Concurseiro, o prazo para interpor recursos contra o gabarito preliminar do concurso PF 2025 já começou! Entre as 10h do dia 30 e as 23h59 do dia 31 de julho de 2025 você pode registrar seu pedido.
É simples fazer sua solicitação: basta acessar o site da banca Cebraspe no link destinado aos recursos e enviar sua justificativa. Se preferir, copie e cole o link direto no seu navegador: https://security.cebraspe.org.br/Sinade
As provas da Polícia Federal foram aplicadas no último domingo, dia 27 de julho, para mais de 200 mil inscritos. O edital oferta mil vagas divididas entre os cargos de Agente, Escrivão, Delegado, Perito e Papiloscopista.
A consulta individual ao gabarito preliminar já está disponível e pode ser feita até as 18h do dia 31 de julho, também pelo site da banca.


Confira abaixo os recursos elaborados por nossa equipe de especialistas
Confira nessa matéria as fundamentações elaboradas pelos professores Gran!
Recursos para Agente, Escrivão e Papiloscopista da PF
Para correção, os professores utilizaram esta prova aqui.
Questão 35 – Legislação Especial
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: E
GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELO PROFESSOR WILSON GARCIA: C
ENUNCIADO DA QUESTÃO: Segundo a Lei de Migração, desde que exista disposição especifica em tratado, o pedido de prisão cautelar poderá ser transmitido à autoridade competente para extradição no Brasil, mediante canal estabelecido com o ponto focal da INTERPOL no país, devidamente instruído com a documentação comprobatória da existência de ordem de prisão proferida por Estado estrangeiro.
FUNDAMENTAÇÃO: A afirmação está correta, tendo em vista que a Lei 13.455/23 informa no art. 84, §2º que “o pedido de prisão cautelar poderá ser transmitido à autoridade competente para extradição no Brasil por meio de canal estabelecido com o ponto focal da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) no País, devidamente instruído com a documentação comprobatória da existência de ordem de prisão proferida por Estado estrangeiro, e, em caso de ausência de tratado, com a promessa de reciprocidade recebida por via diplomática.” Logo, percebe-se que há a possibilidade de existir disposição específica em tratado e a outra possiblidade de promessa de reciprocidade recebida por via diplomática. E analisando o texto da questão ela cita um dos casos ao expressar “desde que exista disposição especifica em tratado”, mas sem excluir outras possiblidades expressamente.
Recursos para Perito Criminal
Para a correção, os professores utilizaram esta prova aqui.
Questão 10 – Língua Portuguesa (Conhecimentos Básicos para todas as áreas)
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: Certo
GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELO PROFESSOR MÁRCIO WESLEY: Errado
ENUNCIADO DA QUESTÃO: Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os seguintes itens.
Exposição de motivos é o expediente oficial a ser elaborado para se submeter ao projeto de ato normativo à consideração do presidente ou vice-presidente da República.
FUNDAMENTAÇÃO DO RECURSO: Segundo o item 6.2.1 do Manual de Redação da Presidência da República, a definição rigorosa de Exposição de Motivos requer que sua origem seja um Ministro de Estado, que seu destinatário seja Presidente da República ou Vice-Presidente, e que
seu assunto seja: a) propor alguma medida; b) submeter projeto de ato normativo à sua consideração; ou c) informá-lo de determinado assunto.
O enunciado do item na prova definiu a Exposição de Motivos somente com base no seu destinatário (Presidente ou Vice-Presidente da República) e com base no assunto. Por essa definição do enunciado do item, um governador poderia enviar exposição de motivos, um vereador poderia enviar exposição de motivos, um juiz poderia enviar exposição de motivos, etc.
Enfim, a definição exibida no item da prova não se aplica rigorosamente a estabelecer com segurança o que é exatamente a exposição de motivos com base em seu emissor (origem) e seu destinatário. Portanto, a definição fornecida fica incorreta.
PEDIDO. Alterar o gabarito preliminar como CERTO para gabarito definitivo como ERRADO.
Questão 13 – Informática (Conhecimentos Básicos para todas as áreas)
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: Certo
GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELO PROFESSOR LEONARDO VASCONCELOS: Errado
ENUNCIADO DA QUESTÃO: O MS Excel permite a identificação de células precedentes e dependentes a partir de determinada célula, desde que ela possua uma fórmula associada.
FUNDAMENTAÇÃO: A banca deve considerar o gabarito como correto, no entanto, a questão foi mal formulada e, por isso, é passível de recurso para anulação devido à dificuldade de entendimento. Eu proponho anulação devido a confusão do texto. O Gabarito correto deveria ser errado.
A questão aborda o recurso de Auditoria de Fórmulas do Microsoft Excel. Essa é uma ferramenta essencial para verificar, depurar e entender a relação entre diferentes células em uma planilha complexa. Os dois principais comandos dessa ferramenta são “Rastrear Precedentes”, que mostra quais células afetam o valor da célula selecionada, e “Rastrear Dependentes”, que mostra quais outras células são afetadas pela célula selecionada.
A afirmativa está incorreta por causa da condição restritiva que ela impõe: “desde que ela possua uma fórmula associada”. Essa condição não se aplica a todos os casos.
Vamos analisar os dois recursos separadamente:
Rastrear Precedentes: Para usar esta função, a célula selecionada obrigatoriamente deve conter uma fórmula. A função irá, então, apontar para as células que fornecem dados para essa fórmula. Neste caso, a condição da questão estaria correta.
Rastrear Dependentes: Para usar esta função, a célula selecionada NÃO precisa conter uma fórmula. Ela pode conter um valor constante (um número, um texto, uma data). A função irá apontar para outras células que usam a célula selecionada em suas fórmulas.
Exemplo Prático:
A célula A1 contém o valor 100.
A célula B1 contém a fórmula =A1*2.
Se você selecionar a célula A1 (que não tem fórmula) e usar “Rastrear Dependentes”, o Excel traçará uma seta de A1 para B1, mostrando que B1 depende de A1. Portanto, a afirmação de que a célula precisa ter uma fórmula para que a identificação (neste caso, de dependentes) seja possível está errada.
Questão 15 – Informática (Conhecimentos Básicos para todas as áreas)
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: Errado
GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELO PROFESSOR VITOR ALMEIDA: Certo
ENUNCIADO DA QUESTÃO: Acerca da segurança da informação, bancos de dados e aprendizado de máquina, julgue os próximos itens.
Cardinalidades são restrições em relacionamentos e podem ter quatro diferentes variações: 1:1, 1:N, N:1 e N:N.
FUNDAMENTAÇÃO: A assertiva afirma que “Cardinalidades são restrições em relacionamentos e podem ter quatro diferentes variações: 1:1, 1:N, N:1 e N:N.”
O termo “podem ter” não implica exclusividade nem afirma que existem apenas essas quatro variações, mas apenas cita quatro possibilidades comuns de cardinalidade em relacionamentos binários.
Na modelagem de dados, essas quatro variações (1:1, 1:N, N:1 e N:N) são, de fato, as mais tradicionais e didaticamente apresentadas como padrão em relacionamentos binários. Outras variações — como cardinalidades com intervalos (ex: 0..N, 1..M), ou relacionamentos ternários e de grau superior — existem, mas não invalidam a afirmativa, que não se pretende exaustiva nem faz uso de termos como “apenas” ou “exclusivamente”.
Assim, o item está correto, pois afirma algo possível e verdadeiro, sem restringir o conjunto de variações existentes.
Solicita-se, portanto, a alteração do gabarito preliminar de “Errado” para “Certo”.
Questão 61 – Tecnologia da Informação (para a Área 3 – Informática Forense)
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: Errado
GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELO PROFESSOR VITOR KESSLER: Anulação
ENUNCIADO DA QUESTÃO: Durante uma recuperação após falha, o sistema aplica apenas os registros presentes no log de transações já confirmadas (commit), ignorando qualquer operação registrada após o último checkpoint.
FUNDAMENTAÇÃO: Solicito a anulação da questão 61, considerando que ela apresenta imprecisão conceitual e falha de escopo no comando. O enunciado afirma que “Durante uma recuperação após falha, o sistema aplica apenas os registros presentes no log de transações já confirmadas (commit), ignorando qualquer operação registrada após o último checkpoint”, pedindo julgamento “a respeito de bancos de dados”. No entanto, o checkpoint não é um conceito universal a todos os bancos de dados, mas sim uma função específica de determinados Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBDs), especialmente os relacionais que implementam logs e controle de transações.
A questão generaliza um comportamento típico de alguns SGBDs como se fosse regra em qualquer banco de dados, o que é tecnicamente incorreto. SGBDs NoSQL, como MongoDB, Redis, Cassandra e outros, não utilizam checkpoints da mesma forma — e em muitos casos, sequer empregam logs de transações no modelo tradicional. Esses SGBDs utilizam estratégias próprias de replicação, persistência ou snapshots, o que invalida a premissa do enunciado.
Ademais, o próprio edital da seleção previa conteúdos relacionados a diversos tipos de SGBD, incluindo os modelos NoSQL. Portanto, ao tratar um comportamento específico de SGBDs relacionais como se fosse um padrão para todos os bancos de dados, a questão foge ao previsto no edital, induz a erro e deve ser anulada por falta de precisão técnica e abrangência indevida.
Questão 90 – Tecnologia da Informação (para a Área 3 – Informática Forense)
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: Errado
GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELO PROFESSOR CLEIRTON MONTE: Certo
ENUNCIADO DA QUESTÃO: A key signing key é usada para assinar as chaves zone signing keys e não deve ser compartilhada com nenhuma entidade.
FUNDAMENTAÇÃO: Solicito a alteração de gabarito…
A banca deu o item como incorreto, no entanto, está correto.
A chave KSK é realmente utilizada para assinar a ZSK. As chaves ZSKs assinam os registros e uma chave KSK (chave de assinatura de chave) é utilizada para assinar a chave ZSK para garantir a autenticidade.
Como a chave utilizada para assinar é a privada, essa não deve ser compartilhada com nenhuma entidade.
Fonte: https://www.cloudflare.com/pt-br/learning/dns/dnssec/how-dnssec-works/
Questão 92 – Tecnologia da Informação (para a Área 3 – Informática Forense)
GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: Certo
GABARITO EXTRAOFICIAL ELABORADO PELO PROFESSOR JÓSIS ALVES: Errado
ENUNCIADO DA QUESTÃO: A técnica denominada simultaneous authentication of equals torna o WPA3 resistente a ataques de dicionário e força bruta em tentativas de senha.
FUNDAMENTAÇÃO: O enunciado afirma que o uso da técnica Simultaneous Authentication of Equals (SAE) torna o WPA3 resistente a ataques de dicionário e força bruta em tentativas de senha.
Contudo, essa afirmação não é plenamente correta. Embora o SAE dificulte e torne impraticáveis ataques de dicionário offline, ele não elimina a possibilidade de ataques de dicionário ou força bruta online, que ainda podem ocorrer mediante múltiplas tentativas de autenticação diretamente com o ponto de acesso.
A própria Wi-Fi Alliance, em sua especificação do WPA3, reconhece que o SAE “mitiga ataques de dicionário offline”, mas não afirma que a técnica torna o protocolo resistente a todas as formas de ataques de dicionário ou força bruta. Além disso, relatórios acadêmicos recentes identificaram vulnerabilidades potenciais contra o SAE, como o Dragonblood Attack (Vanhoef & Ronen, 2019), demonstrando que, apesar das melhorias, a técnica não garante resistência absoluta a tais ataques.
Assim, ao utilizar a expressão “resistente a ataques de dicionário e força bruta”, o item incorre em excesso de generalização, sugerindo uma proteção completa que não corresponde ao cenário técnico atual.
Dessa forma, solicita-se a revisão do gabarito ou a anulação da questão, considerando a impropriedade conceitual do termo empregado.
Referências
WI-FI ALLIANCE. Wi-Fi CERTIFIED WPA3™ Security. Disponível em: https://www.wi-fi.org/discover-wi-fi/security. Acesso em: 29 jul. 2025.
VANHOEF, Mathy; RONEN, Eyal. Dragonblood: Analyzing WPA3’s Dragonfly Handshake. 2019. Disponível em: https://wpa3.mathyvanhoef.com/.
Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada X
Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Tutor 24h, Gran Comunidade, Banco de Discursivas Exclusivas, Vade Mecum Facilitado e o Guia do Aprovado. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.
| Destaques: |
Resumo do Concurso PF
| Concurso PF | Polícia Federal |
|---|---|
| Situação do concurso | Em andamento |
| Banca organizadora | Cebraspe |
| Cargos | Agente de Polícia, Escrivão, Delegado, Perito Criminal, Papiloscopista e Cargos Administrativos |
| Escolaridade | Nível superior |
| Carreiras | Policial |
| Lotação | Nacional |
| Número de vagas | 1.000 vagas |
| Remuneração | até R$ 26,8 mil |
| Inscrições | de 26/05/25 a 13/06/25 (prorrogado até 17/06/25) |
| Taxa de inscrição | de R$ 180,00 a R$ 250,00 |
| Data da prova objetiva | 27/07/25 |
| Clique aqui para ver o edital completo da Policia federal |
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
![[Preparatórios] Concursos Policiais – Cabeçalho](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2025/03/27110845/Policiais_CABECALHO-1238X216.webp)
![[BF 2025] Lote de mês – Post](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2025/10/23173301/POST-730X150.webp)



Participe da conversa