁRIO

Programação em pares 

Os desenvolvedores trabalham em pares para codificarem as tarefas estabelecidas para o produto. Consiste em um método de programação no qual duas pessoas trabalham juntas em um único programa, no mesmo computador e ao mesmo tempo

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