Regra 80/20: como aplicar nos estudos para concurso?

De acordo com a Regra 80/20, 80% dos resultados dependem de 20% das ações. Saiba como esse princípio pode otimizar os seus estudos para concursos públicos e como aplicá-lo na prática!

Avatar


17 de Fevereiro de 2023

Quando falamos de estudos para concursos públicos, não há dúvidas de que saber priorizar é uma habilidade essencial para quem busca ser aprovado mais rapidamente. A Regra 80/20, também conhecida como Princípio de Pareto, se concentra justamente nisso: como priorizar as atividades e realizá-las de forma a obter os melhores resultados em menos tempo?

Ao longo do conteúdo, ajudaremos você a responder essa pergunta, aprofundaremos seus conhecimentos sobre a Regra 80/20 e também apresentaremos propostas de como esse princípio pode fazer parte da sua rotina de estudos para concursos públicos. Confira!

Ser aprovado é questão de treino

O que é a Regra 80/20 e de onde ela surgiu?

Apesar de serem muito aplicados atualmente, os conceitos da Regra 80/20 surgiram há bastante tempo atrás, no século XIX. Na época, o economista italiano Vilfredo Pareto percebeu que 80% das terras, ou seja, da riqueza do país, pertenciam a apenas 20% da população. O Princípio de Pareto também surgiria, curiosamente da observação do seu jardim! Pois é! Acontece que Vilfredo também percebeu que 80% dos frutos eram produzidos por apenas 20% das plantas.

No entanto, o que conhecemos hoje como Princípio de Pareto ou Regra 80/20 só seria visto como uma tática organizacional mais tarde, quando o consultor de negócios Joseph M. Juran formalizou o conceito, nomeando-o em homenagem a Vilfredo Pareto!

A partir de então, a Regra 80/20 passou a ser aplicada nos mais variados contextos, inclusive nos estudos para otimizar resultados nos estudos para concursos públicos!

Como funciona a Regra 80/20 na prática?

Uma das coisas mais importantes na hora de pensar na aplicação da Regra 80/20 é vê-la como uma fórmula que se baseia essencialmente no processo de priorizaçãoA priorização significa organizar as atividades de acordo com a sua relevância, mas não significa deixar de fazer as menos importantes. 

Na prática, a regra 80/20 propõe reflexões que auxiliam você na organização das tarefas que precisa concluir. Em outras palavras, significa avaliar a quantidade de esforço x resultados e escolher fazer primeiro aquilo que retornar mais resultados com menor esforço. Com isso, você é capaz de fazer bem mais com o seu tempo. Afinal, utiliza a sua energia de maneira inteligente e não sai no prejuízo.

Regra 80/20 x Produtividade

Vamos supor que você tenha 4 matérias para estudar em dia. Se você tem muita dificuldade ou não gosta de Raciocínio Lógico, essa matéria não é tão prevalente no seu edital, mas você a coloca como a primeira disciplina do dia todas as vezes, pode ser que você se sinta mais cansado e desmotivado para realizar o estudo das outras matérias mais relevantes para a sua aprovação. Com o tempo, isso impacta a sua produtividade e os seus resultados.

Nesse contexto, a Regra 80/20 não dirá para você deixar completamente de lado os seus estudos de Raciocínio Lógico, longe disso! Porém, como se trata de uma matéria de menor relevância para o edital e requer muito esforço de você, não é uma boa ideia priorizá-la todos os dias.

Ao invés disso, você poderá repensar essa organização para incluí-la como segunda ou terceira matéria do dia. Assim, você garante mais resultados na primeira matéria sem se cansar muito, pega o embalo para estudar Raciocínio Lógico e acaba produzindo mais ao longo do dia. Deu para perceber?

Como aplicar a Regra 80/20 nos estudos para concurso?

A regra 80/20 infere que ao investir o seu 100% nos 20% de conteúdos mais relevantes para o edital, boa parte da sua pontuação já estará garantida. O restante de tempo deverá ser dedicado a tratar das suas dificuldades  e na tentativa de efetivamente zerar o conteúdo programático.

Exatamente por se concentrar no aproveitamento máximo do tempo, a Regra 80/20 é uma grande aliada dos concurseiros no período pós-edital: afinal, é preciso dominar muito conteúdo em pouco tempo.

Já contamos para você uma maneira de aplicar a Regra 80/20 nos estudos para concurso com o exemplo do tópico anterior: ao avaliar as disciplinas a serem estudadas no seu dia a partir do esforço x resultado, você pode propor outra ordem que vise mais resultados!

Confira abaixo o detalhamento das demais formas de aplicar a Regra 80/20 nos estudos para concurso!

Aplicando a Regra 80/20 no estudo geral

De modo geral, bons planos de estudos já aplicam princípios da Regra 80/20. Afinal, baseiam a constância das rotinas nos assuntos mais relevantes para a aprovação, de acordo com o edital e seleções passadas. Na prática, isso quer dedicar bem mais tempo àqueles conteúdos mais relevantes.

Exatamente por isso, muitos concurseiros dedicam-se aos conhecimentos básicos antes da publicação do edital e depois mudam o foco para os conhecimentos específicos, mergulhando neles e concentrando-se em rotinas de revisão para os demais conteúdos já estudados. É claro que nem sempre dá para fazer isso: para muita gente, os estudos começam, de fato, apenas após a publicação do  edital.

A regra 80/20, então poderá ser aplicada na hora de estruturar o seu plano de estudos! E, quanto mais perto você se aproximar da prova, mais útil se tornará o Princípio de Pareto. Dessa forma, você pode utilizá-lo para fazer adequações nos seus planos!

Veja aqui como formular um cronograma de estudos baseado em priorizações! 

Aplicando a Regra 80/20 por matéria

A Regra 80/20 também pode ser aplicada em cada conteúdo estudado. Ao utilizar o Princípio de Pareto tanto no contexto geral quanto específico, você potencializa ainda mais os efeitos positivos para a sua produtividade. Afinal, cada matéria é composta por uma série de assuntos, mas nem todos eles possuem a mesma relevância para o seu edital.

O primeiro passo para aplicar a Regra 80/20 está em descobrir quais são os assuntos mais relevantes. Isso pode ser feito a partir da análise de provas passadas e resolução de questões, além de levar em consideração o perfil da banca e as tendências da carreira.

Com os resultados, o próximo passo é se concentrar ao máximo especialmente nesses 20% que comporão sua base de conhecimentos mais relevantes para a aprovação. No entanto, vale lembrar que a mentalidade não deve ser deixar assuntos de lado e sim priorizar. Assim, com o restante do tempo, você poderá se dedicar aos demais assuntos.

Regra 80/20: estude com os materiais do Gran!

Aqui no Gran você pode conferir materiais formulados de acordo com a Regra 80/20! Intitulado de Projeto 80/20, são videoaulas e PDFs formulados com foco essencialmente nos pontos mais importantes de cada disciplina.

No canal de Youtube do Gran, você pode conferir aplicações da Regra 80/20 em videoaulas específicas e gratuitas para diferentes projetos. Veja abaixo, por exemplo, uma aula do Projeto 80/20 para o Concurso Receita Federal:

Para garantir materiais formulados com esse princípio em todas as matérias previstas em edital (em videoaulas e PDFs), procure pelos cursos preparatórios específicos que apresentem o Projeto 80/20 como parte do pacote! Assim, você otimiza o seu tempo e garante a melhor preparação para o concurso público dos seus sonhos!

Veja os cursos que trazem materiais no modelo 80/20! 

Assinatura Ilimitada 8.0: garanta acesso a tudo que o Gran tem para oferecer!

Se você está em busca da preparação para concursos públicos e exames, então a Assinatura Ilimitada 8.0 é a melhor opção para você! Afinal, com um único investimento, você garante acesso a todos os materiais, cursos e recursos da plataforma.

Veja abaixo tudo que você pode conferir ao garantir a sua Assinatura Ilimitada 8.0:

  • 10 inovações tecnológicas: Programa de Estudos 3.0, Recomendação de cursos 2.0, Legislação em Destaque, Dashboard de performance, Dá pra Conciliar 2.0, PDF turbinado, App Mobile 5.0, Acessibilidade, Termômetro de Relevância e Gran Bem Estar.
  • Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
  • Acesso a mais de 31 mil cursos;
  • Guias da aprovação e mapas mentais;
  • Acelerador de videoaulas;
  • Resumo das videoaulas em PDF;
  • Visualizações ilimitadas das videoaulas;
  • Mais de 2 milhões de questões;
  • Garantia de atualização pós-edital;
  • Método de ensino aliado à tecnologia;
  • Fórum de dúvidas;
  • Mais de 28.000 audiolivros;
  • Todas as carreiras de concursos, OAB e CFC.

Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada 8.0!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


17 de Fevereiro de 2023