Repositório de pesquisa: tudo o que você precisa saber!

Quando uma pesquisa, artigo científico ou TCC fica pronto, geralmente ele é guardado em um repositório de pesquisa. Mas o que isso significa? Vamos entender!

Avatar


28 de Dezembro de 2022

Com certeza você já visitou uma biblioteca e se perguntou como tantos livros foram parar ali. Em geral, eles foram doados ou adquiridos de acordo com o foco da entidade. Da mesma forma que uma biblioteca, os repositórios de pesquisa funcionam como um acervo específico de trabalhos científicos produzidos pela instituição. Vamos entender melhor?
Navegue pelo índice abaixo:

REINVENÇÃO 2023. BEM-VINDO À ERA DA INDIVIDUALIZAÇÃO DO ENSINO

Em comemoração aos 10 anos do Gran, traremos 10 novidades tecnológicas, pedagógicas e de inteligência artificial. Aproveite o MAIOR DESCONTO DA HISTÓRIA.

Vem aí a Assinatura Ilimitada 8.0, com ferramentas inacreditáveis que vão acelerar a SUA aprovação, seja qual for o seu nível de conhecimento. Faça parte do maior movimento de aprovação do Brasil!

No dia 2 de janeiro, às 10h10 da manhã, lançaremos 10 grandes novidades que, além de revolucionar o mercado de concursos, trarão mais facilidade, comodidade e individualidade para você conquistar o seu cargo público muito mais rápido!

Garanta seu lugar na live que anunciará novidades que vão mudar o mundo dos concursos! Basta preencher o formulário abaixo ou clicar neste link.


Por que os repositórios de pesquisa são importantes?

Geralmente, os repositórios de pesquisa estão situados dentro de instituições de ensino superior, como faculdades e universidades. No geral, são registrados nos repositórios os trabalhos acadêmicos produzidos por pessoas vinculadas à instituição e que produziram algum tipo de pesquisa ali dentro, como estudantes, pesquisadores e colaboradores.

Esse tipo de depósito dos trabalhos científicos costuma ser automático e obrigatório, pois são mecanismos de preservação do conhecimento científico produzido pela entidade e pelo país.

Assim, os repositórios são importantes por uma série de fatores, entre eles:

Divulgação e comunicação científica

Através dos repositórios de pesquisa temos registrados diversos formatos de trabalhos científicos: artigos, podcasts, livros, documentos digitalizados e mais uma infinidade de conteúdos.

Dessa forma, os repositórios são realmente como bibliotecas nos quais é possível pesquisar diversos temas, em diversos formatos e de diferentes áreas do conhecimento. É possível, por exemplo, pesquisar o que uma universidade no Mato Grosso tem produzido sobre plantas medicinais. Basta buscar pelo repositório de pesquisa da instituição e pesquisar.

Memória

Além disso, os repositórios de pesquisa são importantes ferramentas de memória. Uma vez que o trabalho está disponível e registrado na base de dados de uma instituição, fica marcado ali quem foram as pessoas que frequentaram a instituição e contribuíram com determinado assunto. É possível mapear também os temas pesquisados e fica mais fácil até registrar o pioneirismo sobre alguma área de conhecimento.

Contribuição em outras pesquisas

Os repositórios de pesquisa também são base de dados que podem ser consultados por diversas pessoas e, dessa forma, fornecerem informações que contribuam para outros estudos. Ou seja, são relevantes para o avanço tecnológico e científico do país, atuando como uma espécie de ponte entre saberes.

Volte ao topo

Quais são os principais repositórios de pesquisa?

No Brasil, existem diversos repositórios de pesquisa, alguns mais relevantes:

Periódicos CAPES

Criada nos anos 2000, o repositório de pesquisa da CAPES foi um dos primeiros acervos virtuais relacionados à ciência no país. O portal possui mais de 49 mil edições de revistas científicas completas e quase 500 bases de dados de diferentes áreas do conhecimento e de diferentes formatos como referências, patentes, estatísticas, audiovisual, teses, livros e muito mais.

O objetivo geral do portal é diminuir as desigualdades do país no que diz respeito ao acesso à informação e ao conhecimento científico.

SCIELO

Biblioteca Eletrônica Científica Online (do inglês: Scientific Electronic Library Online – SciELO) é um repositório de pesquisa brasileiro renomado internacionalmente. Seu objetivo é contribuir, através de uma metodologia comum de preparação e armazenamento, com a promoção e avaliação de produção científica nacional no meio digital.

Fundado em 2002, ele reúne trabalhos de diversos países do mundo e tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O repositório foi desenvolvido a partir de um projeto de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP), em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme).

Faculdades e Universidades

Toda universidade costuma ter o seu próprio repositório de pesquisa, usualmente associado à biblioteca da instituição. É lá que ficam armazenados os artigos científicos, teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso (TCCs) e demais produções científicas e acadêmicas ali produzidos.

Órgãos Públicos

Além das instituições educacionais, os órgãos públicos também costumam ter um repositório de pesquisa. É o caso da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e da Controladoria Geral da União (CGU), por exemplo. Essas e outras entidades, além de exercerem suas atividades no tocante à governança pública, também funcionam como locais formativos e centros de pesquisa, logo possuem um repositório para registro e compartilhamento das produções científicas desenvolvidas.

Conheça os cursos de pós-graduação do Gran

Se você curtiu esse assunto, provavelmente vai curtir uma das nossas pós-graduações na área de dados, informação e gestão:

Você pode optar por uma das duas modalidades disponíveis: a pós-intensiva, onde você se aperfeiçoa academicamente e profissionalmente; e a pós 2 em 1, que visa conciliar estudos preparatórios para concursos e planos de carreira.

Além disso, aqui no Gran você conta com uma série de benefícios:

  • Professores experientes e capacitados no modelo EAD de ensino;
  • Conclusão rápida e flexível, com um mínimo de 6 e máximo de 18 meses;
  • Acesso imediato e 100% online;
  • Aulas síncronas e assíncronas;
  • TCC opcional e sem custo extra;
  • Reconhecida com nota máxima pelo MEC e válida em todo território brasileiro, com certificações emitidas em parceria com a Instituição de Ensino UniBagozzi;
  • Facilmente conciliáveis, podendo te ajudar na conquista do cargo público com seus cursos da modalidade pós-preparatória 2 em 1;
  • Possibilidade de realizar o parcelamento de maneira recorrente, portanto, sem comprometer o limite do seu cartão de crédito.

O que você está esperando para se tornar nosso aluno e aproveitar todos esses benefícios?

Matricule-se agora mesmo em um de nossos cursos!


Quer ficar por dentro da Pós-Graduação mais inovadora do Brasil?

Clique nos links abaixo:

PÓS INTENSIVA

PÓS 2 EM 1

SAIBA TUDO SOBRE O GRAN PÓS-GRADUAÇÃO

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre pós-graduação!

Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

 

Avatar


28 de Dezembro de 2022