Recursos PM PA Soldado: confira AQUI! Prazo termina em 9/06

Gabarito preliminar publicado! Confira as possibilidades de recursos PM PA Soldado!

Avatar


9 de Junho de 2021

Já começou a preparar seus Recursos PM PA Soldado? A prova da Polícia Militar do Estado do Pará Soldado foi aplicada no último dia 6 de junho 2021. O gabarito preliminar do certame acaba de ser divulgado e pode ser acessado aqui. Sendo assim, os candidatos podem começar a olhar o gabarito e se preparar para enviar recursos.

Fique por dentro do Concurso PM PA AQUI!

Os inscritos que tenham interesse em interpor recursos PM PA vão ter o período de 8 a 9 de junho para preencher um formulário próprio que será disponibilizado no site do Iades.

O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito e preencher devidamente todos os campos solicitados no(s) formulário(s) de recursos disponibilizados pelo IADES. Recursos incompletos, inconsistentes, intempestivos, em formulário diferente do exigido e (ou) fora das especificações estabelecidas neste edital e em outros editais serão considerados não conhecidos e (ou) serão indeferidos.

A prova utilizada na correção foi a de Tipo “A”, disponível aqui para download.

Recursos PM PA – Prova Tipo “A”

LÍNGUA PORTUGUESA

Questão 12 –

Gabarito Preliminar da Banca: (E)

Nossa Resposta: anulação do item (por haver duas respostas possíveis)

RECURSO SUGERIDO

O enunciado da questão propõe a substituição da forma verbal “aconteceu” em “Isso aconteceu após os militares receberem informações […]”. Em relação à colocação pronominal, há o entendimento padrão de que o pronome demonstrativo “Isso” exerce atração, levando à próclise. Nesse sentido, a alternativa (E) estaria correta: “se deu”. Além disso, por questões de eufonia (note que o verbo é monossilábico: deu), a próclise também é recomendada por alguns gramáticos. Há, no entanto, entendimento distinto, possibilitando a marcação da alternativa (D) como correta (“deu-se” ou “se deu”): os gramáticos Cunha & Cintra, por exemplo, dizem que “a língua portuguesa tende à próclise pronominal quando o sujeito da oração contém algum dos pronomes indefinidos” (Nova Gramática da Língua Portuguesa, p. 313). Trata-se, então, de uma tendência (isto é, não é obrigatório). A ABL Responde (serviço de consulta da Academia Brasileira de Letras: https://www.academia.org.br/nossa-lingua/abl-responde) também possui posicionamento diverso: o pronome demonstrativo, por si só, não é fator de próclise. Para além dos posicionamentos dos teóricos, é fundamental lembrar o entendimento da banca IADES em relação à colocação dos pronomes quando há pronome indefinido (e não há outro fator de atração). Na prova da APEX Brasil, em 2018, lemos o enunciado que diz: “Os sentidos do texto, assim como a respectiva correção gramatical, seriam mantidos caso se substituísse”, cuja resposta correta é “se reflete” (linha 25) por “reflete-se” [no texto, a oração é esta: “e isso se reflete, também, em suas operações no mercado interno”]. Assim, para a banca, é adequada a opcionalidade entre próclise e ênclise quando houver pronome indefinido como sujeito e não houver outro fator de atração.

PEDIDO DESTE RECURSO

Anular o item 12, tendo em vista haver duas respostas possíveis: (D) ‘deu-se’ ou ‘se deu’; (E) ‘se deu’.

 

Questão 11 – 

Gabarito Preliminar da Banca: (C)
Nossa Resposta: (B).

RECURSO SUGERIDO

O texto 2 informa claramente duas etapas. Uma primeira etapa correspondeu à detenção da mulher em questão por policiais militares do 1º Batalhão (1º BPM), durante buscas no interior do imóvel onde a PM encontrou bens roubados e com eles a mulher detida como suspeita por estar dentro da residência – essa etapa é localizada temporalmente na manhã de terça-feira (linha 1 do texto). Uma segunda etapa correspondeu ao encaminhamento dessa mulher suspeita para a Delegacia de Polícia Civil, na manhã seguinte, ou seja, na manhã da quarta-feira – junto com ela foram enviados os pertences achados na casa. O enunciado da questão inicia a reprodução da sequência dos acontecimentos e suspende essa reprodução a fim de verificar se o estudante localiza a continuação lógica dessa sequência “de acordo com o texto”. A resposta preliminar da banca, opção “(C)”, confunde as duas etapas envolvidas na ação policial. Vemos essa confusão ao notar que o segmento final do enunciado em “foi considerada suspeita de receptação de objetos roubados” é continuado no segmento em “(C)”: “e presa com todo o material apreendido, na manhã seguinte, operação que se originou…”. Ora, a posição do adjunto adverbial de tempo “na manhã seguinte” muda a informação original do texto quanto a ser encaminhada na manhã seguinte: a nova informação é de que a mulher foi presa na manhã seguinte (sentido nitidamente distinto dos dados do texto). Além disso, a redação da opção “(C)” permite ambiguidade sobre a mulher ser presa na manhã seguinte ou o material ser apreendido na manhã seguinte – ambiguidade é um prejuízo para as informações de um texto. Por outro lado, a opção “(B)” consegue ser mais fiel à sequência dos acontecimentos quando oferece continuação para o segmento final do enunciado “foi considerada suspeita de receptação de objetos roubados” com o trecho: “durante buscas [comento: ela foi encontrada durante as buscas na residência e, por isso, foi considerada suspeita] no interior do seu imóvel [comento: por mais que o texto não tenha deixado claro que o imóvel lhe pertencia, ao menos a opção “(B)” se manteve mais fiel à sequência dos acontecimentos na operação policial do que a opção “(C)”], onde os policiais encontraram…”. Fica demonstrado que a opção “(B)” apresenta a sequência de acontecimentos mais fiel aos dados do texto. Para mais seguro e claro ficar, comentemos: em “(A)”, ocorre equívoco quanto a justificar a suspeita “por estar com uma dupla de amigos, em um veículo sem placa”, uma vez que a suspeita se formou sobre a mulher em razão de ser ela a única pessoa encontrada na casa durante as buscas; em “(D)”, ocorre equívoco quanto se dar na mesma hora que a prisão o encaminhamento da mulher suspeita para a Delegacia; em “(E)”, ocorre equívoco por apontar a ação da mulher como flagrada ao esconder diversos objetos, quando na verdade o texto relatou que ela apenas foi encontrada na residência, sem relatar atitude de esconder objetos durante a busca.

PEDIDO DESTE RECURSO

Alterar a resposta preliminar como opção “(C)” para resposta definitiva como opção “(B)”, a fim de evidenciar maior fidelidade na reprodução da sequência exata dos acontecimentos relatados no texto.

 

Questão 14

Gabarito Preliminar da Banca: (D)
Nossa Resposta: (B).

RECURSO SUGERIDO

O enunciado da questão pede ao candidato que “assinale a alternativa em que o termo sublinhado exerce a mesma função sintática que o pronome relativo ‘que’ no trecho ‘Ademais, pondera que se deve dar aos autores de delitos a oportunidade de responderem, perante suas vítimas, de forma significativa e de responsabilizarem-se pela reparação do dano que tenham causado’”. Ora, nesse trecho, o pronome relativo “que” aparece apenas no segmento final “reparação do dano que tenham causado”. A palavra “que” em “pondera que…” é classificada como conjunção integrante. Ao analisar o segmento que contém o pronome relativo “que”, encontramos a oração subordinada adjetiva “que tenham causado”. Nessa oração subordinada adjetiva, a locução verbal “tenham causado” remete ao sujeito elíptico cujo sentido é identificado no termo “autores de delitos”. Podemos notar que o pronome relativo “que” representou o termo “dano” dentro da oração subordinada adjetiva “que tenham causado”. É possível reescrever a oração subordinada adjetiva com o termo “dano” em lugar do pronome “que” e obter: [os autores de delitos] – sujeito elíptico – tenham causado dano. Assim, fica claro que o termo “dano” comparece agora explícito com função sintática de objeto direto para a forma verbal “causando”. Igualmente, o pronome relativo “que” assume essa função sintática de objeto direto. Por outro lado, o referente “dano”, no singular, não permite função de sujeito para o pronome relativo “que”, pois o verbo a seguir se mostra no plural (tenham). A função de objeto direto só aparece no termo sublinhado na opção “(B)”, na oração final desse trecho: “todos pagarão um preço”. Nessa oração final, o sujeito é “todos”, o verbo ocorreu como transitivo direto (pagar) e seu objeto direto é “um preço”. Porém, a banca apontou preliminarmente a opção “(D)” como resposta. Ora, nessa opção “(D)”, o termo sublinhado ocorre na oração final “o crime atinge a vítima, a comunidade e o autor do delito”. Nessa oração final, o termo sublinhado (o crime) atua claramente como sujeito de “atinge”, e não como objeto direto, como era necessário para ser resposta da questão.

PEDIDO DESTE RECURSO

Alterar a resposta preliminar como opção “(D)” para resposta definitiva como opção “(B)”, a fim de respeitar a correta e rigorosa análise da função sintática do pronome relativo “que” e do termo sublinhado.

 

RACIOCÍNIO LÓGICO

Questão 5

Gabarito da banca: B

Nosso gabarito: A
FUNDAMENTAÇÃO DE RECURSO:

Em questões de probabilidade com eventos sucessivos, os eventos podem acontecer de diversas ordens, assim, para que seja satisfeita a condição de serem escalados um sargento e um cabo, devemos considerar ordem dos acontecimentos, pois altera a maneira de se escalar os militares. A questão não ditou a ordem dos acontecimentos, logo podemos ter os eventos: “um sargento e um cabo” ou “um cabo e um sargento”.
A correta resolução da questão está mostrada abaixo:

P (um sargento e um cabo) = 1/12 x 1/20= 1/240

Ou (+)

P (um cabo e um sargento) = 1/20 x 1/12 = 1/240

Resposta: 1/120

PEDIDO DE RECURSO:

Dessa forma, o gabarito dever ser alterado, pois a resposta é para P = 2/240 = 1/120

LEGISLAÇÃO PENAL

Questão 43

Gabarito Preliminar da Banca: (D)
Nossa Resposta: (B).

Consta no gabarito preliminar a alternativa “D” como correta. No entanto, a alternativa “B” também está correta.

RECURSO SUGERIDO

Nas lições de Maria Sylvia Zanella Di Pietro (2017, p.125) , o poder disciplinar representa “ é o que cabe à Administração Pública para apurar infrações e aplicar penalidades aos servidores públicos e demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa…”.

Desse modo, a pena multa prevista no art. 87, II, Lei nº 8.666/93, tem fundamento no PODER DISCIPLINAR.

Art. 87.  Pela inexecução total ou parcial do contrato a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanções:

(…)

II – multa, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato.

PEDIDO DESTE RECURSO

Para que a legalidade seja preservada, há necessidade da Respeitável Organizadora do concurso anular a questão.

Resumo do concurso PM PA

Concurso Polícia Militar do Estado do Pará (recursos PM PA Soldado)
Banca organizadora Iades
Cargos Soldado e Oficial
Escolaridade Níveis médio e superior
Carreiras Policial
Lotação Pará
Número de vagas 2.405 vagas (2.310 para Soldado e 95 para Oficiais)
Remuneração Inicial de até R$ 4,9 mil
Inscrições de 30/11/2020 a 14/01/2021
Taxa de inscrição de R$ 76,00 a R$ 88,00
Data da prova objetiva
  • 28/02/2021 (Oficiais)
  • 07/03/2021 (Soldado – feminino)
  • 6/06/2021 (Soldado – masculino)
Link do edital

Avatar


9 de Junho de 2021