Questões sobre atualidades para concurso 2021. Confira!

Saiba como estudar sobre atualidades para concurso 2021 e garanta uma boa pontuação em concursos públicos!

Deixe seu like:

Avatar


25/08/2021 | 16:08Atualizado há 357 dias

A matéria de atualidades está cada vez mais presente em concursos públicos, principalmente devido ao elevado nível de concorrência.  Assim, as atualidades para concurso 2021 (além de possuírem uma seção de questões específica) também podem aparecer para contextualizar ou garantir que o candidato possua um entendimento maior também de outras matérias.

Os desafios para estudar atualidades para concurso, contudo, começam já no início. Afinal, muitas notícias são publicadas diariamente e as pessoas podem ficar perdidas sobre quais assuntos dar mais atenção. Será que a melhor estratégia é assistir o último jornal do dia? Estudar apenas por resumos? Acompanhar canais online?

Já podemos te dizer de cara que uma das estratégias que mais vai te ajudar na hora de estudar atualidades para concurso 2021 é a resolução de questões. Quer saber quais outras dicas temos para otimizar os seus estudos e também descobrir como acessar um acervo gratuito exclusivo de questões com gabarito comentado? Acompanhe o artigo!

Destaques:

 

Como estudar atualidades para concurso 2021: 5 dicas para otimizar seus estudos

1. Fique de olho no edital

Alguns editais de concurso público delimitam condições ou até períodos para as atualidades cobradas em seus certames. É o caso da banca Vunesp, por exemplo, que costuma ser bem específica sobre o período de atualidades que será considerado. Contudo, essa não é a tendência e é muito comum que a cobrança seja feita de maneira mais geral. Confira abaixo as especificações no conteúdo programático do Concurso TJDFT para analista.

Atualidades: Tópicos atuais no Brasil e no mundo relativos a economia, política, saúde, sociedade, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, educação, energia, ciência e tecnologia.

Clique aqui para saber mais sobre o Concurso TJDFT

Seja qual for o caso, a leitura cuidadosa do edital é essencial, não apenas para esclarecer esse ponto específico como todos os outros. Para te ajudar a interpretar melhor os editais e não deixar nenhum detalhe de fora, o Gran Cursos Online disponibiliza editais verticalizados GRATUITOS. Para acessá-los, clique aqui. 

2. Conheça a banca avaliadora

Depois de checar a existência de alguma especificação acerca do conteúdo programático de atualidades para concursos 2021 no edital do certame, é hora de buscar conhecer mais sobre o perfil da banca avaliadora. Afinal, muitas bancas acabam deixando pistas de temas e esferas preferidas apenas na maneira como formularam questões passadas.

Além disso, você também começa a se acostumar com a maneira como as perguntas são feitas. Isso pode não parecer tão importante a princípio, mas com o tempo, vai garantir que você não caia mais com tanta frequência em “pegadinhas”.

Veja abaixo a diferença de perfil de duas bancas avaliadoras ao formular questões de atualidades para concursos:

ESPE CEBRASPE . CODEVASF. Analista em Desenvolvimento Regional. Área: Administração. 2021. Atualidades 

Acerca dos conteúdos referentes à políticas públicas, agendas públicas, conceitos de planejamento e avaliação de programas e projetos, julgue os próximos itens.

Políticas públicas educacionais, como o Programa Universidade para Todos (PROUNI) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), são exemplos de políticas redistributivas.

(C). Certo
(E). Errado

AMEOSC. Prefeitura. Professor de Inglês. 2021. Atualidades

No dia 6 janeiro de 2021 o mundo assistiu a invasão do Capitólio dos Estados Unidos, analisado por alguns como uma grande ameaça a democracia estadunidense, já que a invasão foi protagonizada por grupos extremistas e se destinava a impedir a nomeação de Joe Biden, recém-eleito no ano passado. Uma das cenas que chamou a atenção foi um sujeito com o rosto pintado de vermelho e azul, calças largas e uma espécie de chapéu de pele com chifres. Ícone da invasão, ele faz parte do grupo extremista difusor de ideias conspiratórias, conhecido como:

(A). Al Qaeda.
(B). QAnon.
(C). Skinheads.
(D). Neonazis.

Bem diferente, não é mesmo? Essas diferenças ficam cada vez mais claras quanto mais você resolve questões de concurso. Por isso, é uma estratégia de estudos que não pode faltar na sua rotina de concurseiro.

3. Estude com questões comentadas

Já te contamos sobre a importância de resolver questões para conhecer o perfil da banca avaliadora, mas você sabia que também pode usar as questões com gabarito comentado para estudar de maneira mais direcionada e eficiente no geral?

Afinal, nos comentários das questões também se adquire conhecimentos muito além de apenas “item certo ou item errado”, especialmente se forem comentários feitos por professores especializados!

No Gran Cursos Questões você encontra milhares de questões de concurso para atualidades 2021 e anos anteriores com gabarito comentado por professores! Além disso, você também tem acesso a provas anteriores, dashboards de desempenho, simulados, ferramenta de assuntos mais frequentes e muito mais.

Clique aqui e comece a responder questões de atualidades gratuitamente!

4. Não aposte tanto em ler jornais e assistir televisão

Sabemos como isso pode soar um tanto controverso. Porém, para gabaritar sua seção de atualidades, talvez não seja uma boa estratégia dedicar tanto tempo a consumir conteúdos midiáticos de notícias. Além de todo o tempo prático que você utiliza, a dispersão é muito grande e pode ser que você não capte os pontos da maneira como serão abordados na sua prova.

Ademais, especialmente em tempos de pandemia, assistir às notícias com tanta frequência pode te trazer um retorno emocional negativo que vai afetar sua disposição geral e drenar sua energia. Mas se assistir telejornais e ler revistas não é sempre a melhor opção, as então como você vai se manter atualizado?

Procure veículos voltados ao mundo dos concursos que oferecem resumos práticos sobre as atualidades mais importantes e prováveis de serem cobradas em certames! Aqui no Gran Cursos Online, temos uma série chamada “Gabaritando Atualidades” com a professora Rebecca Guimarães,  que disponibiliza  um vídeo sobre as notícias mais importantes a cada mês.

Ficou interessado? Confira abaixo a edição de atualidades para concurso 2021 do mês de julho!

5. Fique atento a temas de grande relevância nacional e internacional

Os anos de 2020 e 2021 foram (e ainda estão sendo) muito agitados em quesito de notícias nacionais e internacionais. Em meio à pandemia do coronavírus, a corrida das vacinas e a eleição estadunidense, temos diversos assuntos que podem ser considerados como assuntos quentes para se cair em provas de concurso público.

Exatamente por serem muito populares e por ouvirmos diversos detalhes de passagem, muitas vezes parece que não é necessário estudar a fundo sobre esses assuntos. É aí que está o erro. Tenha certeza de saber mais detalhes especialmente sobre grandes eventos que impactam cenários nacionais e internacionais de forma expressiva, como a pandemia do Coronavírus, por exemplo.

A partir daí, as bancas podem tecer tanto questões objetivas quanto discursivas, visando compreender o verdadeiro entendimento do candidato sobre aquele fato.

Para que você possa se atualizar e não deixar nenhum assunto importante de lado, confira uma lista das principais possíveis ocorrências de 2020/2021 (até agora) que podem ser cobradas em concursos e aproveite para complementar com as novas que surgirem!

Atualidades para concursos 2021: Nacionais

  • Recorde nas taxas de desemprego no Brasil em 2020;
  • Agravo da crise econômica brasileira iniciada em 2014;
  • Queimadas no pantanal;
  • Queda de IDH Brasileiro;
  • Auxílio Emergencial;
  • PEC Emergencial e teto de gastos;
  • Implantação e popularização do PIX;
  • Apagão no Amapá.
  • Plano de Vacinação Nacional e Terceira Dose para Covid-19.

Atualidades para concursos 2021: internacionais

  • Eleições nos Estados Unidos (Vitória de Joe Biden);
  • Assassinato de George Floyd;
  • Pandemia do Coronavírus ;
  • Vacinas Covid-19;
  • Crise em Belarus;
  • Armênia e Azerbaijão: conflito;
  • Lei de Segurança em Hong Kong;
  • ONU: 75 anos;
  • Chile: Nova Constituição;
  • Fim do Brexit;
  • Retirada das Tropas Estadunidenses do Afeganistão.

6. Escreva sobre os assuntos

Em muitos casos, a cobrança de atualidades pode acontecer por meio também da avaliação discursiva. Se esse for o caso do seu certame, então a Banca Examinadora avaliará não apenas o seu domínio da Língua Portuguesa, como também a sua visão crítica e construção de argumentação sobre o assunto.

Falar sobre Auxílio Emergencial, por exemplo, implica em uma série de questões sociais, políticas e econômicas. Assim, na medida do possível, busque compreender ao menos as implicação diretas das atualidades mais relevantes e pratique a sua redação para não ter dificuldades no dia da prova!

Saiba mais dicas sobre como fazer uma boa prova discursiva! 

Atualidades para concurso 2021: garanta a aprovação estudando com o Gran!

Queremos te ajudar a gabaritar todas as questões de atualidades para concurso 2021! Por isso, além de disponibilizar a plataforma Gran Cursos Questões, o Gran também oferece materiais gratuitos, cursos e conteúdos em vídeo atualizados frequentemente!

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021 e CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Deixe seu like:

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online

Tudo que sabemos sobre:

gran cursos questões


Comentários (1)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.