Procrastinação e a sua saúde mental

Avatar


24 de maio1 min. de leitura

A procrastinação está e estará presente na vida da maior parte de nós. Pesquisas recentes, provam que cerca de 20% dos adultos possuem procrastinação crônica. A procrastinação sempre foi associada à preguiça ou falta de organização. Isso se deve ao fato de leigos falarem de questões emocionais sem o devido preparo ou até mesmo psicólogos que não se atualizam e não possuem experiência in loco. No entanto, a situação não é bem assim.

Tal questão é definida como o adiamento de forma voluntária de algo, mesmo que haja uma consequência negativa, como forma de aliviar alguma questão emocional. Percebemos que tal movimento vai na via contrária a qualquer desenvolvimento pessoal ou profissional.

Por questão emocional, entende-se ANSIEDADE, DEPRESSÃO, MEDO, BAIXA AUTOESTIMA, IMPULSIVIDADE, PERFECCIONISMO, COPING, dentre outras raízes. Qualquer clínico ao analisar essa situação de sofrimento,   perceberá que tal questão é um SINTOMA de alguma raiz bem profunda de um estado emocional.

A procrastinação será uma dificuldade de regular as emoções. Isso significa que, quando fazemos uma compensação em não querermos fazer a tarefa principal como uma forma de COMPENSAR a nossa dificuldade em realizar algo para não encarar a CAUSA.  E fazemos outras mais prazerosas, como forma de ALIVIAR algo QUE CAUSA MUITO INCÔMODO.

Quer saber os tipos de procrastinadores, todas as raízes explicadas de uma forma bem profunda e como lidar com tal questão emocional? Venha para mais um divã!

Avatar


24 de maio1 min. de leitura