Recurso Cespe: Confira o passo a passo da elaboração do recurso

Recurso Cespe: o que precisa ter um bom recurso

Avatar


21 de Setembro de 2020

Os concursos 2020 não param e muitos concurseiros têm dificuldade de interpor recursos contra o gabarito provisório das provas objetivas.

Esse é o seu caso? Confira o passo a passo para elaborar a sua queixa na banca Cespe.

Recurso Cespe: Passo 1 – Entre na página do seu concurso durante o período de recurso

O recurso deverá ser apresentado no site da Cespe, dentro do prazo estabelecido pelo edital, no espaço disponibilizado para esse fim.
No lado direito da tela há a aba “Acesso a link”, em que você encontrará a opção “Recursos contra o gabarito oficial preliminar”, clique nela.
Em seguida uma nova aba abrirá e nela será solicitado seu CPF e número de inscrição, a partir daí, apenas candidatos terão acesso.

Recurso Cespe: Passo 2 – Leia as instruções

Uma vez logado, as orientações para envio de recurso contra o mérito, ou seja, contra o resultado exposto no gabarito, aparecerão.
• O candidato deverá identificar-se apenas nos campos destinados para esse fim.
• Para cada item que desejar contestar será necessário um recurso individual
• Cada item contestado deverá estar vinculado a uma das categorias disponíveis. As categorias podem variar de acordo com o edital, mas geralmente são: extrapolação dos objetos de avaliação (quando o conteúdo abordado está fora do edital), discordância do gabarito (quando o resultado é uma das alternativas apresentadas na prova, mas não a que aparece no gabarito), erro de língua portuguesa, problema de divulgação do gabarito.
• O recurso deverá ser escrito no campo “Argumentação” – a argumentação deverá ser consistente, lógica e concisa, exclusiva para o item e categoria que está sendo contestado.

Serão indeferidos os recursos que:
– a identificação do candidato estiver no campo “argumentação”
– constar argumentações com redação idêntica ou semelhante
– recursos inconscientes, que não atendam às exigências
– recursos que contenham palavras ou expressões ofensivas ou que desacatem instituições

Recurso Cespe: Passo 3 – Ao avançar, escolha a opção “Recurso contra mérito dos itens”

O Cespe abre um campo de sugestões, visando o aperfeiçoamento de seus processos.
Por isso, no momento de interpor o seu recurso fique atento se está realmente contestando o gabarito ou enviando uma sugestão.

Recurso Cespe: Passo 4 – informe a questão, categoria e argumente.

Automaticamente o sistema identificará o cargo em que o candidato foi inscrito e o caderno em que realizou a prova, então será necessário apenas informar a qual questão está se referindo em seu recurso e marcar a categoria em que a contestação se encaixa.
Em seguida, o candidato deverá marcar a opção “gravar”. Enquanto o prazo de recurso estiver aberto, será possível fazer alterações no recurso. É importante, ao finalizar, imprimir o comprovante de envio de recurso e assim evitar possíveis problemas futuros.

Como garantir um bom recurso?

De acordo com o próprio edital, os recursos devem ser lógicos, consistentes e concisos. Coloque-se no lugar do avaliador, ele lerá inúmeros recursos, por isso vá direto ao ponto.
Não é necessário e nem recomentado que cumprimentos e saudações sejam feitos na introdução do recurso. Já comece expondo onde está o erro que deseja apontar.
Para desenvolver o seu ponto, explique cada um dos erros. O recurso ficará mais claro se cada erro for discorrido em um parágrafo. Aqui, não basta apenas discordar, é fundamental estar embasado, então use livros, sites, dados oficiais, especialistas e tudo que estiver a sua disposição para dar força ao seu argumento.
E para fechar a ideia, exponha que respeitosamente deseja a mudança do gabarito ou anulação do item.

E se o recurso for aceito?

Existem duas possibilidades caso seu recurso seja aceito: anulação da questão ou troca de gabarito.
Caso a questão seja anulada, todos os candidatos receberão a pontuação referente a ela.
Se houver troca de gabarito, apenas os candidatos que marcaram a alternativa correta, de acordo com o novo documento, receberão os pontos.

 

É preciso estar sempre preparado para as oportunidades, veja os concursos abertos e continue estudando. O Gran Cursos Online oferece uma ampla gama de materiais gratuitos que vão te ajudar nessa jornada.

Avatar


21 de Setembro de 2020