Redes sociais e estudos: como conciliar

Avatar


14 de agosto3 min. de leitura

Redes sociais e estudos: como conciliarNos dias de hoje, é quase impossível imaginar uma vida sem redes sociais. Muitos, inclusive, olham o celular logo após abrir os olhos, ao acordar; e também fazem desta sua última atividade antes de dormir.

É inegável que as redes sociais possuem inúmeros benefícios, como atualização de notícias, contato com amigos que estão distantes e informações acerca de assuntos do nosso interesse. No entanto, se não soubermos utilizar as redes sociais a nosso favor, algo que seria bom pode se tornar um verdadeiro pesadelo, controlando nossa rotina e nos fazendo “perder” várias horas diárias, em que poderíamos estar nos dedicando a outras atividades.

Essa situação é mais complexa no caso de quem se dedica aos estudos. Muitos alunos reclamam da falta de tempo para estudar, mas, se forem contabilizar as horas diárias que ficam online, de forma sincera, perceberiam que ganhariam no mínimo cerca de 1h a 2h de estudo por dia e poderiam se dedicar a uma atividade física, por exemplo.

Devido a isso, seguem algumas dicas que podem otimizar seu tempo, caro concursando. Especialmente nessa fase, devemos ter disciplina e foco para evitar que desejos temporários nos tirem do nosso alvo.

− Tenha horários estipulados para acessar as redes sociais

Justamente pelo fácil acesso às redes, uma vez que muitos lugares possuem wi-fi e muitas pessoas têm pacotes de dados em seus celulares, é difícil se conter. O celular quase sempre costuma ficar em mãos e, de minutos em minutos, a checagem de novidades se torna inevitável. Sendo assim, recomendo estipular um tempo de acesso às redes e se comprometer a cumpri-lo. Priorize o que realmente é necessário, ao invés de ficar passando pelo feed apenas para verificar informações aleatórias. Na minha época de estudos, eu estipulava cerca de 15 minutos pela manhã ao acordar, 5 minutos a 10 minutos a cada hora de estudo e cerca de 30 minutos pela noite. É possível assistir a alguns vídeos durante as atividades diárias, o que otimiza mais ainda o tempo. Muitas vezes, eu usava esse tempo para assistir a alguma videoaula de revisão ou para espairecer a mente, com vídeos de assuntos do meu interesse.

− Resista à tentação

Muitas vezes, recorremos às redes sociais pela simples ansiedade de ver o que está acontecendo na vida das pessoas ou para se manter antenado no assunto do momento. Mas, quando essa tentação aparecer para você em momento inoportuno, pense: “Em que isso vai mudar minha vida agora?”. Houve uma época em que realmente eu não conseguia me conter em relação a acessar as redes sociais, e tomei uma atitude drástica: exclui meu Facebook e meu Instagram durante alguns meses, em alguns períodos de provas com editais abertos. Fiquei apenas com Youtube e Whatsapp, de forma bem contida. Não me arrependo, pois, apesar de ter ficado “isolada” de muita coisa, era o que eu precisava no momento. Meus estudos renderam muito mais e percebi quanto tempo eu perdia nos inúmeros acessos diários.

Você precisa fazer o mesmo? Não necessariamente, mas busque maneiras de resistir às redes, se elas estiverem te prejudicando. Atualmente, existem inúmeros aplicativos que bloqueiam redes sociais e distrações em momentos que exigem concentração. Experimente!

− Filtre o que realmente importa

Como eu disse anteriormente, não necessariamente você vai precisar se isolar de tudo, mas, durante o período de estudos, busque conteúdos e páginas que possam te ajudar nessa jornada. O que não faltam são páginas motivacionais e com dicas de estudo, de materiais, esquemas e tudo que é relacionado ao mundo dos concursos. Já aconteceu de eu estar na pausa de estudos, ver algo interessante que me fazia voltar mais motivada ao estudo, ou até algo engraçado, que me tirava o sono nos momentos de cansaço. Use as redes sociais a seu favor, faça cursos como o formula negocio online e veja coisas que te acrescentem! Além disso, não se compare à vida das pessoas com postagens maravilhosas, em inúmeros eventos e viagens, enquanto você está estudando. Tenha sua própria jornada! Abrir mão de algumas coisas é temporário, mas o cargo público e os benefícios advindos dele são definitivos!

Converse com as pessoas mais próximas, informando que estará menos disponível, mas que, se for algo realmente necessário e você não puder responder no momento, podem te ligar. Até hoje eu costumo fazer logout dos aplicativos e desativar a internet para me concentrar melhor na atividade que eu esteja fazendo no momento, seja estudo, trabalho, ou uma conversa com uma amiga, visando me dedicar melhor ao que me prontifiquei a fazer. Hoje não tenho condições de deixar o celular no modo avião ou longe de mim, dentro do armário da biblioteca, como já fiz dezenas de vezes, mas me disponho a filtrar o que realmente importa no momento.

É isso! Reflita sobre como suas atitudes no presente têm colaborado para que você atinja seu objetivo! Disponha-se para o necessário em prol da sua aprovação!

Tenha disciplina e foco!

Estamos contigo nessa! A vaga é sua!

 


Stephanie Moira – Aprovada em 17 concursos públicos federais e distritais, sendo o mais recente o 1° lugar de analista judiciário – área biblioteconomia, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Atualmente, é agente de polícia da PCDF. Graduada em biblioteconomia na UnB e pós-graduada em marketing. Possui vasta experiência em concursos públicos, com aprovações em 1° lugar no Ministério das Cidades, 1° lugar na FUB, 2° lugar em oficial de carreira da FAB, 2° lugar na CAESB, 3° lugar no TJDFT, 3° no CHO/CBMDF, 7° lugar no TCDF, entre outros, grande parte em sua área de formação. Com seus métodos de estudos e técnicas de como fazer provas de concurso público, conseguiu ser aprovada especialmente em tribunais e na administração direta, inclusive na área de segurança pública, como PMDF e PCDF.


 

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

 

Avatar


14 de agosto3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

estudos