Reforma Administrativa: Tudo que você precisa saber!

Reforma Administrativa tem causado muitas dúvidas. Acabe com elas de vez.

Avatar


09 de outubro1 min. de leitura

A Reforma Administrativa ainda é só uma Proposta de Emenda Constitucional – PEC e já está causando várias dúvidas. O que é? O que muda? Quais serão os impactos? Pode ficar tranquilo, todas essas questões serão respondidas.

A PEC da Reforma Administrativa prevê diversas mudanças. A criação de novos tipos de vínculos e alteração no estágio probatório são algumas delas. Confira os principais pontos do texto e o quais são as mudanças propostas. Para quem já é funcionário público estável os impactos serão diferentes dos que surgirão para os  novos servidores.

Pontos sensíveis da Reforma Administrativa

Um dos principais benefícios da carreira pública é a estabilidade, esse é um ponto discutido que está gerando preocupação. Saiba o que pode acontecer clicando aqui. As Carreiras Típicas do Estado não seriam abarcadas pela mudança, mas não está claro quais seriam essas carreiras, para entender isso melhor acesse o link.

Outro tópico debatido é a proposta de criação de uma nova modalidade de desligamento de servidores, denominada Avaliação de Desempenho. Essa avaliação já existe, o que o texto da emenda propõem é a regulamentação do desligamento do funcionário público por conta do mau desempenho. Saiba mais aqui.

Esses materiais detalham as principais inquietações causadas pela notícia de uma reforma administrativa, mas caso você deseje ir direto ao ponto, o professor Gustavo Scatolino gravou um vídeo sintético, com o que você realmente precisa saber. Confira:

Avatar


09 de outubro1 min. de leitura