Procrastinação: saiba o que é e como parar de procrastinar os estudos

Procrastinação não pode impedir a realização dos seus sonhos

Avatar


9 de Setembro de 2020

A procrastinação é um dos males da vida nada fácil do concurseiro. Entender que quando deixamos as obrigações para mais tarde ou para outro dia estamos adiando nossas conquistas e metas é um caminho para abandonar esse hábito.

Porém, não é o suficiente. Você sabe o que te faz procrastinar? Saber identificar os motivos que levam à fuga das obrigações é o primeiro passo nessa jornada. Pare de perder as oportunidades dos concursos 2020.

Existem três fatores que levam à procrastinação e impedem o avanço dos estudo:

  • medo ou ansiedade
  • não entender alguma parte do processo
  • cansaço

Investigue sua situação atual e descubra qual desses pontos está comprometendo seu avanço. Se percebeu que o momento o qual pensa em tudo que precisa fazer te deixa paralisado ou que não sabe por onde começar, não vê progresso na maneira que está estudando, então é preciso traçar um plano de ação.

O plano de ação começa com uma lista de absolutamente tudo que precisa ser feito, não confie nada à sua memória, pois isso gera ansiedade. A ideia é eliminar a carga mental, por isso é necessário transferir tudo para o papel.

Após descarregar todos os afazeres em uma lista, descubra a melhor maneira de encaixá-la na sua rotina de maneira realística. Não adianta criar um planejamento ideal que nunca será cumprido e só causa mais insatisfação.

Poucas horas com qualidade são melhores do que muitas recheadas de distrações. Conforme for dando check nas atividades que definiu para o dia, os níveis de ansiedade vão diminuindo gradativamente.

Um ponto fundamental para um plano de ação funcional é o detalhamento da atividade que precisa ser feita. Quando colocamos apenas “criar material de revisão”, por exemplo, ignoramos as várias etapas que a ação exige.

Com isso podemos criar um planejamento inviável e acabar frustrados mais uma vez, fugindo do que precisa ser feito para evitar o sentimento de derrota.

Além disso, quando sabemos cada etapa do processo, é possível identificar onde está a falha e atacar diretamente o problema.

O último fator que leva à procrastinação é o cansaço. O corpo e a mente exigem pausas, não é possível manter uma rotina que exige mais do que aguentamos e mais uma vez isso leva ao planejamento. Definindo metas de curto, médio e longo prazo, construindo sua aprovação um tijolo de cada vez.

Sempre é momento de (re)começar. Confira os concursos abertos e dê o primeiro passo rumo aos seus sonhos.

O Gran Cursos Online pode ajudar com profissionais qualificados para dar todo suporte que um estudante precisa. Conheça a equipe GranXperts e aprenda técnicas de estudos,  quantas horas estudar, por qual disciplina começar, a qual área se dedicar e muito mais.

Curso Gratuito Imparável 2020

Você é imparável? Tem um sonho grande em mente que te motiva a seguir em frente em busca de uma vida melhor, mesmo com as dificuldades que aparecem no caminho (falta de tempo, desafios de conciliar a rotina, insegurança)? Se sim, então este curso é para você!

Organizamos de forma objetiva e prática em um só material algumas das principais disciplinas e conteúdos cobrados em concursos públicos para intensificar as suas chances de aprovação, tudo preparado por nossa equipe de colaboradores e professores especialistas no assunto. E o melhor: todo o conteúdo é totalmente gratuito! Mesmo se você ainda não começou a estudar, não deixe essa oportunidade passar. Nunca é tarde! Garanta a sua oportunidade no Curso Gratuito Imparável 2020!

Clique AQUI para se inscrever gratuitamente!

Avatar


9 de Setembro de 2020