Qual é o seu alvo?

qual o seu alvo2“…esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3. 13-14)

Olá querido leitor.

Hoje eu quero conversar com você sobre “alvo”, mais especificamente, “qual é o seu alvo”?

Segundo o Dicionário Aurélio, alvo é um ponto a que se dirige o tiro; mira, ponto de convergência, fito, intento. O alvo é o que realmente queremos alcançar. É o nosso foco. É a nossa meta. Observe alguns sinônimos: objetivo, finalidade, propósito, interesse, motivo, desígnio, intuito, fim, escopo.

Olha só. Todos nós, em maior ou menor escala, possuímos sonhos, objetivos, metas. Alguns sonhos se referem a algo material; outros, não. Há aqueles que sonham “bem alto”, outros, nem tanto. Mas o fato é que todos, no geral, possuímos sonhos e metas a serem alcançadas. E isso é muito importante. Augusto Cury diz que “sem sonhos, a vida não têm brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais.”

Assim, precisamos sonhar. Precisamos estabelecer metas e, por fim, priorizar a sua realização. E nesse projeto, saber exatamente aonde se pretende chegar é fundamental. Para atingirmos um alvo, necessitamos, previamente, estabelecer o próprio alvo, pois todo o nosso planejamento será organizado em consonância com o que se pretende atingir. Se você não sabe, exatamente, aonde quer chegar, como poderá montar um projeto que te leve ao seu alvo? Isso vale para todas as áreas de nossa vida, inclusive na preparação para concursos públicos. Defina o que você quer.

Nesses mais de 10 anos envolvido, e comprometido, com o mundo dos concursos públicos, eu já conheci muitos alunos que não possuíam um alvo determinado. Pessoas que, ao ser questionadas para qual concurso estavam estudando, sem objeção, diziam: “eu quero passar em qualquer concurso”.

Embora seja até justificável essa vontade de passar em um concurso, atitudes como essa não contribuem com a realização da meta. Na verdade, podem prolongar e até impedir o seu cumprimento.

Perceba! Ao colocar em prática essa vontade de passar em qualquer concurso, o que se vê é: hoje a pessoa está estudando para policial militar; começa a estudar para enfermeiro; depois para técnico de contabilidade; para médico, para professor, para prático, para astronauta… Também já vi aqueles que fazem inscrição para todos os concursos que são lançados. Isso não é bom. Não ajuda. É necessário ter um alvo.

A cada dia, as bancas examinadoras aumentam o número de matérias que são exigidas nos concursos. Se o candidato começar a estudar para concursos com características tão distintas, isso dificultará, e muito, o alcance da meta – a aprovação. É, humanamente, impossível absorver tanto conteúdo. Não queremos passar o resto da vida estudando, não é mesmo? Então, sugiro que você analise “qual é o seu alvo?”

Acompanhe alguns três passos simples que podem te ajudar bastante:

1º passo – estabeleça uma área na qual tenha interesse de trabalhar. Por exemplo: área policial, área judiciária, agências reguladoras, ministérios, área da saúde.

2º passo – dentro dessa área, defina um cargo como referência. Por exemplo: agente da polícia civil. Nessa etapa, é possível detalhar um pouco mais e escolher, também, o lugar exato em que se pretende atuar. (Ex: Câmara, Senado, ABIN, Receita Federal, CGU, PF, PC-GO, PC-DF…)

3º passo – estabeleça o planejamento voltado para esse alvo específico. Lembre-se: se você não sabe exatamente aonde quer chegar, como poderá elaborar um planejamento? Como poderá saber se está caminhando na direção correta?

Eu já ouvi alguns “retrucarem”: “ah, então eu somente poderei fazer aquele concurso específico? E se ele demorar muito a ser publicado???

Não é isso! Lembre-se que, em primeiro lugar, você estabeleceu uma área de interesse. Dessa forma, você pode ir desenvolvendo o projeto realizando concursos que tenham afinidade com a área de atuação escolhida. Vamos imaginar dois exemplos hipotéticos:

1º exemplo – o alvo do candidato X é a Câmara dos Deputados. A área de atuação que lhe atrai é a carreira legislativa. (e atrai muita gente! rsrs) Para alcançar seu alvo, ele terá de organizar seu planejamento levando em conta o que é exigido nesse tipo de concurso. É fundamental analisar editais e provas anteriores para o adequado dimensionamento do projeto. Vamos imaginar que, no percurso dos estudos voltados para a Câmara, seja publicado o edital do concurso do Senado Federal ou da Câmara Legislativa do DF. Nesse caso, considerando que o marco inicial para estabelecimento do alvo foi a área de atuação, será perfeitamente possível (e desejável, rsrs) direcionar os estudos para esses concursos. Digo isso porque as matérias, no geral, são afins. Não haverá uma fuga do projeto original.

Imagine, entretanto, que seja publicado o edital para Auditor da Receita Federal. (nossa! Concurso top!) Nesse segundo caso, a área de atuação é afim? Ainda há afinidade nas matérias? Não! Não. Embora haja uma verdadeira “tentação”, especialmente, quanto ao salário, não é conveniente desviar-se do projeto inicial. Digo isso porque as matérias são muito diferentes. E são muitas matérias. O prazo para estudar é curtíssimo. (em média, 60 dias). Eu sei que não é uma decisão fácil, mas o comprometimento com o alvo previamente estabelecido é fundamental para o seu alcance. A disciplina, aqui, será a ponte entre o alvo e sua realização.

2º exemplo – o candidato Y possui o sonho de se tornar um Agente da Polícia Federal. Atuar na área da polícia judiciária é o que lhe atrai. Considerando que esse concurso é publicado de tempos em tempos, e, levando-se em conta que durante o ano são publicados diversos concursos para as polícias civis, enquanto desenvolve seu projeto para a PF, esse candidato pode (e deve) realizar concursos para a polícia civil. Isso, além de ajudá-lo a “testar” o conhecimento, poderá render-lhe algumas aprovações para uma área que lhe atrai.

Nessa linha, vale destacar a frase “o sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo – num primeiro momento, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis. (José de Alencar)

Se você percebe que não definiu, ainda, o seu alvo, “puxe o freio de mão” e priorize isso. A definição do alvo é o ponto de partida para a realização do sonho.

#definaoseualvo

Qualquer consideração, pode me contatar: wellington.antunes@globo.com

Sucesso

Wellington Antunes
____________________________________________

Wellington AntunesWellington Antunes é professor de Direito Constitucional, Licitações, Contratos e Convênios. Servidor Efetivo do MPU. Aprovado para Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados/2014 (aguardando nomeação) Aprovado para Analista de Finanças e Controle da CGU (aguardando nomeação). Graduado em Administração Pública. Pós Graduado em Direito Administrativo no IDP (Especialista). Instrutor interno do MPU (atuante na área de Licitações e Contratos, entre outras funções – pregoeiro, elaboração de Editais, Projetos Básicos e Termos de Referência, instrução de processos de dispensa e de inexigibilidade)”

______________________________________________

Gostou do que você leu?

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

matricule-se 3

assinatura ilimitadaDepoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:
CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Avatar
Anna Rodrigues
Equipe Gran Cursos Online
15 Comentários

15 Comentários

  1. Avatar

    Pietra

    13/07/2016 12:16em12:16

    Adoro esses artigos!!!

  2. Avatar

    Gorete

    13/07/2016 15:57em15:57

    Muito relevante, nota 1000!!!

    • Avatar

      Daniel Costa Sousa

      13/07/2016 18:04em18:04

      Excelente! Nota dez-MIL.!

  3. Avatar

    Claudineia

    13/07/2016 22:25em22:25

    Obrigado, pela dica era exatamente o que eu precisava para me decidir

  4. Avatar

    Ediana P. Oliveira

    13/07/2016 22:33em22:33

    Excelente artigo e de grande ajuda. Parabéns!

  5. Avatar

    Ane Oliveira

    13/07/2016 22:38em22:38

    Sábias palavras!! Muito obrigada por compartilhá-las.

  6. Avatar

    adeildo

    14/07/2016 09:30em09:30

    Vc é #diferenciado professor ??

  7. Avatar

    Romão

    14/07/2016 11:36em11:36

    Muito bom! Deus lhe conceda mais sabedoria no pensar e falar. Suas postagens me ajudam muito a melhorar meus estudos. Obrigada!

  8. Avatar

    NANE

    14/07/2016 13:49em13:49

    GOSTEI MUITO DAS DICAS. CONFESSO QUE ESTAVA ESTUDANDO PRA TODOS OS CONCURSOS QUE APARECIAM, E ME INSCREVIA PARA TODOS, OU SEJA, “ATIRARA PRA TODO LADO RSRSRS”…
    AGORA VOU FOCAR NUM SÓ CONCURSO. CRIAR UM PLANEJAMENTO DE ESTUDO E TER FOCO, SEI QUE UM DIA SEREI ABENÇOADA E DEUS VAI ME RECOMPENSAR.

  9. Avatar

    Marina Avelar

    14/07/2016 14:21em14:21

    Uau! Esse artigo foi um dos melhores que já li.

  10. Avatar

    Nóbrega

    14/07/2016 23:06em23:06

    Todo dia leio os artigos que indicam. Isso acrescenta muito em nós, sabiam ?! Continuem escrevendo *-*

  11. Avatar

    Francisca Pereira

    16/07/2016 16:34em16:34

    Estava realmente precisando ler este artigo para me direcionar. Sei que agora vou me organizar melhor. E um dia passarei no concurso que quero. Obrigada.

  12. Avatar

    Francisca Pereira

    16/07/2016 16:37em16:37

    Estava precisando de uma orientação como essa para me direcionar melhor nos meus estudos. Agora vou fazer a coisa certa. Ter um foco, um alvo. E sei que um dia vou passar no concurso que quero. Obrigada.

  13. Avatar

    Claudio

    16/07/2016 19:47em19:47

    Obrigado prof ! Gostaria muito de assinar , o conteúdo e de grande valia . E exelente ! Mas no momento nao tenho condiçoes de dispor a este compromisso. Certo de que em breve estarei. e meu compromisso ė estar atento as suas dicas o orientaçoes . Outrossim, informo que ja tenho por decisāo à que me apraz e faço jus aos seus conteúdos .” Por exelência “.
    Assim que for possível ja tenho prióri as estes .Grato.

  14. Avatar

    Valdecir da Silva Duarte

    17/08/2016 10:17em10:17

    Bom dia,

    Gostaria de saber, se uma pessoa com mais de 60 anos, ainda pode prestar concurso?

    Aguardo retorno.

    Atenciosamente,

    Duarte Totó

    (61) 9-9829-4083
    Brazlândia-DF.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo